sábado, 30 de novembro de 2013

Mais médicos cubanos chegam a Aracaju



O Estado de Sergipe vai receber nesse domingo, dia 1º, mais um grupo de profissionais do Programa Mais Médicos. Dessa vez, 28 profissionais, todos cubanos, desembarcam no Aeroporto de Aracaju para trabalhar em 18 municípios do interior sergipano. Na segunda-feira, 2, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará o acolhimento do grupo no Hotel Mercure e, ao final da tarde, eles deverão seguir viagem junto com os gestores municipais para as cidades onde irão trabalhar.

O programa foi lançado no dia 8 de julho para assegurar melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde realizando mais investimentos na área da Saúde e levando médicos a regiões carentes desses profissionais.

De acordo com o Diagnóstico de Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. O índice é menor que a Argentina, que tem 3,2 médicos por mil habitantes, Uruguai (3,7) e Cuba que desponta com 6,7 médicos por 1000/hab. Em Sergipe, o mesmo estudo, aponta para 1,3 médicos por 1000 habitantes.

Adesão - Para receber os Mais Médicos, os municípios precisam aderir ao programa e apontar a necessidade por médico na sua rede da Atenção Básica. O Governo Federal prioriza os municípios com 20%, ou mais de sua população em situação de extrema pobreza. As cidades, capital ou interior, com baixo nível de receita pública per capita, também, são consideradas prioritárias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 42 municípios já aderiram ao programa. Alguns deles ainda aguardam a chegada dos médicos. Atualmente 50 profissionais já estão trabalhando em 19 municípios sergipanos: Aracaju (05); São Cristóvão (03); Capela (02); Nossa Senhora das Dores (04); Nossa Senhora do Socorro (06); Pirambu (01); Santo Amaro das Brotas (01); Arauá (02); Boquim (01); Cristinápolis (01); Santa Luzia (01); Umbaúba (03); Lagarto (06); Gararu (03); Poço Redondo (05); Aquidabã (03); Brejo Grande (01); Pacatuba (01) e Ilha das Flores (01).

Dos 50, 29 são cubanos, 19 brasileiros e dois intercambistas (brasileiros que estudaram fora do país).

Médicos brasileiros - O município de Aquidabã, a 98 quilômetros de Aracaju, recebeu três médicos do programa. O médico Francisco José de Santana chegou na primeira turma do Mais Médicos. "Já trabalhei na Atenção Básica e me identifiquei", disse o médico que se formou em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe. Ele já havia trabalhado em Aquidabã há dois anos nesse município com médico do PSF e viu no programa federal uma oportunidade de continuar fazendo o que gosta na cidade que o acolheu à época como recém-formado.

O secretário-adjunto de Saúde de Aquidabã, Salvador Júnior, informou que as duas médicas cubanas que chegaram no segundo ciclo foram alocadas na Unidade de Saúde da Família Maria Hilda, na sede do município. Segundo ele, a área, com grande densidade populacional, estava aberta, precisando de médicos. "É um programa bom", falou.

Oportunidade de retorno - Para a médica Ana Gabriela de Santana Góis, a adesão ao programa, tão logo foi lançado, foi a oportunidade que encontrou para voltar a Sergipe, estado em que nasceu e onde mora a família. Ela se formou este ano no Tocantins e inicialmente optou por trabalhar nesse Estado. 

O lançamento do programa a fez rever essa opção. "Sou sergipana e meus pais moram aqui. É uma forma de trabalhar perto de casa", disse a médica. Desde setembro, ela trabalha de segunda à quinta, das 8h às 12h e das 14h às 17h na Unidade de Saúde da Família Maria José Figueroa, no conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão, na Grande Aracaju.

A cidade de São Cristóvão foi contemplada com três médicos do programa, sendo dois brasileiros e um intercambista. Para este novo ciclo, está prevista a chegada de mais um profissional.  Para a secretária da Saúde de São Cristóvão, Farahide Diniz, o programa é excelente e os profissionais, também. "Foram ótimas aquisições. Eles têm se adequado ao perfil do PSF e à comunidade, bem como à estrutura da Secretaria. É um bom começo", destacou.

O grupo que desembarca neste domingo seguirá para as seguintes cidades: São Cristóvão (01); Capela (03); Santo Amaro (02); Boquim (01); Estância (01); Carira (01); Macambira (02);  Nossa Senhora Aparecida (01); Lagarto (04); Simão Dias (01); Tobias Barreto (02); Monte Alegre (01); Nossa Senhora da Glória (01); Brejo Grande (01); Cedro de São João (01); Ilha das Flores (02); Japoatã (02) e Propriá (01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário