segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Mais de 100 pessoas estão sendo esperadas para o III Colóquio de Nacional de Ética e Filosofia Política


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) estará sediando nos dias 06, 07 e 08 de novembro o III Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política (CNEFP). O evento reunirá professores de universidades públicas e privadas, estudiosos da diplomacia, além de estudantes de diversos cursos e em todos os níveis de formação (pós-graduação, graduação e ensino médio), para discussão acerca do tema “Filosofia Política e Relações Internacionais”. Nesta edição, em específico, serão apresentados 51 trabalhos, sendo 21 conferências e 30 comunicações. O CNEFP integra a programação da I Semana Acadêmico-cultural da UFS.


De acordo com o coordenador do evento, Prof. Dr. Evaldo Becker, o objetivo deste CNEFP é agregar pesquisadores que estejam desenvolvendo trabalhos sobre o problema da democracia no mundo contemporâneo e que sejam de interesse nos diversos campos de investigação das ciências humanas, ciências sociais e ciências sociais aplicadas. “Esta terceira edição do CNEFP representa a consolidação do esforço conjunto de pesquisadores do Grupo de Ética e Filosofia Política, vinculados ao Departamento de Filosofia da UFS, com vistas à criação de um espaço de diálogo junto a professores, especialistas e estudantes de outras instituições de ensino superior acerca de temas ligados à Ética e à Filosofia Política”, comenta Becker.


A Conferência de Abertura intitulada “Crise da representação política” será proferida pelo Prof. Dr. Milton Meira do Nascimento, atual chefe do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, a partir das 19h30 desta quarta-feira (06), no auditório da Reitoria da UFS. Ainda conforme a programação, o período da manhã será destinado às apresentações de comunicações dos estudantes, à tarde acontecem às mesas temáticas com professores das áreas de Filosofia, Direito e Relações Internacionais. Já à noite ocorrerão as conferências com os professores convidados.


Jovens pesquisadores

Paralelamente ao CNEFP, ocorrerá no dia 06 de novembro a I Jornada de Pesquisas do PIBIC Júnior com o tema: “Filosofia Política e Direitos Humanos”. Neste evento, os alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFS, que são orientados por professores do Grupo de Ética e Filosofia Política, apresentarão os primeiros resultados de suas pesquisas.

Para o jovem pesquisador, Reynaldo Conceição de Souza, de apenas 16 anos, a experiência de participar de eventos científicos, mesmo estando no 2º ano do ensino médio do Codap, é única. “Participar de um colóquio nacional é muito importante para a minha formação, mas poder apresentar os resultados da minha pesquisa para doutores, mestres e, sobretudo, para os meus colegas é gratificante. Sinto que estou dando um passo a mais nos meus estudos e me preparando para entrar na universidade”, comenta Reynaldo que está iniciando o seu segundo ano de pesquisa como bolsista PIBIC Jr, da Fapitec/SE.


A Conferência de Encerramento da I Jornada de Pesquisa do PIBIC Júnior intitulada “O que nos faz agir? Discussões filosóficas sobre os fundamentos dos direitos humanos”, será proferida pela Profa. Dra. Helena Esser dos Reis, da Universidade Federal de Goiás, na quarta-feira (06), a partir das 16h, no Auditório da ADUFS.



Agenda

Evento: III Colóquio de Ética e Filosofia Política

Quando: De 06 a 08 de novembro de 2013

Onde: Universidade Federal de Sergipe



Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário