sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Missão no Espírito Santo: membros da Força Nacional retornam a Sergipe

Três dos quatro profissionais da Força Nacional do SUS (FNSUS), que embarcaram na semana passada para o Espírito Santo em missão humanitária, já retornaram a Sergipe. Eles desembarcaram em Aracaju após passarem o Reveillon fazendo o resgate aeromédico de pessoas que sofreram com as fortes chuvas no Estado e estavam em comunidades isoladas.


Apenas a técnica em enfermagem Genailda Maria da Silva deve chegar nesta sexta-feira, 3. Ela permaneceu no local auxiliando os trabalhos dos demais membros do FNSUS que atuam no gabinete de crise.



Para Conceição Mendonça, membro da coordenação Nacional da FNSUS, a missão foi executada com êxito. ?Eles chegaram no momento agudo do evento. A presença dos profissionais sergipanos foi muito importante. Eles fizeram a remoção aérea dos pacientes crônicos que estavam em áreas isoladas pelas chuvas e contribuíram na busca ativa de doentes renais, em quimioterapia, idosos e portadores de deficiência física?, disse.


Conceição Mendonça destacou ainda que, em média, eram feitas de duas a três remoções por dia, utilizando os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e explicou que ?o retorno antes do tempo previsto à Sergipe ocorreu devido à melhoria das vias de acesso terrestre no Estado do Espírito Santo?.



O embarque da equipe sergipana ao Espírito Santo aconteceu às 6h50 do último dia 27 de dezembro. Seguiram em missão a médica Ione Correia de Araújo, o enfermeiro Leonardo Tavares e os dois técnicos de enfermagem Genailda Maria da Silva e Carlos Eduardo de Almeida. A missão é voluntária e todos são profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário