sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Laboratório do Huse realizou 760 mil exames em 10 meses‏

Em funcionamento há dois meses em um novo espaço, o laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) comprova, através das estatísticas e da qualidade no atendimento, porque é classificado como “excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O serviço oferecido tem apresentado uma produção crescente a cada ano, além de possuir um elevado complexo tecnológico que aprimora a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).



O novo laboratório está localizado no mesmo prédio que, em breve, abrigará os leitos de UTI. O espaço compreende sala de lavagem e esterilização de material, sala de bioquímica e hematologia, microbiologia com meningite, sala de urinálise e parasitologia. Há também uma sala de triagem, fundamental no processo de trabalho, recepção aberta com atendimento para todo o hospital, o que facilita o contato com o paciente e todo o fluxo planejado.

Responsável pela realização de mais de 850 mil exames em 2012, o laboratório do Huse é composto por modernos equipamentos que são essenciais para a precisão do resultado do diagnóstico clínico dos usuários. O setor realiza uma média de 400 coletas diárias, totalizando 2.000 exames por dia. Nos últimos dez meses de 2013, foram realizados mais de 760 mil exames gerais. Somente no internamento, foram feitos, no período, 265 mil exames, seguido do Centro de Oncologia, com 175 mil exames. Já no Pronto Socorro Adulto foram totalizados 148 mil exames e, no Pronto Socorro Pediátrico, 78 mil exames. Nos últimos seis meses, foram mais de 56 mil coletas.

“Obedecendo o controle de qualidade diário e externo, dentro da norma RDC 306, que é o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o laboratório conta com um elevado complexo tecnológico com microscópios, analisadores bioquímicos, hematológicos, microbiológicos, aparelho de hemocultura, entre outros que são fundamentais para a celeridade do tempo resposta dos exames. Estamos satisfeitos com o novo espaço, que proporciona mais conforto e segurança aos trabalhadores e usuários. Os profissionais dispõem de um espaço de convivência e bem-estar, além de instalações modernas”, enfatizou gerente do laboratório de análises clínicas do Huse, Deborah Karlla Gomes.

O técnico de laboratório, Jorge Andrade, não esconde a satisfação em fazer parte dessa equipe e destaca a importância do novo prédio.

“Seguimos todos os protocolos e rotinas corretas, dentro do que é padronizado pelo Ministério da Saúde. O laboratório ficou muito bom para os processos de trabalho dos funcionários. Os resultados só confirmam o profissionalismo da equipe técnica e assegura a confiança dos pacientes na emissão dos resultados dos exames”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário