sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Saúde reforça a importância do Banco de Leite Humano

Mãe de primeira viagem, a estudante Joyce Nayana dos Santos,  20, tornou-se doadora do Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney há três meses, após dar a luz à pequena Maria Eduarda. Ela conta que, após alimentar a filha e satisfazê-la, ainda tinha muito leite. A partir daí, procurou o BLH para realizar a doação. “Inicialmente, achei que tinha leite suficiente para minha filha. Pouco tempo depois, percebi que tinha leite em excesso. Ao tomar conhecimento das ações realizadas pelo BLH durante a Semana do Aleitamento Materno, que aconteceu em agosto, me interessei e fui ao banco. Lá, realizei alguns exames para saber se estava apta a ser uma mãe doadora. Tornei-me doadora fixa há três meses”, ressalta a Joyce.

Líder do PSC manifesta apoio a Taiwan

O líder do PSC, deputado federal André Moura (SE), se reuniu com o embaixador de Taiwan Jorge Guang-pu Shyu para reafirmar o apoio do partido na melhoria das relações diplomáticas entre os países.

Petrobras confirma petróleo de boa qualidade em novo poço sergipano

A Petrobras informa a conclusão de teste de formação no poço 3-BRSA-1178D-SES (3-SES-176D), informalmente conhecido como Farfan 1, primeiro a avaliar a capacidade de produção da acumulação localizada na área da concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. O teste avaliou 30 metros de formação de arenitos turbidíticos e confirmou as boas condições do reservatório apresentando excelente produtividade de óleo de boa qualidade (38º API).

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Celular no Brasil é o mais caro do mundo, afirma Fábio Reis


O deputado federal Fábio Reis (PMDB) requereu, durante audiência pública realizada na última quarta-feira, a presença dos presidentes das operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro, além do presidente da Embratel, para debater o Projeto de Lei que estabelecerá normas para instalação de antenas de sinal de telefonia nos municípios brasileiros. Fábio destacou que o custo da ligação do celulares no Brasil é um dos maiores no mundo.

Santa Lúcia e Jabutiana não fazem parte de Aracaju


Na manhã de hoje o vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para apresentar as dificuldades enfrentadas pela comunidade localizada nos limites do bairro Jabotiana, em território que hoje pertence ao município de São Cristóvão. Ele considera o local como a nova Zona de Expansão de Aracaju e sugere a inclusão da região na consulta do plebiscito sobre a Zona de Expansão (nas proximidades do Mosqueiro), quando a população decidirá se ela deve pertencer a Aracaju ou a São Cristovão.

Sergipe tem 12 municípios selecionados para receber ‘Mais Médicos’ no 2º ciclo do programa

O Ministério da Saúde (MS) divulgou que 12 municípios sergipanos foram selecionados para receber médicos no 2º ciclo do programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal. A chegada dos profissionais está prevista para acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro. Por conta disso,  uma reunião foi realizada com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos municípios selecionados, no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Márcio Macêdo faz pronunciamento sobre Dia Mundial da Alimentação


Em referência ao Dia Mundial da Alimentação, o deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou hoje sobre a importância da conscientização sobre as questões da nutrição e alimentação, reforçando a necessidade dos países adotarem políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos. Este ano, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Os sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e a nutrição".

Valadares Filho defende construção de centros de treinamento no Nordeste

Durante audiência pública que ocorreu ontem, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB), indagou ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, como está sendo feita a escolha das regiões e estados onde serão construídos os centros de treinamentos de atletas para a Copa do Mundo e para as Olímpiadas. Segundo o deputado sergipano, as regiões Norte e Nordeste, por serem as mais carentes, também devem ser contempladas com centros de treinamentos.

Hotéis lotados comprovam o aquecimento da economia de Sergipe



Outubro está sendo um excelente mês para a hotelaria sergipana, com a ocupação média beirando os 100%. Os motivos da chegada de tantos turistas a Aracaju são variáveis, incluindo negócios, eventos e lazer. Esse número tem um significado interessante: o turismo no Brasil vive, no período de agosto a novembro, a chamada baixa temporada. Sergipe, no entanto, não está sofrendo com esta sazonalidade.

Após correções, TCE considera legal licitação da folha


Na sessão plenária ocorrida na manhã de hoje, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), seguindo o entendimento do conselheiro-substituto Francisco Evanildo de Carvalho, decidiu pela legalidade do Pregão Presencial nº 006/2013, por meio do qual a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá contratar instituição financeira para prestação de serviços bancários.

Jackson oficializa cessão de imóvel para sede do Sindicato dos Jornalistas


Um ato histórico para a categoria dos jornalistas sergipanos foi protagonizado pelo governador em exercício, Jackson Barreto, ao oficializar a cessão de uso de um imóvel que sediará o Sindicato dos Jornalistas (Sindijor), através de comodato, previamente estabelecido com um prazo de 20 anos. O ato ocorreu ontem no Palácio de Veraneio, reunindo autoridades e representantes da imprensa.

Oposição perde um quarto da bancada na Câmara

Em três anos de legislatura, a criação de quatro novos partidos resultou em uma desidratação de praticamente todos os partidos na Câmara, mas atingiu, sobretudo, a oposição. O surgimento do PSD, dos novatos Pros e Solidariedade (SDD) e até do diminuto PEN acelerou o troca-troca partidário neste período, já que a criação de legendas é uma das causas admitidas pela Justiça Eleitoral para um parlamentar mudar de agremiação partidária sem perder o mandato. Mas, até agora, quem mais sofreu foi a oposição, que começou em 1º de fevereiro de 2011 com 111 empossados e chegou aos 82 atuais. Ou seja, os oposicionistas perderam um em cada quatro integrantes desde o começo da atual legislatura na Câmara.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CUT diz que Servidor denuncia tráfico de influência na SMTT/Socorro e é transferido

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), o servidor Wellington Araújo do Espírito Santo, do município de Nossa Senhora do Socorro, foi vítima de perseguição após realizar denuncia de tráfico de influência na SMTT do município.

Governo de Sergipe avança em estudo sobre plano de carreira

Na manhã de hoje o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão , José Sobral, recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Sergipe (Sintrase) para dar continuidade aos estudos sobre o plano de cargos, carreira e remuneração dos servidores da administração geral. Na ocasião, a categoria expôs sua análise sobre o estudo apresentado pelo Governo na última reunião.

Secretário de Finanças anuncia crescimento de despesas previdenciárias


Cumprindo uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o secretário municipal da Fazenda, Nilson Lima (PPS), esteve ontem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele apresentou o balanço das finanças da Prefeitura, no período relativo ao segundo quadrimestre, alertando que a Prefeitura enfrenta dificuldades nas aplicações financeiras dos recursos previdenciários. “As despesas previdenciárias cresceram 21,80%”, anunciou.

Iran manifesta preocupação com perdas do Aracaju Previdência


O secretário da Fazenda Municipal, Nilson Lima, esteve na manhã de hoje na Câmara Municipal de Aracaju, para prestar contas aos vereadores, quanto ao detalhamento das despesas e receitas referentes ao segundo quadrimestre de 2013 (maio a agosto), respondendo à exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Após a exposição, o vereador Iran Barbosa (PT) levantou preocupação quanto aos números relativos ao Instituto de Previdência do Município de Aracaju – Ajuprevi.

Projeto de Valadares que garante PIS/Pasep para empregados domésticos e rurais é aprovado no Senado


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou hoje, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado 165 de 2012, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), que garante o pagamento de abono salarial anual do PIS/Pasep, no valor de um salário mínimo, para trabalhadores domésticos e rurais. A medida, que deve beneficiar mais de 3 milhões de trabalhadores, segue para apreciação na Câmara dos Deputados. 

Barragem do Poxim atinge sua capacidade máxima



A barragem Jaime Umbelino de Souza, situada no rio Poxim-Açú, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, atingiu a capacidade máxima de inundação esta semana. A estrutura construída pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) armazena 32 milhões de metros cúbicos de água, quantidade acumulada em pouco mais de quatro meses.

Valadares Filho preside debate sobre dívidas de clubes de futebol

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) presidiu, na tarde de ontem, audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto (CTD) que discutiu a questão das dívidas tributárias e financiamentos dos clubes de futebol. "Foi um debate intenso, do qual podemos tirar muitos subsídios para solucionar o problema das dívidas dos clubes de futebol”, disse Valadares Filho.

Márcio Macêdo discursa em homenagem aos professores

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou ontem em homenagem ao Dia dos Professores. “Quero expressar a felicidade, a alegria, o respeito a esta classe da qual também faço parte. Quero dizer que sinto muito orgulho desta profissão. Como professor, eu sei das dificuldades encontradas e sei também do compromisso e do carinho que os profissionais do magistério têm por sua profissão”, afirmou.

MP da Seca: Eduardo Amorim quer inserção de benefícios para produtores rurais

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) fez a defesa dos produtores rurais que convivem no semiárido brasileiro ao analisar a medida provisória da Lei da Seca (MP 623/2013). A MP, que tem validade até 15 de novembro, facilita a quitação de dívidas de produtores atingidos pela seca na Região Nordeste. Segundo o senador, a expectativa do governo é que aproximadamente 93 mil operações sejam abrangidas por esta medida, cujo custo para o Tesouro Nacional está estimado em R$ 126 milhões.

TCE condena ex-prefeito de Pinhão a devolver mais de R$120mil

O ex-prefeito do município de Pinhão, Erivaldo Oliveira do Nascimento, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a devolver aos cofres públicos o montante de R$121.698,90, referente a despesas pagas indevidamente no período de junho a dezembro de 2007. A decisão ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, quando o colegiado da Primeira Câmara julgou o processo que trata do Relatório de Inspeção nº 27/2008, cujo relator é o conselheiro-substituto Rafael Fonsêca.

Jackson agradece a deputados pela aprovação de empréstimo como contrapartida ao Proinveste

“Os deputados estão prestando um grande serviço ao povo sergipano”. Com esta afirmação, o governador em exercício expressou o seu contentamento com a iniciativa dos parlamentares estaduais em aprovar no plenário, na sessão desta terça-feira, 15, o projeto de lei 170/2013, que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal de até R$ 160 milhões que serão utilizados como contrapartida para viabilizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluídas nas ações do Proinveste.

Projeto de Valadares que institui política de desenvolvimento para o campo é aprovado na CAE


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou ontem projeto de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que institui uma Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR). O objetivo do PLS 258/2010 é orientar ações e planos do governo nos espaços rurais do país.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Promulgada emenda constitucional destinada a baratear preço de CDs e DVDs de música

Foi promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, na tarde de hoje, a Emenda Constitucional 75, originária da PEC da Música. Com essa Emenda, fica assegurada a imunidade tributária para os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais de autores brasileiros ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, além dos suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham.

Samuel: PM de Sergipe não pode controlar e apreender mais sons automotivos

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa hoje para denunciar que a Polícia Militar de Sergipe não tem mais como controlar os excessos cometidos por proprietários de sons automotivos. Segundo o parlamentar, o Tribunal de Justiça de Sergipe decidiu que a PM não está mais autorizada a fazer o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo assim não tem mais autoridade para fazer as apreensões.

Deputados aprovam empréstimo de R$ 160 milhões como contrapartida do Estado ao Proinvest

Na sessão de hoje os deputados aprovaram em plenário o projeto de lei 170/2013, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 160 milhões. A propositura trata da contrapartida do Estado ao Proinvest. O deputado Zeca da Silva (PSC) foi o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e concedeu parecer favorável à aprovação, com emenda para que o valor seja depositado em conta específica na CEF.

Renda dos trabalhadores sergipanos tem aumento real de 9,4% em 2012, aponta PNAD


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE, traçou uma radiografia dos estados brasileiros. Com base nos primeiros dados divulgados, o Observatório de Sergipe passa a relatar a seguir os principais resultados de Sergipe na pesquisa. Segundo explica Marcel Resende, superintendente de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), para Sergipe, a pesquisa apontou que já somos 2.151.820 de habitantes. A maior parte da população, ou seja, 514 mil, está na faixa de 25 a 39 anos.

Vereador cobra aumento na frota da empresa atalaia


Durante a Sessão Plenária de ontem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Valdir Santos (PT do B) cobrou o aumento na frota de ônibus da empresa Atalaia. Segundo o parlamentar, a empresa se prontificou a disponibilizar 150 veículos para prestar serviço na Grande Aracaju. Segundo Valdir, atualmente apenas cem ônibus estão circulando pela cidade.

Dívida da Saúde do Estado com Aracaju é inferior a R$ 2,5 milhões


Diante das constantes notícias veiculadas pela imprensa local, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que, da dívida reconhecida com o município de Aracaju, o valor a ser repassado de uma forma conjunta entre repasses feitos com recursos do Ministério da Saúde e os do Tesouro do Estado somam valor total de R$2.468.071,05. Esse é o valor total da dívida que o Estado tem junto ao município de Aracaju.

Fábio Reis recebe informações sobre a descoberta de petróleo em Sergipe


O deputado federal Fábio Reis (PMDB) esteve no Rio de Janeiro, onde participou de reunião com o gerente-executivo dos Serviços Compartilhados da Petrobrás, Eugênio Dezen. O parlamentar ouviu informações detalhadas de todo o procedimento do início da descoberta do novo poço de petróleo em Sergipe até sua situação atual. Fábio ficou satisfeito com o que ouviu e avaliou a importância do investimento correto dos novos recursos – destacando a importância da aplicação das verbas para a Educação.

Max Prejuízo cobra celeridade a Deso nas obras do Augusto Franco


O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de ontem, durante o Pequeno Expediente, para pedir celeridade a Deso na conclusão das obras de saneamento básico no conjunto Augusto Franco e bairro Farolândia.

Estadão: Em Sergipe, PT, PSB e PMDB não rompem

Por MAX AUGUSTO 

Reportagem publicada no último sábado pelo jornal “O Estado de São Paulo” aponta que em quatro estados brasileiros o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) resistem a romper suas alianças locais, independentemente do cenário nacional. A reportagem mostra que em Sergipe, ambos estão unidos no apoio à pré-candidatura de Jackson Barreto (PMDB) ao governo do estado, no próximo ano.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Temporal derruba árvore e destrói 4 casas em Itaporanga; prefeitura aluga casas para famílias desabrigadas


A prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, adotou as primeiras medidas de assistência às quatro famílias que perderam suas casas, devido a queda de uma árvore na tarde deste domingo (13) por causa das fortes chuvas.

Chuvas permanecem até essa terça-feira em Sergipe


Conforme a previsão do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as chuvas que caíram em todo Estado desde a última quinta-feira, 10, devem permanecer até essa terça-feira, 15. Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas permanecerão até amanhã, em função de um escoamento frontal que chegou sobre Sergipe, desde o último dia 10. 

ENTREVISTA – VALMOR BARBOSA: “Governo já concluiu 423 obras”


Por MAX AUGUSTO 

O governo do estado estabeleceu uma agenda semanal de inaugurações que vem chamando atenção da população sergipana. No comando do planejamento e execução de tudo isso está o secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, que nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX informou que 56 obras realizadas pela sua pasta estão em andamento hoje – sendo que outras estão em processo de licitação. Valmor também disse que 258 obras foram inauguradas apenas no primeiro mandato de Marcelo Déda - além de outras 165 no segundo mandato, ou seja: 423 obras forma inauguradas, por Déda e Jackson Barreto, levando em conta apenas as realizadas pela Seinfra. Valmor também disse que o diálogo da sua pasta com a Prefeitura de Aracaju é excelente e criticou as generalizações feitas quando se fala na lentidão das obras públicas. Leia a seguir.

Prefeitura pretende discutir Plano Diretor em 2014


Após a realização de diversas audiências públicas, o projeto de revisão do Plano Diretor de Aracaju chegou a ser aprovado em primeira e segunda votação, na Câmara de Vereadores, mas foi devolvido à Prefeitura no início do ano. Agora, de acordo com a administração municipal, a expectativa é de que as propostas do Plano Diretor voltem a ser discutidas no final deste ano ou início de 2014, após a finalização do Plano de Mobilidade Urbana.

PRE/SE: PP e PMDB são condenados por propaganda irregular


Atendendo a representações da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), o Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) condenou o Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Sergipe, à perda de tempo na propaganda partidária televisiva. Ambos os partidos utilizaram seu tempo de propaganda partidária para realizar promoção pessoal de filiados no espaço de propaganda que seria destinado aos partidos.

Deputado quer reduzir gastos de campanha à metade

Alvo de críticas das bancadas do PT, PCdoB, PSB e PDT, a minirreforma eleitoral pode ser votada pela Câmara nesta semana com uma mudança que promete aumentar a tensão entre os deputados. Relator de uma proposta de reforma política pronta para votação desde 2011 e nunca analisada na Casa, Henrique Fontana (PT-RS) quer reduzir pela metade os gastos de campanha nas eleições proporcionais e majoritárias.

Seca no Semiárido deixa açudes em situação crítica no Nordeste

A seca que afeta o Semiárido nordestino desde 2011 deixou metade dos 504 reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) com menos de 30% da capacidade de armazenamento de água. “Esta é a pior seca nos últimos 30 anos. Se não tivermos um período de chuvas de janeiro a maio em 2014, para recuperar os reservatórios, a situação ficará gravíssima”, disse o superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha Ferreira Alves.

Restituição do quinto lote do Imposto de Renda será depositada amanã

A Receita Federal libera amanhã o dinheiro do quinto e antepenúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Os contribuintes que não entraram nas listas divulgadas até o momento e detectaram problemas com a declaração do imposto devem corrigir as informações para saírem da malha fina.

Câmara promove videochat sobre maus-tratos a cães e gatos

A Coordenação de Participação Popular da Câmara promove nesta terça-feira (15) um videochat com o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) sobre maus-tratos contra animais. Tripoli é autor do Projeto de Lei 2833/11, que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos.

Audiência discute desoneração de equipamentos médicos

As comissões de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio debatem nesta terça-feira (15) a necessidade de desoneração da indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios.

Câmara pode votar novo Código de Processo Civil nesta semana

VEJA O QUE ESTARÁ EM PAUTA ESTA SEMANA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A votação do novo Código de Processo Civil (CPC) e da mudança no índice de correção das dívidas municipais e estaduais são os destaques do Plenário da Câmara nesta semana. Também pode ser votada a minirreforma eleitoral. Amanhã os deputados participam ainda de sessão conjunta do Congresso Nacional destinada a analisar vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos aprovados recentemente.

Ministério da Defesa investe o dobro da Saúde

Apesar das diversas políticas públicas voltadas para a saúde no país, o Ministério da Saúde ocupa apenas o quinto lugar entre os órgãos que mais investiram em 2013. A Pasta aplicou R$ 2,9 bilhões em obras e compra de equipamentos para o setor. O valor é, por exemplo, duas vezes menor do que o investido pelo Ministério da Defesa no mesmo período (R$ 5,9 bilhões).

Comissão vai debater voto impresso nas eleições de 2014

A reintrodução do voto impresso a partir das eleições de 2014 estará em debate na terça-feira (15), a partir das 8h15, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A realização da audiência pública atende a requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP).

domingo, 13 de outubro de 2013

Biometria: mais de 6 milhões de eleitores já foram recadastrados

Até a última quinta-feira, mais de 6,07 milhões de eleitores de 24 Estados e do Distrito Federal foram recadastrados biometricamente, o que corresponde a cerca de 45% dos 13,3 milhões de eleitores convocados com foco nas Eleições de 2014. Desta etapa do recadastramento não participam apenas os eleitores de Alagoas e Sergipe, Estados onde a revisão já foi concluída.

PEC da Música será promulgada nesta terça

O Congresso Nacional fará duas sessões solenes na próxima semana. A primeira, em homenagem a Vinícius de Moraes, e a segunda, para a promulgação da Emenda Constitucional 75/13, que concede imunidade tributária a CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros.