terça-feira, 25 de março de 2014

Hemocentro convida doadores do sangue O e A positivo e negativo para colaborar com serviço

A demanda pelo sangue tipo O e A, positivo e negativo tem aumentado nestas últimas semanas de março. Para regularizar os estoques e manter o atendimento da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida doadores voluntários para colaborar o serviço.


De acordo com um levantamento do setor de Coleta, nestes primeiros vinte dias do mês, a unidade contabilizou 1.201 doações de sangue. Enquanto no mesmo período em fevereiro, foram efetivadas 1.418 coletas. Apesar das campanhas, o comparecimento de doadores de sangue ainda não atingiu a meta de 120 doações por dia.

A gerente de Produção responsável pelo setor de distribuição de sangue e hemocomponentes da unidade de hemoterapia, Juliana Alves Gomes de Santana lembra que a necessidade de doações de sangue é diária, em função do período de validade dos hemocomponentes produzidos a partir do sangue, a exemplo das plaquetas que duram apenas 5 (cinco) dias. “As plaquetas são essenciais em tratamentos oncológicos e em pacientes que foram submetidos a transplante de órgãos”, informa.

Juliana Alves explica ainda que o setor distribui uma média diária de 80 bolsas que são utilizadas em procedimentos transfusionais, no ambulatório do Hemose, além dos hospitais e maternidades do Estado. “O Hemose fornece sangue para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde do Hospital de Urgência de Sergipe e também, para outras cidades sergipanas que, diariamente, vêm até Aracaju para buscar sangue”, conclui.

Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros. No dia da doação é necessário estar bem alimentado, ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação.

Serviço

A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados de 8h às 12h. As pessoas interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário