terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Iran Barbosa defende a valorização de cordelistas e repentistas

Dando continuidade à interlocução iniciada no ano passado com os cordelistas e repentistas de Sergipe, o vereador Iran Barbosa, do PT, esteve reunido, com uma comissão de representantes de ambas as categorias.

O encontro ocorreu no Espaço Cultural Pedro Amaro do Nascimento, conhecido como “Casa do Cordel”. A reunião foi coordenada pela professora e cordelista Izabel Nascimento e abordou diversas pautas de interesse da cultura sergipana.
Entre as questões pontuadas pela comissão destaca-se a necessidade da retomada do espaço que os cordelistas tinham para expor os seus cordeis, durante o mês de junho, na antiga Vila do Forró, hoje Arraial do Povo, montado no período junino, na Orla da Atalaia.
Segundo relatam os cordelistas, a categoria já teve um amplo espaço assegurado durante o evento e este espaço foi sendo reduzido até não mais existir. “Ficamos sem o espaço, que era interessante, porque os poetas cordelistas podiam expor seus trabalhos para os turistas, que viam naquela atividade uma atração, compravam muitos cordeis, e nós ajudávamos a divulgar a cultura e o Estado de Sergipe”, aponta a cordelista Izabel.
Iran vai encaminhar as pautas dos poetas cordelistas na CMAIran vai encaminhar as pautas dos poetas cordelistas na CMAO vereador Iran Barbosa comprometeu-se em tentar uma interlocução junto ao governador Jackson Barreto para reforçar a necessidade de que, já este ano, os cordelistas possam retomar o seu espaço de exposição no Arraial do Povo. Sugeriu, ainda, que a Casa do Cordel possa encaminhar ofícios às secretarias que têm relação com o tema, com as quais o Vereador irá dialogar para assegurar o atendimento desta importante demanda.
“É importante garantir esse espaço, que ajuda na divulgação dos trabalhos dos nossos cordelistas e também difunde, para o Brasil, a literatura de cordel como um valor cultural dos sergipanos”, ressalta o petista.
Projetos de Lei
Outro ponto importante do diálogo com os cordelistas foi a discussão de Projetos de Lei, a serem apresentados na Câmara Municipal de Aracaju, pelo vereador Iran Barbosa, dispondo sobre temas discutidos e deliberados em assembleia dos cordelistas e repentistas.
“Já estamos providenciando o protocolo desses Projetos de Lei no Setor Legislativo da Câmara Municipal e destaco que a forma mais legítima na produção de leis ocorre quando ela surge das demandas, dos debates e das decisões populares. Nestes momentos é que toma sentido o meu compromisso com a construção de um mandato democrático e popular. Eu sou um representante do povo, mas quem tem a titularidade do Poder que eu exerço é o próprio povo, por isso os projetos precisam ser discutidos com a população”, concluiu o parlamentar municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário