segunda-feira, 7 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra HPV encerra esta semana


O prazo para a vacinação contra o vírus HPV termina no próximo dia 10 de abril. As meninas de 11 a 13 anos que ainda não se vacinaram devem procurar a Unidade de Saúde do município onde mora. A campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” foi deflagrada pelo Ministério da Saúde em todo país no dia 10 de março.

Há menos de uma semana para o término da campanha de vacinação contra o vírus HPV, 
foram vacinadas 43.600 garotas, o que representa 69% da cobertura vacinal. Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Sândala Teles, 31 municípios já atingiram a meta, imunizando acima de 80% das garotas.

Os municípios que atingiram a cobertura vacinal: Laranjeiras, Itaporanga, Santa Rosa de Lima, Lagarto, Salgado, Simão Dias, Canhoba, Telha, Propriá, Muribeca, Pacatuba, São Francisco, Amparo do São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Arauá, Umbaúba, Indiaroba, Itabaianinha, Pinhão, Frei Paulo, Pedra Mole, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Cumbe, Carmópolis, Japaratuba, Rosário do Catete, Itabi, Gararu, Poço Redondo, Canindé do São Francisco.

Em Aracaju, até a manhã desta segunda-feira, 07, 6.300 meninas haviam sido imunizadas, o que representa um percentual de 44%. “Quem ainda não se vacinou, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima”, adverte a gerente.

A vacina que está sendo aplicada oferece proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do vírus causador do HPV. Desses, os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

A eficácia da vacina distribuída pelo Ministério da Saúde nesta campanha é eficaz na proteção de mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário