terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Parquímetros, pardais e lombadas eletrônicas retornam em janeiro

* Por Max Augusto

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DA CIDADE, o Superintendente da SMTT, Nelson Felipe, confirmou que a partir de janeiro a fiscalização eletrônica estará de volta às ruas de Aracaju. Pardais e lombadas eletrônicas deverão funcionar em fase de testes já no primeiro mês de 2014, sendo que a partir de fevereiro os equipamentos já começarão a multar. O sistema de parquímetros estará de volta ao centro da cidade – mas será instalado também na região do São José e do Siqueira Campos.


De acordo com Nelson Felipe o processo de licitação para a escolha das empresas que irão controlar a fiscalização eletrônica e o sistema de estacionamento rotativo já está concluído. O superintendente da SMTT explica que o nome das duas firmas ainda não pode ser divulgado, até que seja efetuada a homologação do processo licitatório – o que deve acontecer dentro de quinze dias, no máximo.

Ele garantiu apenas que as duas empresas vencedoras (uma administrará o estacionamento nos locais públicos e a outra a fiscalização eletrônica) possuem experiência de atuação em grandes cidades e trabalharão com modernos sistemas.

“Em janeiro a fiscalização eletrônica vai retornar, em modo teste, sendo que até fevereiro estaremos realmente fiscalizando com todo vigor. O objetivo é reduzir não só o numero de acidentes, mas o de feridos e mortos. Vale lembrar que até o final de novembro tivemos 91 mortos e mais de cinco mil acidentes, com nove mil veículos envolvidos. Quase todos os casos envolviam excesso de velocidade e avanço de sinal”, falou Nelson.
Todos os semáforos
O novo sistema de fiscalização será diferente do que existia na capital sergipana. A superintendência da SMTT explicou que os pontos de instalação de radares e loimbadas eletrônicas foram escolhidos com base em estudos técnicos, sendo que dois radares móveis também estarão em atividade.
“Os pontos de fiscalização não serão fixos, os equipamentos poderão ser instalados em qualquer local e depois podem ser retirados e novamente instalados em outros. A princípio praticamente todos os cruzamentos, todos semáforos, serão fiscalizados. Aliás, nos semáforos os radares serão mistos, pegarão excesso de velocidade e avanço do sinal”, adiantou Nelson Felipe.
Parquímetros
Quanto aos parquímetros, o sistema de estacionamento rotativo também será modernizado. Não haverá mais máquinas para coletar moedas e emitir bilhetes, tudo será feito on line e de forma virtual, através do computador, smartphone e em pontos credenciados. As pessoas vão poder adquirir seus créditos para estacionamento e a fiscalização será feita através da placa do veículo. O veiculo poderá ficar no máximo por duas horas na mesma vaga, sendo que depois poderá ir para outra vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário