sexta-feira, 11 de abril de 2014

Valadares Filho defende adoção de medidas para combater a inflação


O deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, alertou, em pronunciamento feito ontem,  para o cuidado que se deve ter em relação aos números da inflação, divulgados recentemente. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da segunda quinzena de março foi de 0,92%, o da primeira quinzena tinha sido de 0,73%. O valor de março do IPCA, levou o acumulado nos últimos doze meses a 6,15%. Número bem superior a meta inflacionária anual que é de 4,5%, com intervalo de tolerância de menos dois pontos percentuais e de mais dois pontos percentuais. 

Segundo o parlamentar, esse número ameaça não apenas a estabilidade econômica, mas também e, principalmente, a social. “Não existe harmonia possível com o clima de terror que a corrosão do dinheiro faz”. 

O deputado defendeu a necessidade de se adotar medidas urgentes para retomar o controle desse processo de crescimento da inflação. “Todos sabemos o quanto é imperativo preservar a renda da classe trabalhadora”, destacou.

O Banco Central já reagiu, com mais uma elevação da Taxa Selic. Entretanto, Valadares Filho chama a atenção para a adoção dessa medida. “Esse remédio dos juros pode vir a ser amargo para outros setores da economia, pois a produção precisa de crédito acessível e barato para gerar o verdadeiro motor do desenvolvimento do País”, disse.

Valadares Filho disse ainda que “esses números devem servir de alerta, para que o País reaja enquanto é tempo. O que conquistamos arduamente nos últimos vinte anos não pode ser desprezado”, finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário