sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Feriadão da Proclamação da República será de Sol entre nuvens



Nesse feriadão do dia 15 de novembro, da Proclamação da República, será de sol entre nuvens no Estado de Sergipe. A previsão é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Emmanuel cobra mobilização da Câmara em defesa da Zona de Expansão



O vereador Emmanuel Nascimento (PT) usou a Tribuna na manhã de ontem para cobrar dos colegas parlamentares mais ação quanto à situação dos moradores da Zona de Expansão, que por decisão judicial passou a ser do muontem que fala sobre a situação a área. 

Prefeitura de Lagarto realizará leilão público dia 28


Devido a grande quantidade de veículos e materiais sem utilidade nos depósitos da Administração Municipal de Lagarto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos do Município (DTTU), realizarão durante todo o dia 28 deste mês, no Parque de Eventos Zezé Rocha, um leilão público. O evento tem por finalidade obter propostas para a venda de bens materiais e veículos para a arrecadação municipal.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Venâncio propõe um novo município na Zona de Expansão



O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje para apresentar uma alternativa ao imbróglio entre Aracaju e São Cristóvão sobre a questão da Zona de Expansão. O deputado sugeriu que a população seja ouvida, através do plebiscito aprovado pela AL, inclusive sobre a possibilidade de se criar um novo município naquela região. Venâncio foi elogiado por vários colegas de parlamento que gostaram da sua proposta.

Tim garante a deputado Fabio Reis melhorias em Sergipe


Em novo encontro com representante da TIM, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) recebeu informações de novos investimentos da operadora no Estado de Sergipe. As melhorias serão feitas ainda este ano e incluem a instalação de dez novas antenas e de fibra ótica. Com isso, o deputado espera que os clientes também sejam beneficiados com as melhorias o quanto antes.

Justiça condena oito envolvidos na Operação Fox



A Justiça Federal condenou oito envolvidos na Operação Fox, da Polícia Federal, que investigou um suposto esquema de fraude a licitações em municípios dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, nos anos de 2004 a 2006. A sentença do juiz federal Ronivon de Aragão, titular da 2ª Vara da Seção Judiciária de Sergipe, acolheu parcialmente a ação do Ministério Público, que denunciou o desvio de verbas federais destinadas principalmente à Saúde e Educação.

TCE condena ex-prefeito de Socorro por não comprovar gastos com merenda escolar


O ex-prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Antônio Rodrigues da Paixão, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), na sessão plenária de ontem, a ressarcir ao erário o valor de R$ 55,5 mil, devido à não comprovação de despesas com merenda escolar.

Vereador é contra criação de novo município na Zona de Expansão


O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de ontem para fazer um contraponto à sugestão do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), que sugeriu a criação um novo município na região que compõe a Zona de Expansão de Aracaju.

Média salarial de negros é 36% menor, aponta Dieese

Os negros representam 48,2% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas. Mas, mesmo assim, a média de seu salário chega a ser 36,1% menor do que a de não negros. As diferenças salariais recebem pouca influência da região analisada, das horas trabalhadas ou do setor de atividade econômica, o que significa que os negros efetivamente recebem menos do que os brancos. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foram divulgadas ontem.

Câmara de Vereadores de Aracaju poderá retirar folha de pagamento do Banese



A Câmara de Vereadores de Aracaju vai interpelar judicialmente o Banco do Estado de Sergipe (Banese) por falta de transparência em suas operações e também não descarta a possibilidade de retirar a folha de pagamento da instituição. De acordo com o presidente da Casa, Vinícius Porto (DEM) há dois meses foi aprovado requerimento, de sua autoria, o qual solicita ao banco que torne públicas informações sobre financiamentos e patrocínios feitos no período de 2011 a 2013. “Até o momento não houve nenhuma resposta do Banese sobre o assunto, o que demonstra o total descaso e falta de respeito com a Câmara”, enfatiza Vinícius.

Conceição: "Márcio tem mais disponibilidade para ouvir a diversidade de forças do PT"


A deputada estadual Conceição Vieira reafirmou ontem seu apoio ao deputado federal Márcio Macêdo na disputa pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. Ela também disse acreditar que a Articulação de Esquerda, grupamento interno liderado pela deputada estadual Ana Lúcia Vieira, apoiará o nome de Márcio Macêdo no segundo turno da eleição interna do partido.

Vereador lamenta situação do transporte coletivo



O transporte coletivo em Aracaju continua não agradando a população.  No início do segundo semestre deste ano, a empresa VCA parou de circular na capital devido aos péssimos serviços oferecidos à população e à falta do cumprimento dos direitos de seus trabalhadores, no entanto, o vereador Agamenon Sobral (PP) denunciou que esta empresa continua atuando, agora, de modo clandestino.

Max Prejuízo pede celeridade ao Estado na realização do concurso da PM


“Chegou a hora do governador em exercício Jackson Barreto acelerar esse concurso para Polícia Militar, pois o que acontece hoje é um caos generalizado na segurança pública. A polícia precisa estar na prevenção, precisa estar nas ruas, porém o efetivo é pequeno e não acompanha o crescimento populacional”, iniciou assim o seu pronunciamento o vereador Max Prejuízo (PSB) durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de ontem.

Aracaju sediará seminário para discutir políticas públicas de esporte


Por iniciativa do deputado Valadares Filho (PSB-SE), a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou ontem requerimento para realização de seminário nacional para discutir políticas públicas de esporte, a ser realizado na cidade de Aracaju, em 13 de dezembro. O evento, intitulado “Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte”, irá debater a importância dos eventos esportivos para o desenvolvimento do esporte no Brasil, em especial, o papel da prática esportiva como ferramenta de inclusão social.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Governo apresenta proposta para pagar retroativo do reajuste do piso em 2013

Na audiência ocorrida na tarde desta quarta-feira, 13, na Secretaria de Estado da Educação os secretários da Fazenda, Jefferson Passos; Administração Planejamento e Gestão, José Sobral e Educação, Belivaldo Chagas apresentaram uma proposta para pagamento do retroativo do piso referente a 2013 (meses de janeiro a agosto), como ficou acordado na audiência ocorrida no dia 07 no Palácio de Veraneio.

Jackson leva auxílio à população do Almirante Tamandaré, prejudicada pelas fortes chuvas

Dona Rosineide dos Santos perdeu tudo em sua casa, os poucos móveis, lençóis e alimentos não resistiram às chuvas que atingiram Aracaju na madrugada do último dia 4. Rosenilde foi uma das beneficiadas, hoje, pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que esteve na comunidade do Almirante Tamandaré para realizar a entrega de cestas básicas, colchões, fronhas, lençóis e travesseiros. A ação atendeu a um pedido do governador em exercício, Jackson Barreto, que sensibilizado com a tragédia vivida por aquelas famílias, solicitou, logo após as chuvas, que fosse feito cadastros das pessoas carentes mais afetadas para receberem o auxílio do governo.

Mendonça Prado faz críticas ao adiamento da votação do piso dos agentes comunitários


“Em qualquer pesquisa de opinião, verificamos que o Poder Legislativo está sempre situado numa posição vergonhosa, humilhante, em função da falta de confiança que a população brasileira tem em seus representantes, nesta Casa legislativa, e no Congresso Nacional”, disse o deputado Mendonça Prado (Democratas/SE) durante discurso na tarde de ontem no plenário da Câmara Federal.

Valadares: PSB está empenhado em ajudar os municípios a superarem a crise financeira


O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) usou o seu perfil no microblog twitter, na manhã de hoje, para se manifestar contra a antecipação do debate sobre o processo eleitoral de 2014. Valadares alerta para a necessidade de somar forças no sentido de ajudar os municípios a superarem a crise financeira nacional.

MPE pede a retirada de sem-teto de edifício abandonado

Com o intuito de promover a total e imediata desocupação do edifício “Casarão do Parque”, localizado entre as ruas Propriá e Capela, no Centro de Aracaju, os promotores de Justiça Adriana Ribeiro Oliveira e Gilton Feitosa Conceição ajuizaram Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, em face do inventário de Hélio Sabino Ribeiro Chaves, representado pela inventariante Ana Maria Pereira Gama, do Município de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb.

Voto aberto no Congresso será discutido hoje no Senado

Após um jogo de empurra-empurra entre Câmara e Senado, os senadores devem votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto em todas as situações no Congresso. Acordo entre os líderes estabeleceu o início da votação para as 15h do dia de hoje, em tese um dia nobre para votações. No entanto, com a proximidade do feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), ronda na Casa a preocupação que um quórum baixo inviabilize a apreciação.

TCE condena ex-prefeito de Poço Redondo a restituir R$ 46mil aos cofres públicos



Devido a despesas não comprovadas e ao excesso nos subsídios do prefeito e do vice-prefeito, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu pela irregularidade do período inspecionado de outubro a dezembro de 2009, na Prefeitura Municipal de Poço Redondo, condenando o então gestor, Enoque Salvador de Melo, a ressarcir o valor de R$ 46.725,72, além do pagamento de multa de R$2mil pelas falhas formais constatadas.

Vereador quer proibir venda de armas de brinquedo em Aracaju


Por MAX AUGUSTO

Durante audiência realizada ontem na Câmara Municipal de Aracaju, visando debater a questão do desarmamento no município, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) revelou que já tramita na casa um projeto de sua autoria, que visa proibir a fabricação, venda, comercialização e distribuição de brinquedos que sejam réplicas ou simulacro de armas de fogo.

Iran: “Fundações é um dos pontos que nos afasta de Rogério do método Rogério”


Vereador diz que saúde piorou depois das Fundações


O vereador Iran Barbosa, que disputou o comando do diretório Municipal de Aracaju, do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que não vê muitas diferenças ideológicas entre os candidatos Márcio Macêdo e Rogério Carvalho, que disputam no segundo turno a presidência do diretório estadual da sigla. Ainda assim, ele afirmou, durante entrevista concedida à Rádio Comércio, que seu grupo está disposto a dialogar com os dois - mas alertou que a criação das Fundações de Saúde é um dos pontos que afasta sua corrente política do deputado federal Rogério Carvalho.

Economia sergipana é destaque no Valor Econômico

O dinamismo da economia sergipana é destaque nacional. A edição de ontem do jornal Valor Econômico – uma das publicações mais importantes do País na área de economia-  ressalta o crescimento da participação sergipana na economia regional. Na publicação, fica evidente a marca do Governo de Sergipe nos últimos sete anos sob o comando do governador Marcelo Déda, e mantido pelo governador em exercício, Jackson Barreto.

MPF/SE processa professores do IFS por acumulação de cargos

O Ministério Público Federal (MPF) processou dois professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) por acumulação indevida de cargos. Ambos foram contratados pelo IFS em regime de dedicação exclusiva, entretanto, por mais de sete anos, trabalharam remuneradamente como professores na iniciativa privada.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jackson pede a secretários agilidade em licitações

Na manhã de hoje o governador em exercício, Jackson Barreto, reuniu os gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para discutir o cronograma de obras do programa Sergipe Cidades. O planejamento de obras envolve todos os 75 municípios sergipanos e soma um investimento de R$ 70 milhões.No encontro, Jackson Barreto cobrou agilidade na execução de licitações.

Emmanuel Nascimento pede reforma do cemitério São João Batista

O vereador Emmanuel Nascimento (PT), preocupado com as condições do cemitério São João Batista, reivindicou na manhã de hoje, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a implementação de melhorias no local, considerado histórico, já que foi construído pelo prefeito José Conrado Araújo.

Justiça Federal absolve Heleno Silva do crime das ambulâncias

Após sete anos, a Justiça Federal em Sergipe inocentou o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva  da acusação de participar da “máfia das sanguessugas” - esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias. O esquema foi desarticulado em 2006, quando Heleno exercia mandato de deputado federal. 

Lucas Aribé cobra investimento nas calçadas de Aracaju

Na manhã de hoje o vereador Lucas Aribé (PSB) falou sobre os hidrômetros nas calçadas de Aracaju. Ele expôs no telão imagens das ruas Itabaiana e Itabaianinha, que comprovam o problema comentado pelo parlamentar na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju. "Esses hidrômetros apresentam riscos para a nossa população. Chamo a atenção para isso, pois os hidrômetros são apenas exemplos dos problemas das calçadas aracajuanas. O nosso pedestre sofre diariamente para caminhar nesses espaços", afirmou.

Max reivindica auxílio moradia para moradores do Recanto dos Manguezais

Vereador defende a presença de psicólogos e assistentes sociais nos Conselhos Tutelares

Na manhã desta terça-feira, 12/11, o vereador Max Prejuízo (PSB) relatou a reunião que teve com a secretária Selma Mesquita, da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Família, na última quinta-feira, 7/11, onde reivindicou o auxílio moradia para as famílias da invasão Recanto dos Manguezais, localizada no conjunto Augusto Franco.

Jucese registra aumento na abertura de empresas

A Junta Comercial de Sergipe (Jucese) registrou um bom indicativo de janeiro a novembro deste ano: o número de empresas abertas cresceu quase 2% com relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o número de extinção de empresas caiu 10,94%.

Apresentado Projeto de Lei que exige advogado no inquérito

Brasília - A pedido da OAB Nacional, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá apresentou o Projeto de Lei (6705/2013) que estabelece a obrigatoriedade da presença do advogado no inquérito policial.


Deputado Antônio dos Santos convida para o Aracaju Solidário

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira, dia 12, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) parabenizou o colega vereador de Aracaju Valdir Santos (PTdoB), que está promovendo um grande evento, o Aracaju Solidário, que este ano está em sua quarta edição. O parlamentar disse que o colega está trazendo para a festa Thales Roberto e sua banda, um cantor de alto conceito musical, como classificou.

Dr. Gonzaga alerta sobre prevenção de câncer de próstata

Em pronunciamento realizado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) destacou a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo alertar a população masculina sobre a necessidade de prevenir o câncer de próstata, assim como aconteceu com o Outubro Rosa, em prol da conscientização da prevenção do câncer de mama nas mulheres.

Governo investe mais de R$ 35 milhões em reforma e ampliação de escolas da capital

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, continua dando prosseguimento às obras de reforma e ampliação das unidades de ensino da rede pública estadual. Somente em Aracaju, os investimentos somam R$ 35.667,420,92. Na Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior, situada no bairro Grageru, diversas intervenções estão sendo realizadas para oferecer uma educação de melhor qualidade aos alunos e melhores condições de trabalho para os professores e equipe diretiva.

Saúde alerta: 10% dos casos de Aids estão entre os maiores de 50 anos

A Aids não reconhece sexo, condição financeira, nem idade. Os casos da doença entre maiores de 50 anos têm crescido, e hoje representam 10% do total de pessoas infectadas pelo vírus HIV. São 347 casos confirmados de um total de 3.340 registros pela gerência Estadual DST/Aids de Sergipe. A sensação de invulnerabilidade e o mito que idoso é assexuado contribuem para essa estatística.

Valadares Filho faz visita técnica em Porto Alegre



Em continuidade ao trabalho de acompanhar e fiscalizar a realização das obras de infraestrutura para Copa do Mundo em 2014, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB) esteve ontem, juntamente com os deputados Danrlei de Deus (PSD-RS), Jose Stédile (PSB-RS) e Afonso Hamm (PP-RS), em Porto Alegre, para mais uma visita técnica.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

João Alves autoriza realização do Pré-Caju

O prefeito João Alves Filho assinou na manhã de hoje, 11, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a autorização para a realização do Pré-Caju 2014. A festa, que é considerada pelo Ministério do Turismo como a abertura do carnaval brasileiro, será realizada de 24 a 26 de janeiro e já faz arte do calendário sergipano, promovendo emprego e visibilidade a Aracaju.

Renúncia de receita leva à rejeição das contas de Capela referentes a 2009

A inexistência de arrecadação da Dívida Ativa Tributária, diante de uma receita prevista de R$ 30 mil, foi o fator predominante que levou o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) a decidir pela emissão de parecer prévio recomendando a rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Capela, referentes ao exercício financeiro de 2009, de responsabilidade do ex-prefeito Manoel Messias Sukita Santos. O processo foi relatado pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro na sessão plenária da última quinta-feira, 07. 

Isenção de IPVA de motos com até 125cc começa a valer

Desde a última quinta-feira, 7, os proprietários de motos com potência de até 125 cilindradas estão automaticamente isentos do pagamento do IPVA, graças ao decreto assinado, na mesma data, pelo governador em exercício, Jackson Barreto. O ato também permitiu a fixação da anistia dos débitos, referentes a este imposto, para os tipos de veículos citados.

Márcio Macêdo: “Rogério deveria respeitar Déda e me respeitar”


O deputado federal Márcio Macêdo, candidato a presidente estadual do PT, defendeu ontem que o debate no Processo de Eleições Diretas (PED) se dê de forma respeitosa e dentro do campo das ideias, sem ofensas pessoais ou baseado em inverdades. Neste sentido, o parlamentar repudiou a acusação feita pelo seu adversário na eleição interna do PT, o deputado federal Rogério Carvalho, relacionada ao governador Marcelo Déda.

Senado debate propostas de redução da maioridade penal

Uma terceira via – tanto racional quanto ponderada – para enfrentar o problema da delinquência juvenil no país. É nesta perspectiva que o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) enxerga a proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012) do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que abre a possibilidade de penalização de menores de 18 anos e maiores de 16 anos pela prática de crimes graves. Ferraço é relator da matéria, que tramita com outras cinco propostas similares (PECs 20/1990; 90/2003; 74 e 83/2011; e 21/2013) e será debatida amanhã, às 14h, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Deputados discutem uso dos royalties do petróleo para valorizar professores

Audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute amanhã, às 9h30, a utilização dos royalties do petróleo para valorização dos profissionais da educação.

Prefeitura diz que obras na 13 de juho começam hoje

Autorizada no final do mês de outubro, as obras da balaustrada da avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, serão iniciadas, efetivamente,nesta  segunda-feira, 11. A empresa contratada para a realização da obra, a Construtora Celi, já está mobilizada e deste a tarde desta sexta-feira, 8, começou as primeiras ações.

Emmanuel Nascimento: “Existem muitas construções irregulares em Aracaju”

Por MAX AUGUSTO  

As chuvas que atingiram a cidade no fim de semana passado trouxeram à tona a necessidade de discussão da revisão do Plano Diretor de Aracaju. Segundo o vereador Emmanuel Nascimento (PT), muitas obras na capital sergipana foram construídas de forma equivocada, e para evitar que isso continue ocorrendo, é necessário retomar o debate. Para Emmanuel, ficou claro que o problema de Aracaju é por conta da ocupação urbana desordenada. Está claro também que Aracaju precisa de macrodrenagem. “O PD começou a ser discutido enquanto eu era presidente da Câmara, fizemos mais de trinta audiências públicas com as comunidades e entidades. Começamos a votar, mas a Justiça suspendeu a votação, agora o projeto está com o prefeito, que precisa dar um encaminhamento ao Plano”, disse Emmanuel. Leia abaixo a entrevista completa.

Fames convida prefeitos para participarem da próxima Mobilização Permanente


Está marcada para amanhã a próxima Mobilização Permanente, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pauta é formada pelos projetos de interesse municipalista que tramitam no Congresso Nacional, em especial, o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013.