quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

São João sergipano será divulgado no exterior

Festa Junina de Sergipe é uma das seis selecionadas em edital da Embratur para apoiar ações de promoção no exterior.  Juntos, os festejos juninos irão receber R$ 1,6 milhão em apoio.

O estado de Sergipe foi um dos vencedores do Chamamento Público para Apoio à Promoção Turística Internacional das Festas Juninas lançado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para desenvolver ações em 2014. “Arraiá do Povo” como é conhecida a maior festa junina do estado, reúne em um só espaço todos os municípios sergipanos que fazem apresentações durante um mês na capital, Aracaju.


No próximo ano, o Arraiá do Povo acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho, período da Copa do Mundo no Brasil. Com a verba destinada pela Embratur, o estado fará promoção turística em diversos países da América Latina e também na Europa. O objetivo da Embratur é aproveitar o fluxo de turistas estrangeiros que virão para a Copa do Mundo e apresentar toda a riqueza e diversidade cultural do país. “A promoção feita no exterior irá se converter em ganho de renda aos moradores de Sergipe, além de ajudar a divulgar mais uma importante festa da cultura brasileira”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

A cidade cenográfica montada para realizar o Arraiá do Povo reproduz um povoado do interior do estado com coreto, igreja, praça, mercados e restaurantes. Os grupos folclóricos, as quadrilhas juninas, as bandas de pífanos e os trios de forró se apresentam todas as noites e agitam os turistas que se divertem dançando e apreciando a boa comida típica. “O que queremos com essa divulgação é promover a singularidade do Arraiá do Povo como a maior festa junina praiana do Brasil e promover um espaço de interação entre o turista e o morador local”, afirma Paulo Henrique Sobral Pinto, presidente da Emsetur (Empresa Sergipana de Turismo).

As outras propostas classificadas para divulgação internacional das festas juninas são da Prefeitura de Boa Vista (RR), de São Luis (MA), de Bananeiras (PB) e também dos governos do estado do Amazonas e da Bahia. O próximo passo do Chamamento Público será a análise processual e ajuste do plano de trabalho visando à celebração do convênio. Isso deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro. Serão apoiados projetos com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que vieram de entidades de turismo estaduais e municipais. As demais propostas foram desclassificadas por não atenderem os critérios do edital. 

O apoio da Embratur incluirá ações de caráter turístico para desenvolver projetos dos estados como, produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia e promoção da Embratur, são eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Promoção das Festas Juninas

 A política promocional das Festas Juninas começou a ser lançada em abril, a partir de uma reunião, liderada pela Embratur, com o Ministério da Cultura e secretarias estaduais e municipais de Cultura e Turismo.

Em junho, mês da Copa das Confederações, já foram realizadas press trips destacando as Festas Juninas. O objetivo foi estimular reportagens sobre os festejos com o objetivo de colocá-las no roteiro de visitas do turista que virá para a Copa do Mundo em 2014. “O objetivo do programa é agregar um produto importante ao imaginário internacional sobre o Brasil”, explica Dino. “O Brasil já é um país mundialmente famoso pelo Carnaval, pela Bossa Nova e por alguns elementos da nossa gastronomia. A Embratur está trabalhando para acrescentar outros produtos a esse cardápio de lembranças do país”, explica. “Em 2014, elas irão coincidir com o período de realização da Copa do Mundo, o que contribui para que os 600 mil turistas que iremos receber nesse período conheçam os festejos de São João, diversificando a imagem sobre o Brasil no mundo”.

As Festas Juninas podem também contribuir para combater os efeitos cíclicos do turismo. “Junho é um mês tradicionalmente de baixo fluxo internacional. Se conseguirmos colocar as Festas Juninas na lista de produtos de milhares de operadores de turismo em todo o mundo, poderemos trazer mais estrangeiros nesse mês”. A Embratur também tem levado grupos para apresentação no exterior. Foi o caso do maranhense Boi de Morros, que se apresentou em Roma, em plena Piazza Navona. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.  O grupo Cafundó do Brejo, de Palmas (TO) também se apresentou no Goal to Brasil Colômbia, em setembro.

Fonte: Embratur

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