sábado, 14 de setembro de 2013

Governo pretende criar Jardim Botânico de Sergipe



O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), trabalha na criação de um Jardim Botânico. Neste sentido, realizará o Seminário Jardim Botânico de Sergipe: viabilidade e estratégias para a sua criação, no próximo dia 20 de setembro, às 9h, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET, na Universidade Federal de Sergipe.

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Os cães são os melhores amigos do homem, mas o homem é o que do animal? Alguns que tratam os animais como simples coisas, mas não podemos generalizar. Porém podemos dizer que os maus-tratos ficam mais evidentes a cada dia. Como é o caso da cachorra Tchutchuca, que foi encontrada na rua em estado deplorável a beira da morte, mas recebeu cuidados e hoje alegra o quintal da casa de Thiago Oliveira Catana, membro de um grupo voluntário que cuida de animais abandonados e maltratados.

Mais Médicos: profissionais chegam a Sergipe esse fim de semana



Doze médicos desembarcarão em Sergipe nesse fim de semana.  Entre os dias 14 e 15 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recepcionará os profissionais que aderiram ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Dentre os que serão recepcionados, 10 são cubanos e dois intercambistas, profissionais brasileiros que se formaram no exterior.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

TSE decide que manifestação política pelo Twitter não configura propaganda eleitoral

Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta quinta-feira (12) que manifestações políticas feitas por meio do Twitter não são passíveis de ser denunciadas como propaganda eleitoral antecipada. O entendimento seguiu voto do ministro Dias Toffoli, relator de um recurso apresentado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) contra multa aplicada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande Norte por mensagens postadas por ele em sua conta do Twitter quando era pré-candidato a prefeito de Natal nas eleições do ano passado.

Entidades sem fins lucrativos já receberam R$ 3,7 bilhões do governo em 2013



As novas denúncias de irregularidades no repasse de recursos para entidades sem fins lucrativos, mais uma vez no Ministério do Trabalho, órgão que teria favorecido o Instituto Mundial de Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC), chamam a atenção para o volume de recursos que compõem a chamada “modalidade 50” – Transferência de Recursos para Entidades sem Fins Lucrativos. 

Doações de sangue para atendimento da rede hospitalar estão reduzidas


Diante do aumento dos atendimentos transfusionais na rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) espera ampliar o estoque de sangue. Conforme dados do serviço de Coleta, o registro na redução das doações é de cerca de 30% para todos os tipos de sangue: A, B, O e Ab positivo e negativo. 

Secretaria Municipal da Saúde terá ponto biométrico



Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju irão bater ponto. Até o final deste mês ou no mais tardar em outubro, será implantado o relógio de ponto biométrico, que será o registro de entrada e saída do funcionário, no local de trabalho, através da impressão digital.  A princípio, a biometria será instalada na sede da secretaria, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), assim com no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no Conjunto Augusto Franco e no bairro Siqueira Campos.

PSTU diz que medida do Prefeito é ataque ao povo sergipano


O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), anunciou a abertura de edital de licitação para operacionalização da folha de pagamento dos servidores municipais, hoje realizada pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). Para Vera Lúcia, presidente estadual do PSTU, “a medida do prefeito João Alves é um ataque ao Banese e ao povo sergipano”.

Deputado homenageia Déda e faz balanço de 7 anos de Governo


“O governo de Marcelo Déda é marcado pelo desenvolvimento econômico e social, a luta no combate à miséria e à discriminação, na defesa dos mais pobres e necessitados e na busca incessante da melhoria de vida do povo sergipano, um governo que com certeza ficará para sempre marcado na história de Sergipe”. Foi este o tom do pronunciamento do deputado federal Márcio Macêdo (PT), realizado esta semana na Câmara Federal, em Brasília. 

Fábio Reis solicita equipamentos hospitalares a ministro da Saúde Padilha


Esta semana o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir investimentos na saúde em Sergipe. O parlamentar entregou ao ministro uma solicitação para que invista recursos na aquisição de novos materiais hospitalares. Entre os equipamentos estão tomógrafo, mamógrafo digital, aparelho de ressonância magnética e aparelho de Raio-X digital.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Relatório da MP que zera Pis e Cofins do transporte público pode ser votado hoje

A comissão mista sobre a medida provisória que zera o Pis/Pasep e a Cofins sobre o transporte público (MP 617/13), deve votar hoje, às 11 horas, o parecer do relator, deputado Mário Negromonte (PP-BA).

"João Alves trabalha para enfraquecer o Banese", afirma Lucimara

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) repudiou ontem, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a licitação aberta pela Prefeitura de Aracaju que convoca instituições financeiras, inclusive privadas, a se candidatar para gestão das contas municipais. "A população não pode permitir essa tentativa de enfraquecer o banco. João Alves está retirando a conta do Banese, vendendo a gestão da arrecadação e a folha do município. Esse procedimento é ilegal de acordo com a Constituição Federal", critica.

Projeto de reajuste do Magistério é aprovado nas Comissões da AL

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, nessa quarta-feira (11), nas Comissões temáticas, o projeto de autoria do Poder Executivo que versa sobre o reajuste do Magistério Público Estadual. Até então, os parlamentares aguardavam do governo o envio das tabelas requeridas pela deputada estadual e relatora da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Maria Mendonça (PSB). Como o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, enviou um ofício para a AL informando de um acordo com o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe), a proposta tramitou normalmente.

Sergipe tem o 2º menor registro de homicídios do Nordeste

A avaliação foi feita pelo professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (Ufs) e estudioso de economia do crime, Marco Antônio Jorge. A constatação foi feita com base nos dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus) no período de 2006 a 2011.

Jackson Barreto discute ampliação de políticas para pessoas com deficiência

No início da tarde de ontem o governador em exercício, Jackson Barreto recebeu a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Jane Mare Rocha, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, além de representantes de organizações engajadas com a questão dos direitos à pessoa com deficiência.

Eduardo Amorim confirma candidatura ao Governo do Estado

Na tarde de ontem, um ato realizado pelo PSC, em Brasília, reuniu o Diretório Nacional e toda a Bancada Federal para em ato solene convocar o senador Eduardo Amorim (PSC/SE) a ser o primeiro pré-candidato a governador da sigla. A determinação foi aceita pelo senador sergipano que, ato contínuo, convidou o presidente do Diretório Estadual de Sergipe, deputado federal André Moura, para ser o coordenador Geral da campanha, prontamente aceito por Moura. 

“O PT precisa se revitalizar para disputar e transformar Aracaju”, defende Iran Barbosa

“Queremos contribuir com a oxigenação desse partido. O PT tem uma trajetória consolidada, mas precisa se revitalizar, se renovar e, ao mesmo tempo, reafirmar bandeiras históricas para disputar e transformar Aracaju”. Com este sentimento, o professor Iran Barbosa confirmou, na noite desta quarta-feira (11), a sua candidatura à Presidência do Partido dos Trabalhadores em Aracaju.

Inadimplência do consumidor atinge o menor índice para meses de agosto desde 2004

Pelo terceiro mês consecutivo, diminuiu no país o número de dívidas em atraso, segundo o levantamento feito com base no Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Em agosto, a taxa teve queda de 5,5% sobre julho e de 10% na comparação com igual período do ano passado. Foi a menor variação para um mês de agosto desde 2004.

Segue a Plenário projeto que regulamenta a criação de novos municípios

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (11), substitutivo (SDC 98/2002) a projeto de lei complementar do Senado que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Com a aprovação definitiva da matéria, que agora segue para exame final em Plenário com pedido de urgência proposto pela comissão, as assembleias legislativas do país vão recuperar a condição de examinar a criação de novos municípios, suspensa há 17 anos.

Combate à pirataria na internet não pode violar direito à informação

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não se pode, a pretexto de combater conteúdos ilícitos na web, reprimir o direito da coletividade à informação. Contrapostos os direitos e riscos envolvidos, o fiel da balança deve pesar para a garantia da liberdade de informação. Com a decisão, os sites Mercado Livre e Ebazar estão autorizados a exibir ofertas de relógios da marca Citizen.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vereador cobra votação de projeto que reduz tarifa aos domingos



O vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou ontem a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar da Mesa Diretora da Casa a inclusão do Projeto de Lei (PL) 141/2013, de sua autoria, na pauta de votação. O projeto, que já foi aprovado em primeira e segunda discussão, determina a redução da tarifa do transporte coletivo aos domingos, que passaria a custar R$ 1.

Vereador afirma que sindicalista não repôs aulas



O vereador Agamenon Sobral voltou ontem a questionar o professor Joel Almeida, dirigente sindical do Sintese, que segundo o parlamentar, não repôs as aulas que perdeu enquanto estava em viagem. De acordo com Agamenon, esta não é a primeira vez que o professor viaja e deixa os alunos sem aula.

Valadares Filho apoia medida que limita mandato e reeleição de dirigentes esportivos


Com o apoio de atletas famosos, como o ex-jogador da Seleção Raí e o ex-nadador Alexandre Borges, os deputados aprovaram ontem medida provisória que limita em no máximo quatro anos o mandato de dirigentes de entidades esportivas, permitindo uma única reeleição. A regra também proíbe eleição de cônjuges e parentes até segundo grau.

Ministério da Fazenda autoriza crédito de US$ 150 milhões para Sergipe



O  Ministério da Fazenda autorizou a liberação de crédito no valor aproximado de US$ 150 milhões para o estado de Sergipe. Esse empréstimo será utilizado no financiamento de projetos de políticas públicas do Estado para melhorar e ampliar as oportunidades para inclusão social e produtiva da população extremamente pobre e vulnerável, além de fortalecer o acesso da população aos serviços públicos de qualidade.

Eduardo Amorim se diz preocupado com endividamento de Sergipe


Em discurso na noite da última terça-feira, 10, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) demonstrou preocupação com o crescimento da dívida do estado de Sergipe. Segundo o senador, entre 2008 e 2012, a dívida consolidada líquida anual aumentou 200%.  A dívida pública do estado, segundo o senador, é de quase R$ 4 bilhões. “Atualmente, o quadro que se apresenta é de tirar o sono de qualquer cidadão que tem, no mínimo, zelo pelo seu estado e pelo seu povo”, disse.

Cotas para pretos, pardos e indígenas crescem em 2013 nas universidades federais

Levantamento do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mostra que as vagas reservadas nas universidades federais para estudantes pretos, pardos e indígenas cresceram em 2013. Em 2012, as instituições destinaram 9,5% das vagas para alunos pretos, pardos e indígenas, participação que saltou para 19,6% este ano. Como resultado, o número de vagas reservadas a esse perfil de estudante subiu de 13.392 para 37.028.

Câmara vai limitar aluguel de veículos por deputados

A Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta terça-feira (10) estabelecer um limite para o valor gasto por deputados com o aluguel de veículos. Além de mudar a regra para criar um teto, a Casa também vai formar um cadastro nacional das locadoras que poderão atender os parlamentares. O pedido de alterações nas regras partiu do Psol após denúncias publicadas pelo Congresso em Foco de abusos cometidos no uso dessa verba.

STF mantém decisão que suspendeu corte do ponto de professores grevistas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, indeferiu pedido formulado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro na Suspensão de Tutela Antecipada (STA) 723, para que fosse suspensa decisão de desembargadora do Tribunal de Justiça fluminense (TJ-RJ) que sustou medidas administrativas do governo estadual contra os servidores que aderiram à greve da categoria, iniciada dia 8 de agosto último. A decisão do TJ-RJ concedeu liminar nos autos de mandado de segurança impetrado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE/RJ).

Deputados aprovam cotas para negros em concursos

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira, 10.9, nas comissões, projetos encaminhados pelo Executivo, pelo Tribunal de Justiça e de autoria dos próprios parlamentares. O tema mais polêmico travado no debate desta manhã foi o projeto de Lei de autoria do suplente de deputado Gilmar Carvalho que assegura cotas em concurso público para negros, pardos e pessoas de origem indígena em áreas do serviço público estadual.

Bezerra pede instalação da CPI das Fundações de Saúde

O vice-líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Augusto Bezerra, declarou ontem que o legislativo precisa instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de sua autoria, que investigará as fundações de Saúde do Estado. Segundo o deputado, novos fatos apontam para essa direção. “A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia visitou o hospital de Estância, inaugurado há menos de dois anos, e o Centro Cirúrgico e a UTI estão fechados”, argumentou.

TRE arrecada fraldas geriátricas para Asilo Rio Branco

O Tribunal Regional do Trabalho 20ª região (TRT 20), por meio de seu Coral ‘20ª Voz’, realiza campanha de arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis. O objetivo é doá-las aos 58 idosos atendidos pelo Asilo Rio Branco, localizado em Aracaju.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Três idosos são internados a cada hora devido a lesões causadas por queda

Três idosos são internados por hora em hospitais públicos do estado de São Paulo em decorrência de lesões causadas por quedas, de acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo os dados, em 2012 houve 27.817 internações de pessoas com 60 anos ou mais em serviços hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde). Do total, 60% das internações foram de mulheres com mais de 60 anos.

MP apresenta um Portal de Transparência mais moderno e eficiente

“O acesso à informação é direito reconhecido pela Constituição Federal e é requisito fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito, fortalecendo a participação política do cidadão, possibilitando que conheça e acesse seus direitos e fiscalize as instituições públicas”, disse o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira, ao convidar os Membros e servidores do Ministério Público de Sergipe e a imprensa, para conhecer, de perto, os mecanismos de uso do Portal de Transparência do MP Sergipano.

Fábio Reis pede agilidade nas obras ao ministro Garibaldi Alves



O deputado federal Fábio Reis (PMDB) se reuniu com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, para discutir a paralisação nas obras de novas unidades do INSS em Boquim, Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D’Ajuda. Fábio foi acompanhado de Diógenes Almeida, ex-prefeito de Tobias Barreto, e Diógenes Júnior, secretário adjunto de Agricultura do Estado de Sergipe.

Max Prejuízo apresenta PL que proíbe o descarte de lixo em logradouros



O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, 10/9, para explicar e pedir o apoio dos demais parlamentares para aprovação do seu novo Projeto de Lei, de n° 184/2013, que dispõe sobre a proibição de jogar ou depositar lixo, entulho ou material de qualquer espécie ou natureza, em área não destinada a depósito ou coleta pelo Poder Público.

“Toda mudança causa transtornos”, diz Valdir Santos



Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 10/9, o vereador Valdir Santos (PTdoB) comentou a mudança do diretório do PTdoB em Sergipe. O parlamentar não esconde o descontentamento e afirma que não muda de sigla de partidária por insegurança de perder o atual mandato de vereador. 

Prefeitura garante que profissionais do “Mais Médicos” se diferenciam e conquistam populações em São Cristóvão



Eles chegaram ao município de São Cristóvão a pouco mais de uma semana, mas já estão fazendo a diferença no atendimento primário aos cidadãos.  Integrantes do programa federal “Mais Médicos”, Matheus Santana Barreto e Ana Gabriela de Santana Gois chegaram à cidade com o intuito de colaborar para o melhoramento das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em regiões com carência de profissionais. Pelo visto, já estão cumprindo com as metas estabelecidas.

Valadares preside Audiência Pública sobre projeto que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) presidiu, nesta manhã, Audiência Pública sobre Projeto de Lei da Câmara nº 37 de 2013, que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Valadares é relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e um dos autores do requerimento. A reunião contou com a presença do autor do projeto na Câmara, Deputado Osmar Terra (PMDB-RS), e de representantes do Ministério da Justiça, Conselho Feral de Psicologia, Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Rede Nacional Internúcleos de Luta Antimanicomial, Rede Pense Livre, Rede Justiça Criminal e Confederação das Comunidades Terapêuticas.

Venâncio: São Domingos não tem médico para atender a população


O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã dessa terça-feira (10), para denunciar que o município de São Domingos está sem médicos para prestarem o atendimento à comunidade. O parlamentar denunciou que, desde janeiro, o município tem recebido regularmente os repasses do Programa de Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde. 

Comissão aprova reforma eleitoral

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou ontem, em turno suplementar, o substitutivo elaborado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) à proposta da minirreforma eleitoral (PLS 441/2012), de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Apesar de ter sido votada em decisão terminativa na comissão, a proposta seguirá para o Plenário do Senado. O autor da matéria, Romero Jucá, apresentou recurso para que o projeto seja votado em Plenário, com o argumento de que a minirreforma precisa ter a “chancela” de toda a Casa antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Famílias de presidiários já receberam R$ 327,3 milhões em 2013

A Previdência Social pagou R$ 327,3 milhões em auxílio-reclusão até agosto deste ano. O valor é 14,1% maior do que o desembolsado no mesmo período de 2012, quando foram pagos R$ 285,8 milhões em benefícios. O aumento dos valores coincide com o próprio crescimento da população carcerária, que passou de 514.582 em 2011 para 548.003 no final do ano passado. O auxílio-reclusão é o benefício previdenciário mensal a que têm direito os dependentes dos trabalhadores que se encontram presos no regime fechado ou semiaberto e contribuíram para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Deputados gastam R$ 464,1 mil com jardins

A Câmara dos Deputados não economiza quando se trata dos jardins da Casa. De 10 de setembro a 31 de dezembro deste ano, os serviços de manutenção, conservação e implantação dos jardins internos e externos do órgão irão custar R$ 464,1 mil. O valor, empenhado pelo órgão na semana passada, inclui ainda o pagamento do 13º salário aos servidores que trabalharem com o serviço.

Turismo e Desporto aumenta limite de dedução para doação para esporte

Foi aprovada na Comissão de Turismo e Desporto projeto que estende até 2020 os incentivos fiscais garantidos por lei (Lei 11.438/06) às doações e patrocínios a projetos esportivos previamente autorizados pelo Ministério do Esporte.

Secretário diz que não haverá aumentos para servidores e anuncia cortes nas despesas do estado


Os servidores públicos do estado de Sergipe não terão nenhum tipo de reajuste salarial este ano. Nem mesmo a reposição do índice inflacionário será feita. A informação foi divulgada na manhã de ontem, pelo secretário de Finanças, Jeferson Passos, que foi empossado ontem no cargo. Em entrevista ao radialista George Magalhães, na rádio Mega FM, Jeferson também afirmou que o estado vai cortar na própria carne, diminuindo despesas em alguns setores.

Valadares: 1ª etapa do Canal de Xingo envolverá R$ 2 bi


No final da semana passada o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) estabeleceu contatos para atualizar informações a respeito dos investimentos do Ministério da Integração na obra do Canal do Xingó. “Segundo nos informa o Superintendente Regional da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana, segue dentro do cronograma o processo licitatório para elaboração do anteprojeto da primeira etapa do Canal de Xingo”, informou o senador.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Presidente sanciona sem vetos projeto que destina royalties do petróleo para educação e saúde

A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta segunda-feira, sem vetos, o projeto de lei 323/07, que destina os royalties do petróleo para a educação (75%) e a saúde (25%). O projeto gerou muita polêmica durante sua tramitação no Congresso Nacional, mas, ao final, houve um consenso que foi muito elogiado pela presidente e pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha.

Empresários sergipanos financiam volta da Arena


Estudantes pretendem recriar partido que deu sustentação política à ditadura militar


Por MAX AUGUSTO




Uma época de exceção democrática, com prática de tortura, prisões, mortes por motivações políticas, imprensa e artistas censurados. Essa foi a situação do Brasil após o golpe militar de 1964. Agora, quase 50 anos depois, um grupo de jovens brasileiros pega carona numa verdadeira farra de criação de partidos e trabalha a refundação da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). O movimento já chegou a Sergipe, e segundo os coordenadores locais, alguns empresários estariam financiando as ações da nova Arena.

Jackson iniciará mobilização para liberação de emendas para Sergipe junto ao orçamento da União

Uma ação articulada para buscar promover a liberação de emendas ao orçamento da União de extremo interesse de Sergipe. A ação política será iniciada já na próxima semana em Brasília (DF). Esta foi a decisão tomada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, após uma reunião com o senador Antônio Carlos Valadares, onde realizaram um balanço de todas as emendas de bancada aprovadas no Orçamento Geral da União (OGU) de 2012. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio, no final da manhã desta segunda-feira, 9.

Saúde alerta para a importância da Vacinação Anti-Rábica

A Campanha de Vacinação Anti-Rábica, em Sergipe, teve início nesta segunda-feira, 09, e tem o objetivo de vacinar os cães e gatos das zonas urbana e rural dos 75 municípios sergipanos. A iniciativa segue até o dia 18 de outubro em todos os postos de saúde.

Municípios do semiárido sergipano serão contemplados com sistemas de abastecimento d’água

O Estado de Sergipe terá 20 municípios do interior contemplados com o novo sistema simplificado de abastecimento de água. A iniciativa faz parte do programa federal “Água Para Todos”, que vai construir poços em comunidades rurais afetadas com a estiagem ou com o baixo número de precipitação de chuvas.

Deputados consideram funk como manifestação da cultura popular

A Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou ontem projeto (PL 4124/08) que reconhece o funk como manifestação cultural popular digna do cuidado e proteção do Poder Público. Do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), o texto assegura aos artistas do funk o respeito aos seus direitos, e ao movimento funk a livre realização de suas atividades e de manifestações como festas, bailes e reuniões.