terça-feira, 1 de abril de 2014

Hospital de Estância realiza primeiras cirurgias oncológicas de cabeça e pescoço

O Hospital Regional Dr Jessé de Andrade Fontes, em Estância, realizou as primeiras cirurgias oncológicas de cabeça e pescoço na unidade. Os casos, que passaram pelo procedimento no último dia 26 de março, eram de pacientes que estavam na fila de espera do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). 


Nas primeiras cirurgias, foram operados um caso de câncer na tireóide e um distúrbio nos gânglios linfáticos. "O hospital está apto a receber casos de pequeno e médio portes de pacientes com risco cirúrgico baixo e que tenham alta médica prevista para o dia seguinte", explicou o diretor operacional da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), Wagner Andrade.

Em dois meses, o Hospital de Estância já operou sete casos oncológicos, sendo cinco na área de urologia. "Isso é um passo importante na reforma sanitária. O que estamos fazendo é descentralizando o atendimento. O que ficava restrito ao Huse, agora pode ser realizado em outras unidades da rede", reforçou Wagner Andrade.

Os pacientes obedecem, além do critério de tempo de espera na fila, também aos aspectos de adaptação àquilo que a unidade de Estância pode oferecer. A intenção é que este tipo de cirurgia aconteça uma vez por semana.

"A equipe médica pretende realizar mais cirurgias por dia. Durante os agendamentos, serão feitos o cálculo do tempo que a cirurgia leva, associado ao tempo de troca e limpeza da sala e ao material e pessoal oferecidos. Cirurgias mais simples permitirão operar um maior número de pacientes", explicou Patrícia Falcão, superintendente de Hospital Regional de Estância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário