sábado, 24 de agosto de 2013

Vigilância Sanitária de Aracaju alerta para ketchup contaminado

A Vigilância Sanitária de Aracaju alerta a comunidade aracajuana sobre cuidados na compra e consumo do produto ketchup Heinz de lotes de fabricação 2C30, 2k04, 2C31 (numeração que pode ser conferida nos rótulos do produto). Conforme o coordenador da Vigilância, Ávio de Britto, o alerta é uma determinação da ANVISA que após análise laboratorial, constatou pelos  de rato nos referidos lotes do produto.

Rogério reúne militantes no IFS e discute a candidatura a presidência do PT


Os militantes e lideranças lotaram o auditório do IFS para a reunião ampliada em que o Deputado Federal Rogério Carvalho discutiu as propostas da Chapa Militância Presente Partido Forte que concorre a presidência do Partido dos Trabalhadores, na eleição que acontece no dia 10 de novembro.

Jackson reivindica avanço em ações de combate à seca em reunião do Condel, em Maceió

O avanço das ações e apoio do Governo Federal para minimizar os efeitos da seca no Nordeste foram pauta da 18ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que reuniu representantes dos governos do Nordeste, além de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 23, em Maceió (AL). O governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto participou do evento, que contou ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do superintendente da Sudene, Paes Landim.

O Governo Federal precisa lembrar mais de Sergipe, afirmou Amorim em reunião na UFS

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) participou de reunião na Universidade Federal de Sergipe - UFS, promovida pelo reitor da instituição, Angelo Antoniolli, na manhã de ontem, junto aos parlamentares Valadares Filho, Rogério Carvalho, Marcio Macedo, pró-reitores e diretores dos polos. O encontro teve como objetivo explanar as benfeitorias já alcançadas com base às emendas destinadas pelos parlamentares, além de agradecer por tal feito e solicitar mais recursos para assim dar continuidade aos projetos.

Mendonça Prado quer o fim do analfabetismo, da violência e do trabalho infantil

Em comemoração ao Dia da Infância, o democrata Mendonça Prado (SE) discursou no plenário da Câmara dos Deputados, destacando as reduções nas taxas de analfabetismo e trabalho infantil, e criticando o aumento dos indicadores de violência. “Os avanços nessas duas áreas, educação e trabalho, são louváveis e, acredito, demonstram que o Brasil caminha para a erradicação do analfabetismo. Contudo, enquanto esses dados são reduzidos, a mortalidade decorrente da violência tem aumentado consideravelmente entre crianças e jovens”, afirmou o parlamentar.

Primeiro poço de Carmópolis será tombado como Patrimônio Histórico

A Petrobras, através da Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe (UO-SE/AL), realizará no dia 27/08, às 9h, a solenidade de Tombamento do Poço Carmópolis-1 e de comemoração pelos 50 Anos da Descoberta do Campo de Carmópolis. A partir desta data, o Campo de Carmópolis passa a ser Patrimônio Histórico do Estado de Sergipe.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Comissão aprova plebiscito para criação do estado do Rio São Francisco

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou na quarta-feira (21) proposta que prevê a realização de plebiscito para a criação do estado do Rio São Francisco, que seria formado por 35 municípios do oeste baiano, conforme o Projeto de Decreto Legislativo 355/11, do deputado Oziel Oliveira (PDT-BA).

Senado debate marco civil sobre direitos e deveres dos internautas

Antes mesmo que o projeto chegue ao Senado, começa na Casa o debate a respeito do Marco Civil da Internet. Em duas audiências, uma na terça (27) e outra na quinta-feira (29), os senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) vão ouvir as opiniões de especialistas, de representantes do governo e das empresas de telecomunicação e de tecnologia a respeito do projeto (PL 2126/2011) que estabelece os direitos e deveres básicos dos internautas.

Rastreador para evitar roubo de motos e veículos

Proprietários de motos e veículos no Estado  encontraram  um forte  aliado para evitar roubos, furtos e  até  sequestros, o Rastreador em motos e veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), de janeiro a julho deste ano, foram roubados e furtados 991 veículos em Sergipe. De 1994 para cá, já foram 8.459 veículos. O delegado da Divisão Especial Contra Roubo e Furto de veículos (DERV), Marcelo Hercos, alerta que os principais fatos que motivam os roubos são: a revenda dos carros; e o outro, muito mais comum, é a revenda de peças no mercado ilegal. 

Goretti Reis cobra mais rigor na fiscalização dos contratos da Saúde de Aracaju

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, participou de reunião com equipes de gestores de diversos setores administrativos da Secretara Municipal da Saúde na manhã de ontem. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde no bairro Ponto Novo e teve o objetivo de debater medidas necessárias para atingir mais eficácia e agilidade nos procedimentos de fiscalização e regularização de contratos entre a Saúde e os prestadores de serviço. Durante a reunião, Goretti Reis enfatizou que a Secretara Municipal da Saúde foi entregue pela gestão passada em situação difícil e com muitos contratos vencidos, além de dívidas junto às empresas prestadoras.

Hospital Regional de Propriá registra alto número de atendimentos

O Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, fechou o mês de julho com 6.013 usuários oriundos de cidades da região do Baixo São Francisco e parte de Alagoas. No total, foram 16.390 atendimentos no Pronto Socorro (envolvendo procedimentos ambulatoriais, atendimentos de enfermagem, atendimento de urgência e cirurgias ambulatoriais) e 10.509 procedimentos clínicos (entre consultas, exames e administração de medicamentos).

Sergipe é destaque em feira de turismo na Bahia

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) está participando do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), que acontece desde a última quarta-feira no Centro de Convenções de Salvador.

Venâncio: Povo de Sergipe não pode pagar por briga entre PT e PMDB

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna para repercutir as recentes declarações do vereador de Aracaju, Robson Viana (PMDB), a setores da imprensa, dando conta que setores do governo estariam maquiando dados para atrapalhar o desempenho do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB). Ao citar detalhes da entrevista do vereador, Venâncio disse que Robson Viana revelou que o governador em exercício não tem autonomia para governar e que se continuar do jeito que vai, é melhor o PMDB entregar o governo. “Pelo o que disse Robson Viana, o governador não sabe quanto o Estado arrecada porque estão maquiando os dados, os números do governo. Vejam a gravidade dessa declaração”.

Cristovam Buarque defende federalização da educação básica

Em pronunciamento ontem o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que, além de objetivos ambiciosos na educação, o Brasil deve espalhar por todo o território as grandes experiências no setor, o que só seria possível com a federalização do ensino.
Nesse sentido, Cristovam cobrou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2013, de sua autoria, que responsabiliza a União pelo financiamento da educação básica pública. A proposta encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nota de esclarecimento sobre o pagamento de precatórios

Tendo em vista a manifestação ocorrida nesta quinta-feira, 22/08/2013, na frente do Palácio da Justiça, referente aos Precatórios, o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, presta os seguintes esclarecimentos:

Justiça obriga Estado de Sergipe e Município de Itabaianinha a retirar nome de pessoas vivas de prédios públicos

O Poder Judiciário Sergipano determinou que o Município de Itabaianinha e o Estado de Sergipe, na pessoa do Secretário de Educação, removam os nomes de pessoas vivas dos prédios e logradouros públicos que não foram conferidos por Lei, no prazo de 60 (sessenta) dias.

Transporte coletivo: mais 30 ônibus chegam a Aracaju

Vinte e quatro novos ônibus foram apresentados na manhã de hoje, 22, à população aracajuana na praça de eventos da Orla de Atalaia, fazendo parte de um lote de 30 novos veículos que chegarão até o próximo sábado. A chegada dos ônibus 0km faz parte do plano de mobilidade urbana que está sendo implantado pelo prefeito João Alves Filho para a melhoria do transporte coletivo de Aracaju. 

Samuel: Governo negocia com categorias e esquece servidores em geral

O deputado estadual Capitão Samuel Barreto (PSL) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para defender que o governo do Estado negocie com os servidores públicos, mas que envie para a AL o projeto de reajuste linear para o funcionalismo de uma forma geral. Samuel acha importante a manutenção do diálogo, mas repudiou o acordo com algumas categorias em detrimento das demais.

Jackson Barreto assina investimento de R$ 11 milhões em editais de pesquisa científica

Estimular a ciência para continuar crescendo social e economicamente. Com esse objetivo, o governador em exercício Jackson Barreto assinou editais de programas de pesquisa no valor de R$ 11 milhões na manhã desta quinta-feira, 22. Os programas serão coordenados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) nas áreas de saúde, formação de recursos humanos, popularização científica e olimpíadas escolares.

"É preciso mexer na nossa legislação e tornar a política algo mais sério", diz Aribé

O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 21/8, para enfatizar a importância de uma reforma política no Brasil. Segundo o parlamentar do PSB, a reformulação é urgente e imprescindível para a mudança do país. "Há muitos ensaios para mudar o panorama político, mas o que falta é coragem para se fazer uma reforma política pensando no cidadão", afirmou.

TCE vai apurar legalidade de pagamentos retroativos a delegados de polícia

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vai apurar a legalidade do iminente pagamento de valores aos delegados de polícia, a título de revisão geral anual, referente ao exercício de 2008. Assim decidiu o colegiado na sessão plenária desta quinta, 22, quando foi aprovada ainda a expedição de uma medida cautelar determinando ao Secretário de Estado da Segurança Pública e ao Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão que, pelo prazo de 40 dias, se abstenham de praticar qualquer ato e/ou medida tendente ao pagamento dessa verba.

Jackson diz que secretários precisam dar atenção aos deputados


Por MAX AUGUSTO 
 
O governador em Exercício, Jackson Barreto (PMDB), cobrou dos secretários de estado mais atenção aos deputados estaduais. Em entrevista concedida ontem Jackson exigiu que os secretários, subsecretários e diretores de órgãos fossem mais acessíveis aos parlamentares. Já durante reunião ocorrida na tarde de ontem, ele cobrou mais ações dos secretários e dos assessores de comunicação.

Valadares Filho é eleito presidente da Comissão de Turismo e Desporto

Em eleição realizada na tarde de ontem o deputado Valadares Filho (PSB-SE) foi eleito por unanimidade para ocupar a presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD). Como primeiro vice-presidente da CTD, foi o eleito o deputado do PSB de São Paulo, Abelardo Camarinha.

Crece emprego com carteira assinada em Sergipe

        Segundo levantamento do DIEESE em Julho de 2013 foram admitidos 10.883 trabalhadores e desligados 9.232gerando um aumento no emprego formal em Sergipe de 1.651 postos de trabalho. Nos últimos doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de +2,50% (em termos relativos), e 7.040 novos vínculos (em termos absolutos).

Jackson anuncia implantação do grupo Saint-Gobain que investirá R$ 230 milhões em SE

Mais uma empresa de reconhecimento internacional que se incorpora à fase mais importante na história dodesenvolvimento industrial sergipano. Essa é a constatação após o anúncio oficial dos investimentos e do cronograma de obras da nova fábrica Verallia, que é a empresa fabricante de embalagens de vidro do grupo Saint-Gobain, que será instalada no município de Estância, a 72 km da capital. A estimativa é de que a terraplanagem do terreno esteja concluída em fevereiro de 2014 e o início de funcionamento da unidade ocorra até outubro de 2015. Os anúncios foram realizados no Palácio dos Despachos, com a presença do governador em exercício, Jackson Barreto, e do diretor Executivo da Verallia, Roberto Luiz Correa.

“Nem DEM, nem PSC”, defende Ana Lúcia

Temos uma resolução congressual de não construir alianças com o DEM, por ser um partido que tem um projeto de sociedade oposto ao defendido pelo Partido dos Trabalhadores. Já o PSC em Sergipe representa uma concepção conservadora e atrasada da política, na contramão dos direitos dos trabalhadores e na contramão do que propõe o nosso partido. Por isso, nem João Alves nem Amorim nos interessam como aliados. Nem DEM, nem PSC”. A responsável pela afirmação é a deputada estadual Ana Lúcia (PT).

Armando Batalha toma posse amanhã como presidente estadual do PRP

O secretário Geral de Governo de São Cristóvão e ex-deputado estadual, Armando Batalha, tomará posse amanhã como presidente estadual do Partido Republicano Progressista (PRP). O ato acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, e contará com as presenças do presidente nacional do partido, Ovasco Resende e do deputado federal pelo PRP, Janio Natal.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

41% dos jovens brasileiros já experimentaram maconha

Pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 42% dos jovens brasileiros já experimentaram maconha. O levantamento revela ainda outros dados interessantes:
- a primeira transa acontece em média aos 17 anos; 
- 14% já beijaram alguém do mesmo sexo; 
-73% moram com os pais; 
-95% se dizem viciados em tecnologia     CONFIRA MAIS DADOS!

População carcerária feminina aumenta 42% nos últimos cinco anos

A quantidade de mulheres encarceradas no Brasil aumentou 42% entre 2007 e 2012, segundo os números mais recentes do InfoPen Estatística, banco de dados sobre o sistema carcerário do Ministério da Justiça. Em dezembro de 2007, havia 24.052 mulheres nas prisões brasileiras, cumprindo pena nos regimes fechado e semiaberto ou em medida de segurança nos hospitais de custódia. Cinco anos depois, havia 34.159 mulheres no sistema carcerário brasileiro, um acréscimo de 10.107 pessoas, de acordo com o InfoPen. No período, o percentual das presas em relação ao total de pessoas detidas subiu de 5,97% para 6,48%.

Google, Facebook, Microsoft e Twitter negam fornecimento de informações aos Estados Unidos

Representantes de grandes empresas de internet com atuação no Brasil voltaram a negar ontem, em audiência pública na Câmara dos Deputados, o fornecimento de informações de usuários brasileiros para o governo dos Estados Unidos. O diretor de Políticas Públicas do Google Brasil, Marcel Leonardi, disse que a empresa não aderiu ao programa Prism nem a qualquer outro programa de vigilância governamental.

Iran pede explicações à PMA sobre contratação do escritório de Jaime Lerner

O vereador Iran Barbosa, PT, líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, usou a tribuna, na manhã de ontem para pedir esclarecimentos à administração pública municipal sobre a contratação,pela EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização, do escritório do arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, condenado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná a pagar uma indenização ao Estado no valor de 4,3 milhões, por ato de improbidade administrativa, sendo proibido, inclusive, de contratar com o Poder Público. O escritório do arquiteto foi contratado pela EMURB, pelo valor de R$ 2,45 milhões, com dispensa de licitação, para prestação de serviços de consultoria e apoio técnico.

Viação Cidade Histórica é processada por atraso nos salários

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) entrou com uma ação civil pública contra a empresa de transportes Viação Cidade Histórica devido ao atraso no pagamento dos salários e da remuneração das férias dos empregados.

Deputado Arnaldo Bispo destaca ações do governo do Estado em Itabaiana

O deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) fez discurso durante a sessão de ontem, da Assembleia Legislativa, para registrar algumas ações do governo do Estado no município de Itabaiana. Ele destacou a visita feita à cidade do agreste sergipano na última sexta-feira pelo governador em exercício, Jackson Barreto. Segundo ele, na oportunidade, o governante visitou as obras do Hospital Regional, visitou a área onde será construída a Central de Abastecimento (Ceasa) e assinou um termo para a reforma do Colégio Estadual Murilo Braga.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dependente com até 32 anos poderá ser incluído no IR

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou ontem, em decisão terminativa, proposta que estende de 21 para 28 anos a idade de filhos ou enteados que o contribuinte pode incluir como dependentes do Imposto de Renda (IR). Se eles ainda estiverem cursando faculdade ou escola técnica de segundo grau, esse limite poderá ser ampliado de 24 para até 32 anos.

Pastor Roberto quer vereadores fiscalizando as feiras

O vereador pastor Roberto Morais fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o Pequeno Expediente da sessão plenária dessa terça-feira, 20, com o intuito de reforçar o convite aos demais vereadores para que, juntos, possam fiscalizar as feiras livres de Aracaju. 

Valor Econômico destaca nova fábrica de embalagens em Sergipe

O jornal Valor Econômico, na edição desta terça-feira, 20, publica reportagem sobre a chegada de uma unidade de embalagens de vidro em Sergipe. De acordo com a matéria, o grupo francês a Saint-Gobain anunciará oficialmente amanhã, 21, um aporte de R$ 230 milhões em uma nova fábrica em Sergipe.

Cidadãos com sangue A, B, Ab e O negativo são convocados para doação

Para atender a demanda transfusional da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) necessita realizar uma coleta diária de 120 bolsas de sangue. De acordo com um balanço nas doações, referente ao mês de julho e a primeira quinzena de agosto, foram coletadas uma média de 70 a 80 bolsas por dia.

João Daniel ressalta importância de rodovia inaugurada em povoado de Poço Redondo

Em discurso ontem na Assembleia Legislativa, o deputado João Daniel (PT) registrou a importância da rodovia estadual inaugurada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, na última sexta-feira, no município de Poço Redondo. A rodovia tem 30 quilômetros de extensão e liga o povoado Santa Rosa do Ermírio até a divisa com o estado da Bahia. O deputado disse que, além dele, prestigiaram a inauguração os deputados federais Valadares Filho e Fábio Reis além da deputada estadual Conceição Vieira.

Projeto de lei para reajuste de 7,97% dos professores

O Governo de Sergipe enviou no início do mês Projeto de Lei que revisa o índice de reajuste dos professores da rede estadual de ensino. O projeto prevê recomposição salarial de 7,97% para todo o magistério e faz parte da negociação do governador em exercício, Jackson Barreto com a categoria. 

Dilma aprova recursos do PAC Cidades Históricas para São Cristóvão

A cidade de São Cristóvão está entre as 44 que serão contempladas pela ação intergovernamental PAC Cidades Históricas. A confirmação foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural (IPHAN) em sua página, e oficializada pela presidenta da república, Dilma Rousseff, nesta terça-feira (20), em um evento na cidade de São João Del-Rey, Minas Gerais.

Vereador critica paralisação nacional dos médicos

Na manhã de ontem o vereador Max Prejuízo (PSB) solicitou aos parlamentares sergipanos na Câmara Federal e no Senado que votem a favor da manutenção dos vetos da presidente Dilma à Lei nº 12.842, conhecida como Ato Médico, que regulamenta a atividade médica no país. Em discurso na Câmara de Aracaju, Max ainda criticou a paralisação nacional dos médicos, que aconteceu na manhã de ontem, como forma de protesto aos vetos da presidente Dilma Roussef (PT) ao projeto de lei.

Fórum de Defesa da Grande Aracaju quer mesa de negociação para definir local do Pré-caju

Por MAX AUGUSTO  
O Fórum de Defesa da Grande Aracaju está defendendo que a Prefeitura da capital crie uma mesa de negociação para que seja discutido um novo lugar para a realização do Pré-caju. A mesa reuniria representantes da sociedade civil e órgãos públicos estaduais e municipais, em torno de um debate técnico sobre o melhor local para a realização da festa. A proposta foi apresentada ontem pelo coordenador do fórum, José Firmo dos Santos, durante sessão especial realizada na Câmara Municipal, para discutir o tema.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pré-caju poderá ter um dia a menos e ser realizado na Coroa do Meio


Durante a sessão especial realizada agora a tarde na Câmara Municipal de Aracaju, foram apresentadas diversas propostas com o objetivo de reduzir os impactos negativos do evento na rotina da cidade. Entre as mudanças sugeridas está a redução do período do evento de quatro para três dias. Outra proposta é que a prévia saia da Avenida Beira Mar, no Bairro Treze de Julho e passe para Avenida Delmiro Gouveia, via que dá acesso ao Bairro Coroa do Meio. As mudanças seriam válidas apenas para 2015, já que para 2014 a Prefeitura de Aracaju já autorizou a realização da festa na avenida Beira-mar.

ENTREVISTA - IRAN BARBOSA: “Há um agravamento do caos urbano em Aracaju”


Por MAX AUGUSTO 

Durante a campanha eleitoral o prefeito João Alves Filho (DEM) se apresentou como a solução para os problemas de Aracaju. No entanto, até o momento existe um agravamento do caos urbano, a situação só tem piorado. Essa é a avaliação do vereador Iran Barbosa (PT), líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX Iran Barbosa avalia que vários itens do cotidiano da cidade têm apresentado pioras: trânsito, transporte público, limpeza urbana,  manutenção da malha e outras questões. Ele também confirma que será deputado à presidência do Diretório Municipal do PT em Aracaju, juntamente com a deputada estadual Ana Lúcia, que disputará o comando estadual. Sobre as polêmicas levantadas pelo vereador Agamenon (PP), Iran disse que os professores pretendem leva-lo à Justiça, e lamentou que na Câmara de Aracaju não esteja em funcionamento a comissão de ética, para representar o parlamentar. Leia a seguir.

ENTREVISTA – AGAMENON SOBRAL: “Estou falando o que o povo queria falar”



Por MAX AUGUSTO
 
Durante o primeiro semestre da nova legislatura na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Agamenon Sobral (PP) foi um dos responsáveis pela quebra do marasmo que vez por outra pairava pela casa. Com pronunciamentos duros e sem meias palavras, Agamenon é considerado um tanto “bronco” por alguns, mas seu discursos sobre os professores e médicos que deliberadamente faltam ao trabalho, tem encontrado eco na periferia. Na conversa com o JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX ele considerou inadmissível que um funcionário público não apareça para trabalhar e não haja corte na sua remuneração. Leia a seguir a entrevista.

JC ON LINE: SE está entre os sete estados que já cruzaram o 'sinal amarelo' dos custos com pessoal

Os dados levantados pelo jornal Estado de São Paulo  nos relatórios de gestão fiscal, entre 2009 e 2012, mostram que sete unidades da Federação já ultrapassaram o chamado limite prudencial de gastos com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins deixaram para trás o limite de alerta de comprometimento de até 46,55% de suas receitas, como manda a lei.

“Quero e tenho condições de ir para o 2º turno”, diz Ana Lúcia

Única mulher concorrendo à presidência do PT Sergipe, Ana Lúcia acredita ter chances reais de disputar o 2º turno das eleições internas do partido


“O PT é um partido diverso e plural, que preza pelo debate de ideias e propostas com todos os seus filiados e filiadas. Por isso, quem decide eleições no Partido dos Trabalhadores não é um núcleo dirigente, mas a militância do PT, que se posiciona e vota no projeto que acredita ser essencial para os rumos do partido”. A afirmação é da professora e Deputada Estadual Ana Lúcia, candidata à Presidência Estadual do PT.

Petrobras confirma potencial da área de Muriú na Bacia de Sergipe

A Petrobras informa os resultados da perfuração do poço de extensão 3-SES-175D (3-BRSA-1180-D-SES), informalmente conhecido como Muriú 1, localizado na área da concessão BM-SEAL-10, blocos SEAL-M-347 e SEAL-M-424, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe.

Novo código de Processo Civil pode entrar na pauta

A análise do projeto de novo Código de Processo Civil (PL 8046/10, apensado ao PL 6025/05) é o destaque do Plenário nesta semana. A intenção do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, é colocar a proposta em votação na quarta-feira (21), mas isso ainda depende de acordo no Colégio de Líderes.

Pesquisa revela que 84,28% dos entrevistados confiam no Judiciário

Durante dez dias, no mês de maio, o Tribunal de Justiça de Sergipe realizou a quinta edição da pesquisa de satisfação com os usuários do Judiciário local. Dos cerca de 1.200 entrevistados – em diversos fóruns de Aracaju, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagarto, Estância, Propriá, São Cristóvão, Glória e Socorro – 84,28% disseram que confiam no Judiciário sergipano e 56,35% avaliaram como bom os serviços prestados. 

Jackson entrega rodovia ligando Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo

Um sonho concretizado para os moradores de uma das maiores bacias leiteiras do estado de Sergipe. No final da manhã desta sexta-feira, 16, o governador em exercício, Jackson Barreto, entregou oficialmente a rodovia Clotilde Simões da Silva, que liga os povoados Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, à divisa com o município de Pedro Alexandre, na Bahia. Fruto de um investimento de R$ 16,2 milhões, a nova rodovia representa a realização de um antigo sonho de todos os moradores da região, uma vez que, além de viabilizar todo o processo de desenvolvimento, será um instrumento fundamental para o escoamento dos 40 mil litros de leite produzidos na área diariamente.

Concurso para Magistério: 8º edital de convite abre 105 vagas

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) divulga o 8º edital de convocação por convite do concurso para o Magistério Estadual, em virtude de vagas em locais em que não há mais candidato aprovado. Nessa lista, há 105 vagas, sendo cinco para o cargo de professor de Artes, 45 de Biologia, duas para Filosofia, 27 de Física, duas de Geografia, quatro de Língua Inglesa, duas de Química e 18 de Sociologia.

domingo, 18 de agosto de 2013

TRT divulga lista dos maiores devedores em Sergipe

O Tribunal Regional do Trabalho divulga a lista dos 100 maiores devedores em Sergipe, ação que faz parte da preparação do TRT para a 3ª Semana Nacional de Execução Trabalhista. Segundo o presidente do TST e CSJT, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o objetivo da Semana Nacional de Execução Trabalhista é tornar efetivas as decisões da Justiça.

Senado gasta R$ 176,6 mil com eletrodomésticos

Para equipar os restaurantes da nova praça de alimentação do Senado Federal, a Casa empenhou cerca de R$ 176,6 mil em eletrodomésticos na última semana. As compras servirão para os restaurantes “Escola dos Senadores” e “Escola de Massas e Risotos” da nova praça de alimentação do órgão. Os restaurantes serão administrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/DF).

Sessões da câmara serão realizadas pela manhã


A partir desta terça-feira, 20/8, as Sessões Plenárias da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), passarão a ser realizadas pela manhã, às 9h. A decisão foi aprovada por projeto de resolução no Plenário da Casa na tarde da última quinta-feira. O presidente da CMA, Vinícius Porto (DEM), revelou que mesmo com a mudança, as sessões plenárias continuarão sendo transmitidas pela Rádio Jornal, TV Alese e TV Atalaia.

Cidadãos podem acompanhar em tempo real julgamentos sobre corrupção


Os cidadãos agora já podem acompanhar a evolução dos julgamentos de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública em tempo real. Disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Processômetro da Meta 18 do Judiciário, que antes era atualizado semanalmente, agora apresenta de forma automática os dados inseridos pelos tribunais brasileiros sobre o cumprimento do objetivo.

Jackson assina ordem de serviço para reforma do Murilo Braga, em Itabaiana



Investimentos em infraestrutura podem impactar positivamente no desempenho dos alunos.  A fim de aumentar o rendimento escolar e ampliar a oferta de cursos profissionalizantes no estado, o Governo de Sergipe reformará a escola estadual Murilo Braga, tradicional instituição de ensino de Itabaiana. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi coordenada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, na tarde desta sexta-feira, 16. O investimento de R$ 5.097.526,69 possibilitará a oferta dos cursos profissionalizantes em Redes de Computadores e técnico em Móveis, além da recuperação do ginásio de esporte e da quadra coberta da escola.

Jackson assina contratos para o desenvolvimento do Distrito Industrial de Itabaiana



Com o intuito de promover o desenvolvimento de Sergipe, partindo da lógica da dinamização da economia não só na capital, mas considerando o interior do estado, o governador em exercício, Jackson Barreto, deu mais um importante passo que ajudará o crescimento do município e da gente de Itabaiana. Em solenidade na noite da última sexta-feira, 16, no Centro de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Jackson assinou contratos que permitirão a aquisição de área a 33 empresários itabaianenses para construção de galpões que integrarão o Distrito Industrial de Itabaiana.

Max Prejuízo cobra providências à Construtora Heca para evitar novos acidentes no Canal 5


O vereador Max Prejuízo (PSB), esteve reunido, na manhã da última sexta-feira, 16/8, com Raimundo Cruz, diretor administrativo e financeiro da Construtora Heca, empresa responsável pela obra de cobertura do Canal 5, no conjunto Augusto Franco. Participaram , também, da reunião, Alexandre Prado e Paulo Lopes, diretor operacional e gerente de contrato, respectivamente. Um dos assuntos abordados foi o acidente que feriu gravemente uma criança que atravessou o Canal em obras.