segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Jackson anuncia chegada de refinaria, usina termoelétrica e empresa de call center

De modo a viabilizar a construção de uma refinaria de pequeno porte no município de Carmópolis, o governador Jackson Barreto assinará um protocolo de intenções com a empresa Costa Global às 10h da próxima segunda-feira, 13, no Palácio dos Despachos.

Orçada em R$ 120 milhões, a refinaria será erguida pela Costa Global, que tem como presidente o ex-diretor de Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Com capacidade de processamento diário de 10 mil barris de petróleo, a unidade vai produzir gasolina a diesel. A reeita operacional prevista é de R$ 480 milhões.
A instalação causará um grande impacto na economia sergipana e representa o esforço do estado para completar e adensar sua principal cadeia produtiva, a de petróleo e gás.
Em termos de criação de empregos, a construção desta primeira unidade modular deverá empregar 200 trabalhadores. Na fase de operação serão 50 empregos diretos e 200 indiretos. O prazo de implantação do modulo inicial é de 18 meses, a partir do início da construção.
A refinaria deverá abastecer o mercado interno sergipano. A capacidade de refino de 05 mil b/d corresponde a 10% do consumo do estado. Os principais derivados de petróleo a serem produzidos inicialmente serão: a gasolina, óleo diesel e óleo combustível.
Mais investimentos
A agenda do governador do Estado segue às 15h, ainda no Palácio dos Despachos, onde haverá uma reunião com investidores do Grupo GenPower. Na ocasião o Grupo apresentará oficialmente seus projetos e intenções de parceria com o Governo de Sergipe.
O GenPower cadastrou anteriormente projetos para implantação de termoelétricas nos municípios de Laranjeiras e Barra dos Coqueiros, não sendo, no entanto, habilitado para prosseguir na disputa no leilão A-5 de 2013. Mas o propósito de investir em Sergipe continua.
Por decisão de sua Diretoria, o Grupo resolveu ampliar o projeto e substituir a matriz anteriormente pretendida. Ou seja, apresenta para a Barra dos Coqueiros um projeto maior: uma unidade com capacidade de geração de 1.200 MW movidos a gás natural e a UTE (Usina Termelétrica) passará a se chamar Governador Marcelo Déda. Em Laranjeiras o grupo mantém o projeto original, de 700 MW.
Por fim, às 16h30min, Jackson estará reunido com o Grupo Atento, maior rede de Call Center do país. A ideia é conhecer o projeto de implantação de um Call Center em Sergipe com capacidade para gerar aproximadamente 6.000 empregos diretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário