quinta-feira, 6 de março de 2014

Hemocentro de Sergipe reforça necessidade de doação de plaquetas

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) agradece o gesto solidário dos doadores que colaboraram com a doação de sangue durante o Carnaval e convida a população para contribuir com a manutenção do estoque de plaquetas. A solicitação visa atender às cirurgias eletivas e os pacientes internados na rede hospitalar, em especial, aqueles que precisam de plaqueta - hemocomponente do sangue que tem duração de apenas cinco dias.

"Nesse momento, estamos mobilizando os doadores de plaquetas cadastrados no Hemose para renovar a doação e ajudar na manutenção do estoque e, assim, atender tranquilamente os pacientes que aguardam esse importante hemocomponente", informou a assessora técnica da Coleta, enfermeira Florita Aquino.
Conforme a profissional, a plaqueta é uma parte do sangue responsável pela coagulação.
"Cada hemocomponente tem uma finalidade específica. No caso das plaquetas é utilizado em pacientes politraumatizados, transplantados, em tratamentos oncológicos e nas UTIs dos hospitais. Por isso que é importante a adesão do doador", pontuou ela.
Ela explicou também que a coleta de sangue padrão dura em média quinze minutos, enquanto a coleta de plaquetas, separadamente, feita através da máquina de aférese dura cerca de uma hora e trinta minutos. O doador é conectado à máquina, através de punção venosa, ou seja, uma veia do doador é selecionada, uma agulha alcança essa veia e, por meio de um cateter, o material coletado é levado à máquina.
Através da centrifugação, a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O sangue mantém contato apenas com um material descartável e estéril que se chama kit.
Para finalizar, a enfermeira destacou que a necessidade por doações diárias deve-se ao período de validade de cada um dos hemocomponentes produzidos a partir do sangue. "No caso das plaquetas, responsável pela coagulação, após ser processado, o produto só pode ser transfundido no pacientes em até cinco dias. Os demais componentes, como as hemácias, têm a validade de 23 a 45 dias.Já o plasma congelado pode variar de um a dois anos", detalhou Florita.
Serviço
As pessoas interessadas em conhecer mais sobre a doação de plaquetas e contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259- 3174. A coleta de sangue do Hemocentro de Sergipe funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário