quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Governo investe na oncologia e moderniza braquiterapia

O serviço de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe dá mais um passo no avanço no tratamento contra o câncer. Após a instalação do software 3D no Acelerador Linear da Radioterapia, os pacientes serão beneficiados agora com um novo sistema implantado no aparelho de Braquiterapia, o que proporcionará uma maior modernidade e eficácia no tratamento. 

Agora, a Braquiterapia ganha um upgrade do hardware e do software do sistema de planejamento computadorizado (Brachyvision), além de novos aplicadores.





Segundo a física médica da Oncologia do Huse, Katiúcia Bomfim, a braquiterapia é a modalidade da radioterapia em que a fonte de radiação fica em contato ou muito próximo ao tumor. Semanalmente, são realizadas, em média, 8 sessões.





Ela explica que, com essa modernização, os atendimentos deverão dobrar logo no primeiro mês de utilização. “Geralmente as sessões de Braquiterapia são realizadas em pacientes com câncer do colo do útero que são operadas. Esta aquisição permitirá tratar todas as pacientes com essa patologia já operadas ou não. Com essa atualização, os usuários terão um tratamento ainda melhor, com mais precisão e redução dos efeitos colaterais”, explica Katiúcia. 





A física médica ressalta ainda que “todos os acessórios e equipamentos já chegaram ao Huse e serão instalados em janeiro. Após a instalação, todas as equipes de médicos radioterapeutas e físicos médicos receberão um treinamento”. 





O diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Wagner Andrade, reforça, ainda, que a Braquiterapia é um sistema de tratamento baseado em doses locais no tumor. “É possível colocar pequenas cápsulas de material radioativo que atuará diretamente no tumor. Além dos tumores no útero, é possível tratar os de pele. As vantagens desse novo sistema são: menor tempo de radiação, menor exposição do tempo de radiação, melhoria de sobrevida do paciente e preservação dos tecidos que não devem ser radiados”, sintetiza. 




Avanços na Oncologia





Ao longo do ano de 2013, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde, realizou importantes reestruturações no Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O setor ganhou uma sala específica para cirurgias oncológicas, o que vem contribuindo para dar mais celeridade aos trabalhos da equipe médica e reforça a importância da unidade como referência no tratamento do câncer em Sergipe. 




No setor, também foi instalado recentemente no Acelerador Linear o moderno sistema 3D, um software de alta tecnologia que trouxe mais precisão e qualidade no diagnóstico.





O Centro de Oncologia do Huse é referência no tratamento do câncer, acolhendo pacientes da capital, do interior e de outros estados. Os quase 700 pacientes cadastrados são assistidos diariamente por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais. Por mês, o setor realiza entre 350 e 400 consultas médicas oncológicas, clínica, ambulatorial ou de acompanhamento. Mensalmente são administradas quase 800 quimioterapias adulto e 144 infantis, e uma média de 1400 sessões de radioterapia. 





Segundo o diretor administrativo e financeiro da FHS, André Marques, "nesses dois últimos meses, já conseguimos regularizar grande parte do fornecimento de remédios e de material médico-hospitalar, inclusive da parte oncológica. É bom ressaltar que esses materiais estavam em falta por conta da demanda que houve e da redução do número de indústrias aptas a fornecer medicamentos por parte da Anvisa que precisaram fazer credenciamento para poder fornecer esses materiais. Acreditamos que até fevereiro estejamos com 100% da rede abastecida regularmente para não haver nenhuma interrupção no fornecimento".




Expansão 

Além do equipamento de radioterapia do Centro de Oncologia do Huse para atender aos pacientes oncológicos, Sergipe vai contar com dois novos aparelhos, totalizando quatro, sendo um para o Hospital Cirurgia e outro para o Huse. 




"O governador Jackson Barreto determinou que fosse pactuado um convênio com recursos estaduais em torno de R$ 2 milhões para conclusão das obras onde o equipamento será instalado no Cirurgia. Essa parceria vai ampliar ainda mais o serviço. Em nenhum momento, o Governo deixou pacientes oncológicos sem assistência e tem feito isso regularizando o abastecimento de medicamentos oncológicos e, através de ajustes financeiros, priorizando também adensamento tecnológico para garantir o tratamento aos pacientes oncológicos”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos.





Já o novo acelerador linear do Huse é fruto do programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. Sergipe será contemplado logo na primeira etapa com um dos 80 equipamentos que estão sendo adquiridos. O Huse já recebeu a visita de técnicos da empresa ganhadora da licitação do Ministério da Saúde (MS) que fará a instalação do segundo acelerador linear do Centro de Oncologia do Huse.  A partir da avaliação, os profissionais desenvolverão o projeto da obra de adequação, que deverá iniciar na primeira quinzena de fevereiro. 

Até que esses aparelhos comecem a funcionar, a secretária de Estado da Saúde viabilizou recursos junto ao Ministério da Saúde para ampliar a prestação de serviço no setor de radioterapia. Para isso, buscou mais de R$2 milhões de reais que vão viabilizar a contratação de radioterapia em unidades de Alagoas e Bahia. 

“Buscamos esse recurso junto ao secretário Helvécio Miranda, da área de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Dessa forma, poderemos garantir o funcionamento do serviço, através da contratação do serviço em hospital particular em outra cidade. Com isso, vamos vencer mais um desafio que é reduzir a fila de espera da radioterapia. A Oncologia tem sido uma das prioridades e o Governo do Estado vem demonstrando o cumprimento na melhoria e ampliação dessa assistência", reforça Joélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário