sábado, 8 de março de 2014

TV é o meio de comunicação preferido dos brasileiros, revela pesquisa

A televisão é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%). Os dados fazem parte  da Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Aracaju inicia vacinação contra o HPV nesta segunda-feira

Meninas entre 11 e 13 anos de idade já podem se prevenir do Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha de vacinação será aberta na capital sergipana a partir desta segunda-feira, dia 10 de março e prossegue até o dia 10 de abril.

CONVITE: Jackson participa de Mutirão de Ações Integradas no Santa Maria

Hoje, no bairro Santa Maria, o governador do Estado, Jackson Barreto, participa do Mutirão de Ações Integradas de Sergipe (Mais), que levará à população da comunidade atendimento médico, serviços bancários, orientação psicológica e jurídica, além de atividades e oficinas recreativas. Evento acontece no Colégio Vitória de Santa Maria, das 8 às 17 horas. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

CTB/SE : Maior participação da mulher na política

As mulheres são maioria no Estado – mais de 1,1 milhão ou 52,17% da população. Em Aracaju, elas também estão em vantagem - há 305 mil mulheres e 265 mil homens, de acordo com dados do IBGE. Mas, apesar de constituir a maior parcela dos residentes, elas são minoria na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores da capital.

Rosário do Catete contará com três novos médicos cubanos no PSF.

Em Sergipe, os profissionais do Programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal, começaram a atuar em setembro do ano passado. Na última quarta feira, 05, mais vinte quatro médicos cubanos chegaram a solo sergipano e se juntarão aos 78 médicos do programa. Após o período de capacitação, o grupo se dividirá entre os em 14 municípios, são eles: Capela, Rosário do Catete, Carira, Tobias Barreto, São Domingos, Tomar do Geru, Simão Dias, Cedro de São João, Propriá, Neópolis, Salgado, Santana do São Francisco, São Francisco e Umbaúba.

Emília Correa diz que cobrança do estacionamento nos shoppings fere o CDC

A defensora pública e vereadora pelo partido Democratas, Emília Correa, disse que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não está sendo cumprido na sua integralidade quanto à cobrança da taxa de estacionamento nos shoppings da Capital.

Final de semana com chuvas localizadas do litoral ao sertão

Nesse final de semana após o Carnaval os sergipanos podem esperar por chuvas localizadas de intensidade leve no decorrer do dia e da noite em todas as regiões do Estado. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).  

Laércio Oliveira fala sobre Fator Previdenciário e redução da maioridade penal

O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade) esteve na manhã desta sexta-feira, 7, no estúdio da Rádio Liberdade FM, onde concedeu entrevista ao radialista Evenilson Santana. Entre os temas debatidos, o fim do fator previdenciário, emendas parlamentares para os municípios sergipanos, a redução da maioridade penal e a prisão para motorista bêbado que mata no trânsito.

TCE fará inspeções em municípios que gastaram com festas de Carnaval

Ainda neste mês de março, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) fará inspeções, in loco, nos municípios sergipanos que destinaram recursos públicos à realização de festas de Carnaval, mesmo em estado de emergência devido à seca ou em atraso com salários de servidores.

Vereador sugere criação de parque em invasão que foi desocupada

O vereador Max Prejuízo (PSB) destacou ontem que após 13 anos de luta e sofrimento, na semana passada os moradores da invasão Recanto dos Manguezais retiraram seus pertences e desocuparam ao local, após a liberação do auxílio moradia pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no último dia 17/2, que atendeu uma indicação do parlamentar. Agora o parlamentar protocolou na Câmara uma indicação visando transformar a área no Parque Poxim, que seria um projeto de preservação ambiental da Prefeitura.

Iran Barbosa quer políticas de prevenção à violência contra a mulher em Aracaju

Na última sessão da Câmara Municipal de Aracaju que antecede o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na última quinta-feira, 6, o vereador Iran Barbosa, do PT, resgatou na tribuna ações do seu mandato relativas à data. O parlamentar lembrou que, no ano passado, destacou dados importantes que apontavam para os alarmantes índices de violência contra as mulheres, realizou debate na casa legislativa relativo ao tema e apresentou proposituras importantes, com vistas a ajudar no combate à violência doméstica que atinge as mulheres.

quinta-feira, 6 de março de 2014

“Tenho sido tratada com o maior desrespeito”, diz Eliane Aquino

Por Max Augusto
Em entrevista coletiva concedida na manhã de ontem, a ex-primeira-dama Eliane Aquino confirmou que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e disse que vem sendo tratada com desrespeito por alguns setores da sigla. “Não sou farsante, peço que me respeitem. De uma hora para outra, deixei de ser militante do partido e virei militante social. Desde os meus 14 anos milito e estou neste partido, sempre estive e vou continuar”, afirmou a esposa do falecido governador Marcelo Déda (PT).

Médicos cubanos desembarcam em Aracaju

Vinte e quatro médicos cubanos desembarcaram no Aeroporto de Aracaju nesta quarta-feira de Cinzas. O grupo seguirá para 14 municípios onde irá trabalhar logo após o momento de acolhimento e capacitação e vai se somar aos outros 78 médicos do Programa Mais Médicos que já atuam no Estado. Um outro médico deverá desembarcar em Aracaju nos próximos dias.

Emmanuel parabeniza Igreja Católica pela Campanha da Fraternidade

Na manhã desta quinta-feira, 6/3, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para parabenizar a igreja católica, em nome do bispo sergipano Dom José Palmeira Lessa e do arcebispo Dom Henrique Soares, pela campanha da fraternidade desse ano que tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Hemocentro de Sergipe reforça necessidade de doação de plaquetas

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) agradece o gesto solidário dos doadores que colaboraram com a doação de sangue durante o Carnaval e convida a população para contribuir com a manutenção do estoque de plaquetas. A solicitação visa atender às cirurgias eletivas e os pacientes internados na rede hospitalar, em especial, aqueles que precisam de plaqueta - hemocomponente do sangue que tem duração de apenas cinco dias.

Concurso da Caixa registra 1,9 milhão de inscrições

O concurso da Caixa Econômica Federal para 9 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior registrou 1.921.723 inscrições. São 1.887.376 candidatos para o cargo de técnico bancário novo (nível médio) e 34.347 para os cargos de nível superior. As informações são da assessoria de imprensa do órgão.

Morre ex-presidente nacional do PSDB deputado Sérgio Guerra

O deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE) morreu hoje (6) em São Paulo, onde estava internado no Hospital Sírio-Libanês. Ele morreu vítima de pneumonia decorrente de complicações de um câncer de pulmão. Aos 66 anos, ele deixa quatro filhos. O velório e o enterro ocorrerão no Recife.

Anistia Internacional: 150 milhões de meninas sofreram agressão sexual

A saúde e a vida de milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo ameaçadas por falhas de governos para garantir os direitos sexuais e reprodutivos da população, mostra a Anistia Internacional, que lançou uma campanha global sobre o assunto. “É inacreditável que no século 21 alguns países ainda tolerem casamento infantil e o estupro marital, enquanto outros proíbem aborto, sexo fora do casamento e a união entre pessoas do mesmo sexo, que são até puníveis com pena de morte”, disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional.

Propostas de eleições unificadas podem levar a debate sobre fim da reeleição

O tema do fim da reeleição para chefes do Poder Executivo poderá reaparecer em outro debate da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sobre a unificação das eleições brasileiras. O estabelecimento de um calendário eleitoral único é proposto na PEC 32/2011, de senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), e na PEC 71/2012, de Romero Jucá (PMDB-RR).