sábado, 1 de junho de 2013

Japaratuba: Padre Geraldo se afasta da prefeitura por 30 dias

Na próxima segunda-feira (3), o prefeito da cidade Japaratuba, Gerard Lothaire Jules Olivier, o padre Geraldo, transmitirá o comando do município para o vice-prefeito, Hélio Sobral Leite. O gestor passará 30 dias afastado do cargo, para dedicar maior atenção a seu tratamento de saúde. “É uma necessidade no momento. Preciso me restabelecer e seguir com o meu tratamento. A cidade estará em boas mãos”, destaca o prefeito. As informações são do secretário de Comunicação, Joaquim Santos.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jackson anuncia concurso para a PM

Previsão é de que o edital seja lançado até setembro para o certame que oferecerá 600 vagas

Uma decisão esperada há muito tempo foi oficialmente comunicada na manhã de ontem pelo governador em exercício, Jackson Barreto (PMD). O edital para a realização de concurso público visando a incorporação de mais 600 novos soldados à Polícia Militar de Sergipe deverá ser publicado até o mês de setembro. A informação foi divulgada após uma reunião com a cúpula da segurança pública e o núcleo de gestão do governo, realizada no gabinete do governador em exercício, no Palácio dos Despachos.

PSTU SERGIPE LANÇA PORTAL NA INTERNET

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Regional Sergipe, lança seu portal na internet.  “O site será mais um espaço de apresentação do programa do partido, expor para a sociedade sergipana nosso posicionamento sobre os principais acontecimentos do nosso estado", destaca Vera Lúcia, presidente estadual do partido.

Obra mal feita da construtora Delta na Coroa do Meio deixa rastro de problemas

Essa reportagem foi publicada há quase um ano e a situação continua a mesma... Acompanhe!


A nacionalmente famosa construtora Delta, envolvida em várias denúncias, ganhou a licitação para realizar obras de drenagem pluvial e esgotamento nos bairros Coroa do Meio e Atalaia. Ela iniciou os trabalhos e chegou a concluir alguns trechos, mas por onde passou, deixou no bairro um rastro de problemas - conforme se vê nas fotos exclusivas do BLOG DO MAX.

Comissão aprova equivalência entre tarifas da telefonia celular pré e pós-paga

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou a proposta que coíbe a diferença abusiva de preços e tarifas entre os planos de serviço pré-pagos e pós-pagos de telefonia móvel (PL 3906/12).

TCE poderá punir municípios que não cumpriram prazo estabelecido pela Lei da Transparência

Com o término na última segunda-feira, 27, do prazo para que as prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes se adequem à Lei da Transparência, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, afirmou que o órgão fará uma série de fiscalizações para averiguar se esses municípios estão cumprindo a determinação.

MP requer providências para garantir a segurança dos festejos juninos em Socorro

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, propôs ação civil pública em face do município de Nossa Senhora do Socorro. Com pedido liminar e de caráter preventivo, a demanda tem a finalidade de garantir o cumprimento da lei e a segurança da população durante o Forró Siri.

Cerca de 40% da população brasileira têm intolerância à lactose

Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Jackson inaugura serviço de jantar no Restaurante Padre Pedro

O governador em exercício, Jackson Barreto, inaugurou na noite desta quarta-feira, 29, o serviço de jantar no Padre Pedro. O restaurante, que oferece almoço, de segunda a sexta-feira, ao preço de R$ 1 por refeição, passa agora a ofertar também jantar pelo mesmo valor. 
Para Jackson Barreto, toda obra que o Governo realiza em benefício da população é sempre uma grande alegria, porém, segundo ele, é uma realização ainda maior concretizar ações direcionadas aos que mais necessitam.

Mesa diretora do Consórcio Público para a gestão do lixo da Grande Aracaju é eleita


Com a assinatura do Protocolo de Intenções para criação do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (CPSBGA), foi eleita na manhã da última quarta-feira, 29, a nova Mesa Diretora do consórcio. Compõem o Consórcio Público para a gestão do lixo da Grande Aracaju, os municípios de Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Carmópolis, General Maynard, Itaporanga D’Ajuda Maruim, Santo Amaro e São Cristóvão. A eleição ocorreu no auditório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Descarte irregular de medicações é flagrado nos bairros Santos Dumont e Capucho

As secretarias da Saúde e do Meio Ambiente de Aracaju estão trabalhando em conjunto para apurar denúncias de descarte irregular de medicamentos em áreas públicas da capital. Na manhã desta terça-feira, 29, três caixas de medicações vencidas foram encontradas no antigo terreno da Escola de Aviação de Aracaju (Aeroclube), no bairro Santos Dumont, local onde hoje funciona uma base do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP).

Programa de tratamento do tabagismo inicia novos grupos

Nesta semana, o Programa de Tratamento do Tabagismo iniciou três novos grupos, com 20 pacientes em cada um. Os fumantes são avaliados, recebem tratamento e acompanhamento durante um ano. A reunião do grupo, que se iniciou nesta quarta-feira, 29, contou com uma comemoração alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na próxima sexta-feira, 31.

Sindetran/SE informa: agenda da primeira semana da greve por tempo indeterminado

O Sindicato dos Servidores do Detran de Sergipe (Sindetran/SE) comunica a agenda da primeira semana de greve por tempo indeterminado, aprovada em assembleia do dia 18/05/2013 e deflagrada no dia 28/05, através de ofício protocolado junto ao Detran/SE.

Aprovada responsabilização de gestores do SUS envolvidos em irregularidades

 A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (29), um mecanismo legal mais específico e eficaz para punir gestores de políticas públicas de saúde no âmbito da União, dos estados e dos municípios envolvidos em ações fraudulentas. A responsabilização destes agentes públicos foi proposta no PLS 174/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), e contou com voto favorável do relator, senador Jorge Viana (PT-AC), mantido pelo relator ad hoc, Anibal Diniz (PT-AC).

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Calendário das Eleições 2014 já está disponível no Portal do TSE

Em 5 de outubro de 2014, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, 27 governadores, 513 deputados federais, 1.049 deputados estaduais e 27 senadores (renovação de um terço do Senado). Já está no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Calendário que fixa as principais datas a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral no pleito.

Dívida de ex-prefeito provoca bloqueio das contas de General Maynard

A juíza da Comarca de Carmópolis, Bruna Aparecida de Carvalho Caetano, determinou o bloqueio de todas as verbas/receitas do município de General Maynard depositadas em instituições bancárias, incluindo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal receita da prefeitura. O limite do bloqueio, que foi solicitado pelo Sindicato dos Servidores de General Maynard para pagamentos dos salários de dezembro e 13º de 2012, é de até 40%. A sentença exclui apenas as contas do Fundeb (educação) e Fundo de Saúde (FUS).

Déda restabelece a verdade sobre seu estado de saúde

Buscando esclarecer e informar aos sergipanos sobre o seu estado de saúde, o governador Marcelo Déda, através de uma rede social, atualizou as informações acerca de seus últimos exames realizados em São Paulo, integrando a rotina do seu tratamento contra o câncer.

Laércio Oliveira conclama sergipanos para denunciar tráfico de pessoas

O deputado federal Laércio Oliveira participou de reunião da CPI do Tráfico de Pessoas que elaborou o texto com proposta de mudança do Código Penal para dificultar o tráfico de pessoas. O relatório parcial ainda vai contar com a colaboração de especialistas. A próxima reunião da Comissão será no próximo dia 4 de junho no Supremo Tribunal Federal com o presidente Joaquim Barbosa.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeito em exercício rebate críticas e defende OS

José Carlos Machado, o prefeito em exercício, concedeu entrevista hoje pela manhã, 28, ao radialista George Magalhães, na Megga FM, para esclarecer as afirmações do deputado federal Rogério Carvalho, que utilizou o espaço ontem, 27. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, Rogério "proferiu inverdades" sobre o sistema de Organizações Sociais (OS). Para Machado, as palavras de Rogério Carvalho foram carregadas somente de teoria.

Jackson Barreto entrega 40 novas viaturas à Polícia Militar

De modo a incrementar as condições de locomoção dos policiais militares sergipanos, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, entregou aos batalhões da capital e interior na tarde desta terça, 28, mais 40 viaturas (29 Voyages e 11 Palios Weekend). Inserido na política do poder público estadual voltada à ampliação e renovação dos veículos empregados no policiamento ostensivo, o ato ocorreu na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju.

Samuel: problema da SSP não é só efetivo, mas falta de planejamento

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (28), para voltar a cobrar da cúpula da Segurança Pública de Sergipe (SSP) a apresentação de um planejamento estratégico para a área. Segundo o parlamentar, é muito fácil apenas colocar a culpa pelo crescimento da violência na falta de efetivo ou no aumento do consumo de drogas. Samuel disse ainda que não se trata de uma questão de ordem pessoal com quem quer que seja.

Bezerra desafia Rogério Carvalho para debate sobre a Saúde

O vice-líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Augusto Bezerra, depois de mostrar mais uma reportagem de tevê sobre as condições precárias dos hospitais públicos da rede estadual, disse que o modelo de gestão implantado no Estado só trouxe problemas, referindo-se às fundações que gerenciam a Saúde estadual. “Por que as fundações não servem? Nenhum estado fez a opção pelas fundações. Hoje ouvi no programa de Gilmar Carvalho o Joel do Sintese fazer sérias críticas à maneira como Rogério trouxe as fundações para o Estado”, comentou.

Max Prejuízo denuncia falta de estrutura nas UPAS Zona Norte e Zona Sul

"Não há justificativa para a diminuição do número de pediatras na urgência da UPA Zona Sul, de três para dois. O que precisa é a Prefeitura dar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde, que além de não receberem pela hora extra ainda precisam lidar com equipamentos quebrados ou com ausência de suprimentos para realizar exames como aconteceu com a falta de película para realizar o raio-x", iniciou assim seu pronunciamento o vereador Max Prejuízo (PSB), na tarde desta terça-feira, 28/5, durante o pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Trabalhadores pedem apoio aos vereadores para a legalização dos taxis clandestinos

Representantes da Cooperativa de Transportes de Passageiros dos Bairros Santa Maria e Coroa do Meio estiveram na tarde desta terça-feira, 28/5 na Câmara de Vereadores de Aracaju para pedir o apoio dos parlamentares na legalização dos taxis clandestinos.  O assunto gera polêmica por envolver duas categorias que estão em clima de tensão, os taxistas de Aracaju e os motoristas de carros particulares que fazem transporte coletivo clandestino.

Gualberto denuncia privatização da saúde municipal em Aracaju

O debate sobre a implantação de Organizações Sociais (OS) para gerenciar unidades de saúde pública no município de Aracaju chegou à Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 28. Após ouvir discursos da oposição criticando as Fundações de Saúde implantadas pelo governo do Estado há três anos, o deputado Francisco Gualberto (PT) usou a tribuna para estabelecer as diferenças entre OS e Fundações de caráter público privado, e aprofundar suas criticas ao sistema escolhido pela Prefeitura de Aracaju. "Posso afirmar com convicção que João Alves está privatizando a saúde municipal, e isso vai prejudicar o Estado", disse o petista.

Interdição da Avenida Beira-mar: Adema publica nota de esclarecimento

A Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) vem a público informar e esclarecer fatos que estão sendo veiculados acerca das intervenções na Praia 13 de Julho, no trecho compreendido entre o Iate Clube de Aracaju e a Av. Anízio Azevedo, notadamente em relação à interdição daquele trecho no sentido sul – norte e do licenciamento ambiental de um empreendimento a cargo do Município intitulado Projeto de Engenharia de Defesa da Praia 13 de Julho.

Angélica Guimarães pede reabertura de prazo para adesão às Fundações

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), motivada pelo fato de o governo do Estado não entregar um plano de cargos e salários para os servidores da Saúde de Sergipe, requereu na manhã de hoje (28) a reabertura do prazo para os profissionais que têm interesse em aderir às Fundações de Saúde. Angélica ressaltou que esta é uma propositura que ela faz em conjunto com o também deputado Francisco Gualberto (PT).

Carrinho de compras: Presidência gasta R$ 5,3 mil em barras de cereais

Esta semana quem encheu o carrinho de compras e “abarrotou” de bebidas e comidas a despensa foi a Presidência da República. Entre as diversas aquisições a Pasta reservou R$ 5,3 mil para a compra de seis mil barras de cereal. Os aperitivos saudáveis, de primeira qualidade, são de sabores diversos, com presença de fibras, nenhuma gordura saturada ou transgênica e isentos de glúten.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Déda afasta-se do cargo por 15 dias para tratar da saúde

Nesta segunda-feira, 27, o governador Marcelo Déda transmitiu seu cargo ao vice-governador Jackson Barreto. Déda passará 15 dias afastado do Governo de Sergipe para dedicar maior atenção a seu tratamento de saúde, como já havia anunciado à imprensa e aos sergipanos anteriormente.

Vice-governador é homenageado como melhor político de 2012



No final da tarde de hoje o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) foi homenageado com o prêmio Melhores de 2012, na categoria Melhor Personalidade Política. A premiação é realizado pela Federação Estadual das entidades Comunitárias de Sergipe (Fecs), que escolhe as personalidades através da realização de pesquisas. O JORNAL DA CIDADE também foi homenageado, através da diretora de jornalismo Acácia Trindade, que recebeu o prêmio de melhor editora de jornal.

11 secretários do estado e de Aracaju podem disputar mandatos em 2014


Por MAX AUGUSTO 
 
Pelo menos onze auxiliares diretos do governador Marcelo Déda (PT) e do prefeito João Alves Filho (DEM) devem disputar a eleição no próximo ano. A maior parte deles são secretários que estão comandando algumas das pastas mais importantes das duas gestões e que já estão se preparando para tentar uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.

Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil começa em junho

No dia 8 de junho, sábado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério e as 75 Secretarias Municipais de Saúde, dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, no Estado.

Oliveira Júnior: "Gasto com pessoal atingiu 48,8% da receita"

"As receitas não cresceram o suficiente", diz secretário estadual das Fazenda

Por Max Augusto

Nesta entrevista concedida ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o secretário interino da Fazenda, Oliveira Júnior, falou sobre as finanças do Estado. No cargo desde a semana passada, Oliveira destacou que um dos problemas mais graves para as finanças do estado continua sendo o déficit previdenciário - as despesas continuam aumentando, mas ao longo do tempo não foram feitas reservas para pagá-las, o que afeta muito as contas públicas. Ele também reforçou que as receitas continuam sem crescer o suficiente para que Sergipe deixe de operar no chamado limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Leia abaixo a conversa com o secretário.

Hemose registra queda de 20% nas doações de sangue

As doações de sangue realizadas no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reduziram 20% entre o mês de abril e maio deste ano. Para manter o estoque da unidade, que é responsável pela coordenação e distribuição de hemocomponentes no Estado, são necessárias 120 bolsas por dia. No entanto, a média diária permanece em 80 doações.

São Cristóvão não realizará festejos juninos

Regularizar as finanças de São Cristóvão e reduzir as despesas do município. Com essas finalidades, a Prefeitura Municipal não realizará os tradicionais festejos juninos este ano. A medida foi anunciada pela própria prefeita, Rivanda Batalha, na tarde da última sexta-feira (24), em reunião com os secretários e funcionários.

Governo apresenta indicadores do desenvolvimento sergipano na última década

Ao destinar parcelas crescentes do orçamento público para ações voltadas à promoção social, o Governo de Sergipe apostou nas políticas sociais como uma decisão governamental. Como consequência, o estado vive hoje um momento único de sua história, com avanços da cidadania em aspectos como renda, emprego, saúde, educação, redução da desigualdade social e acesso a bens e serviços públicos. É o que mostra o estudo “Indicadores de Desenvolvimento Sergipano: Uma década de inclusão e oportunidades”, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio do Observatório de Sergipe.