sábado, 29 de junho de 2013

Déda informa sobre cirurgia e pede orações do povo sergipano

Governador foi submetido a uma cirurgia para extração do baço no início da manhã deste sábado, 29. Ontem, 28, Déda enviou uma mensagem aos sergipanos

O governador Marcelo Déda foi submetido a uma cirurgia para extração do baço (órgão linfo-sanguíneo) no início da manhã deste sábado, 29, no Sírio Libanês, em São Paulo, e gravou ontem, 28, uma mensagem aos sergipanos, pedindo por orações e ajuda ao governador em exercício, Jackson Barreto, para que ele administre o Estado com êxito nestes dias em que está tratado da saúde. Internado há 32 dias, Déda está na batalha contra um câncer no estômago. Nas próximas horas, o Sírio Libanês emitirá uma nota à imprensa informando o estado de saúde do governador.

Valadares propõe audiência pública sobre a Lei Antidrogas

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) foi designado relator da Lei Antidrogas no Senado Federal. "Com o objetivo de instruir o projeto de Lei Antidrogas já aprovado pela Câmara dos Deputados, e, agora em tramitação no Senado, apresentei requerimento para a realização de audiência pública na CCJ, onde fui designado relator da matéria pelo presidente senador Vital do Rego."

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PL de Valadares Filho propõe destinação de verba para Bibliotecas


Projeto de Lei de autoria do deputado do PSB de Sergipe, Valadares Filho, que foi dado entrada, na semana passada, junto à Mesa Diretora da Câmara, propõe a criação do Programa Livro Direto na Biblioteca (PLDB), que prevê o repasse de recurso direto para as bibliotecas públicas de todo o Brasil.

Jackson Barreto assina protocolo de intenções para instalação da Amsia Motors em Sergipe



Um ato marcante para a história do desenvolvimento industrial em Sergipe. Assim pode ser descrito o ato realizado no início da tarde desta quinta-feira, 27, quando o governador em exercício, Jackson Barreto, e o presidente da Amsia Motors, Mustafa Zeauddin Ahmed, assinaram um protocolo de intenções para instalação da primeira indústria automobilística em Sergipe. O ato também contou com a presença do príncipe da Arábia Saudita, principal acionista da empresa, Abdul Rahman bin Faisal al Saud. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju.

TCE firmará Termo de Ajustamento com a FHS para que sejam solucionadas falhas no Huse



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) irá firmar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com a Fundação Hospitalar de Saúde onde constarão os termos e prazos para que sejam solucionadas as irregularidades encontradas pela equipe técnica da Corte de Contas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Assim decidiu o Pleno do Tribunal na manhã desta quinta, 27, ao julgar o processo que trata da inspeção extraordinária realizada na unidade, cujo relator é o conselheiro Reinaldo Moura.

Estudantes têm até hoje para se inscrever no ProUni

O prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) termina hoje (27) às 23h59. As inscrições devem ser feitas no site do programa. Inicialmente, o prazo final era o dia 25, mas o Ministério da Educação prorrogou a data. O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior.

Regras gerais para concursos públicos serão votadas nesta quinta

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) transferiu para hoje a votação, em turno suplementar, de substitutivo do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) a projeto de lei do Senado que estabelece regras gerais para a realização de concursos públicos na esfera federal (PLS 74/2010). A proposição estava na pauta desta quarta-feira (26), mas, por acordo dos integrantes da CCJ, não foi votada por causa da antecipação da sessão do Plenário para as 12h30.

Comissão quer acelerar votação de projeto que amplia recursos da saúde

A comissão especial criada pelo Senado para debater o financiamento da saúde pública decidiu acelerar seus trabalhos para garantir que o Plenário vote na próxima semana a elevação dos recursos mínimos da União destinados à saúde. O presidente do Senado, Renan Calheiros, incluiu projeto sobre o tema em lista de matérias que devem tramitar com urgência, como resposta às manifestações por mais qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Reunião de líderes decidirá na terça sobre urgência para PL do tratamento gay

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, informou aos manifestantes que se reuniram com ele nesta quarta-feira que será realizada uma reunião de líderes na próxima terça-feira (2/7) para encaminhar o pedido de urgência para o projeto que se refere ao tratamento da homossexualidade (PDC 234/11). Com isso, a proposta será votada no dia seguinte (quarta-feira, 3/7) pelo Plenário.

Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondo

O plenário do Senado aprovou ontem projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Balanço nas doações de sangue confirma necessidade de mais voluntários



Um balanço da Campanha Junina de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) aponta para a necessidade da ampliação nas doações de sangue. De acordo com dados da Hemorrede Estadual, no final de semana do feriado de São João, relativo ao período de 21 a 24 de junho, foram coletadas 177 bolsas e dispensadas 226 para a rede hospitalar.

PSTU exige a revogação do aumento da passagem



Partido emite nota exigindo que o prefeito João Alves Filho (DEM) revogue o aumento da tarifa do transporte público, informa que apoia e é parte dos protestos de rua, mas condena os ataques aos prédios públicos.

HUSE registra aumento de amputações por fogos de artificio durante os festejos juninos



Devido aos festejos juninos, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Dr. José Olino de Campos Lima, localizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), montou um esquema especial para atender os casos de queimaduras típicos do período e ampliou o número de leitos para queimados, o que inclui uma sala especial de retaguarda de quatro leitos no Pronto Socorro (PS), oito leitos nas enfermarias e está com uma escala diferenciada de profissionais. Somente no período de 01 a 25 de junho, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou 69 atendimentos a vítimas de queimaduras. Mais uma vez, os fogos de artifício foram os grandes responsáveis por uma triste estatística, registrando 49 atendimentos até a noite de São João. Consequência disso: 16 amputações de membros.

Plenário pode votar hoje redução de imposto para transporte coletivo

O Plenário pode votar hoje, a partir das 9 horas, proposta que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre serviços de transporte coletivo municipal urbano. Pela proposta (PL 2990/11) a isenção das alíquotas terá duração de 5 anos.

Câmara aprova royalties do petróleo para educação e saúde

O Plenário aprovou, na madrugada desta quarta-feira (26), o projeto que destina os recursos dos royalties do petróleo à educação pública, com prioridade para a educação básica, e à saúde. A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo do deputado André Figueiredo (PDT-CE) ao Projeto de Lei 323/07, que precisa ser votado ainda pelo Senado.

Delfim Netto depõe na Comissão Municipal da Verdade de São Paulo e diz que não sabia de tortura

O ex-ministro Antônio Delfim Netto depôs ontem na Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog e negou praticamente todos os questionamentos. O economista, que foi ministro da Fazenda entre 1967 e 1974, disse desconhecer que houvesse uma ditadura no país e que pessoas eram presas e torturadas, além de negar que soubesse da existência de empresários que faziam doações para financiar a Operação Bandeirante (Oban).

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS até 2015

Até 2015, serão criadas 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), informou ontem o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, os postos serão abertos com investimentos do Ministério da Saúde. O número pode crescer com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento.

Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental são analfabetos funcionais, diz pesquisa

Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e não interpretam um texto de forma correta, segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada ontem pelo movimento Todos pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37

A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou ontem (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Vereadores aprovam redução na tarifa do transporte coletivo

Por 17 votos a favor e 5 contra a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta terça-feira, 25/6, o Projeto de Lei 138/2013 do Executivo Municipal, alterando o art.1º da Lei 4.381, de 10 de maio de 2013, revogando a majoração da tarifa do transporte público coletivo, de R$ 2,45 para R$ 2,35 ou seja a redução do percentual de 8,88% para 4,62%.

Deputado quer discutir instalação de antenas de celulares

O deputado Zezinho Guimarães propôs ontem que os demais membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das teles, da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, agendem uma audiência com o prefeito João Alves Filho (DEM) para discutir sobre a legislação que trata da instalação de antenas na capital. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Chuvas continuarão por mais 24 horas em Sergipe

As chuvas instáveis que caem desde a madrugada de hoje, 25, em todo o Estado devem permanecer por mais um período de 24 horas com características leves a moderadas. As informações são do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

ENTREVISTA com Vera Lúcia (PSTU): “João recebeu dinheiro dos empresários de ônibus”


Por MAX AUGUSTO 

O prefeito João Alves Filho (DEM) não acaba com a “mamata” dos empresários de ônibus porque recebeu dinheiro deles nas eleições. A afirmação é da presidente estadual do PSTU, Vera Lúcia, nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX. Ela lembrou que Aracaju tem a segunda tarifa mais cara do Nordeste e que seu partido está envolvido nas mobilizações contra o reajuste desde o início. Em alusão ao tão repetido comentário, ela diz que se o gigante acordou, foi porque alguém o sacudiu. Vera Lúcia também destacou a força da manifestação popular da última quinta e falou que entende o sentimento de repulsa da população aos partidos, mas avalia que cada um deve ir para a rua com suas bandeiras. Ela também disse que o povo está cansado do PT, PSDB e DEM, descartou uma aliança com o PT e convidou a deputada Ana Lúcia para os quadros do PSTU – foi Ana quem fez a sugestão da aliança. Leia a seguir a conversa.

Valadares Filho diz que investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana estão atrasados

Por MAX AUGUSTO
 
Na entrevista concedida ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o deputado federal Valadares Filho (PSB) considerou os altos investimentos nos estádios da Copa do Mundo como um dos principais fatores que desencadearam as manifestações populares por todo o Brasil. Como vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Valadares destacou outro problema: os atrasos nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana e transporte coletivo.

Vereador quer passagem de ônibus em R$ 2,25

O vereador Max Prejuízo (PSB) defendeu ontem que a passagem de ônibus em Aracaju volte a custar R$ 2,25. Para isso ele apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, uma indicação solicitando à Prefeitura da capital que zere a chamada taxa de gerenciamento cobrada às empresas de ônibus.

Plenário pode votar projeto que destina royalties para a educação

O Plenário pode votar hoje, a partir das 16 horas, o Projeto de Lei 5500/13, do Executivo, que destina 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. Desde a semana passada, em resposta às manifestações populares, a presidente Dilma Rousseff tem defendido a aprovação da proposta no Congresso. A pauta de votação, no entanto, só será confirmada após reunião de líderes partidários, que ocorre às 11h30.

Secretaria do Tesouro Nacional garante aval aos empréstimos do Proinveste

O governador em exercício, Jackson Barreto, obteve do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, a garantia de liberação dos recursos do Proinveste, já aprovados pelos deputados estaduais. A reunião foi nesta segunda, 24, em Brasília. Augustin assegurou que o aval da STN para o empréstimo de R$ 567 milhões sairá antes do final deste mês.

Jackson Barreto sugere à Dilma Rousseff o vale-transporte social

A criação do vale-transporte social foi sugerida pelo governador em exercício Jackson Barreto como parte da solução dos problemas de mobilidade urbana no país. A proposta foi feita à presidenta Dilma Rousseff, governadores e prefeitos de capitais reunidos nesta segunda, 24, em Brasília.

Recuperado, depois de cirurgia, João Alves vai ao Forró Caju 2013

Prefeito, vice e secretário receberam o governador em exercício
Completamente revigorado da cirurgia, o prefeito João Alves Filho prestigiou o terceiro dia do Forró Caju 2013. Satisfeito com o resultado da festa, o prefeito de Aracaju cumprimentou a multidão que compareceu ao evento no dia 22, e elogiou a forma ordeira como o público se comportou durante a noite de festa, mostrando o temperamento tranquilo do povo aracajuano.

Déda faz reflexões sobre manifestações populares no Brasil

O governador Marcelo Déda usou sua página no twitter, no final da tarde da última sexta-feira, 21, para se manifestar a respeito do momento que vive o Brasil e também pelo sucesso  da grande passeata desta quinta-feira, 20, em Aracaju.  Ele demonstra gratidão ‘a todos os amigos que torceram e oraram por mim. Estou bem melhor! Venceremos!’. Déda continua em tratamento de saúde em São Paulo na sua luta contar câncer de estômago.

André Moura volta a defender redução da maioridade penal

Nesta segunda-feira 24, o líder do PSC, André Moura (SE) realizou palestra sobre a redução da maioridade penal na capital do estado do Tocantins, Palmas. O evento ocorrerá no auditório da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, destinado a prefeitos, vereadores, lideranças políticas e população em geral.

Vagas para o TRT de Aracaju serão criadas

O deputado federal André Moura, líder do PSC na Câmara, foi designado semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) para ser o relator do PL 4268/2012, que dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ENTREVISTA com VERA LÚCIA (PSTU): “João recebeu dinheiro dos empresários de ônibus”


Por MAX AUGUSTO 
 
O prefeito João Alves Filho (DEM) não acaba com a “mamata” dos empresários de ônibus porque recebeu dinheiro deles nas eleições. A afirmação é da presidente estadual do PSTU, Vera Lúcia, nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / LOG DO MAX. Ela lembrou que Aracaju tem a segunda tarifa mais cara do Nordeste e que seu partido está envolvido nas mobilizações contra o reajuste desde o início. Em alusão ao tão repetido comentário, ela diz que se o gigante acordou, foi porque alguém o sacudiu. Vera Lúcia também destacou a força da manifestação popular da última quinta e falou que entende o sentimento de repulsa da população aos partidos, mas avalia que cada um deve ir para a rua com suas bandeiras. Ela também disse que o povo está cansado do PT, PSDB e DEM, descartou uma aliança com o PT e convidou a deputada Ana Lúcia para os quadros do PSTU – foi Ana quem fez a sugestão da aliança. Leia a seguir a conversa.

domingo, 23 de junho de 2013

Copa: Investimentos em infraestrutura estão atrasados, diz deputado



Por MAX AUGUSTO 

Na entrevista concedida ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o deputado federal Valadares Filho (PSB) considerou os altos investimentos nos estádios da Copa do Mundo como um dos principais fatores que desencadearam as manifestações populares por todo o Brasil. Como vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Valadares destacou outro problema: os atrasos nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana e transporte coletivo.