segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hospital Regional de Lagarto já atendeu quase 48 mil usuários do SUS este ano

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, vem contribuindo para fortalecer o acesso universal à saúde dos cidadãos da região Centro-Sul de Sergipe, de acordo com o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). É o que aponta o balanço anual da unidade, implantada há mais de três anos pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


De acordo com os relatórios de produção do HRL, entre janeiro a setembro deste ano, a unidade já atendeu 47.397 usuários do SUS dos seis municípios que integram a microrregião (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), além de cidades de outras regionais e da Bahia que fazem divisa com Sergipe como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure. Entre os 10 municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL, Lagarto (sede e povoados) responde por aproximadamente 63% do total (29.839).

Depois de Lagarto, os municípios que mais encaminharam pacientes ao Hospital Regional, entre janeiro e setembro, foram Salgado (2.079) e Simão Dias (1.777), correspondendo, respectivamente, a 4,3% e 3,7% do total de usuários atendidos. Em seguida, vem São Domingos que, embora integre a regional Agreste, é o quarto município a demandar mais pacientes para o HRL com um total de 1.488 (3,1%). Já Campo do Brito e Itabaiana, também na região Agreste, encaminharam, até agora, 682 e 676 pacientes, respectivamente. Paripiranga (BA) continua sendo o município baiano que mais encaminha usuários ao HRL, com um total de 371 no mesmo período.

“Os números do atendimento estratificado por município reforçam o significado que a unidade passou a ter para o usuário do SUS na região. O HRL confirma o papel estratégico que possui para toda a rede estadual de urgência e emergência, reestruturada pelo Governo, garantindo atendimento não apenas aos municípios que fazem parte da sua área de cobertura, mas também aos de outras regionais como Campo do Brito, São Domingos, Estância, Boquim, dentre outros”, justifica o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior.

O Hospital Regional de Lagarto consolida-se também, a cada mês, como uma importante unidade da rede hospitalar estadual para a região em relação à realização de cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade. “Somente nos nove primeiros meses de 2013, o HRL já havia realizado quase 800 cirurgias ortopédicas, contribuindo para desafogar o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), bem como para a meta da SES e da FHS em zerar a fila de espera por este tipo de procedimento”, reforça Oldegar.



Leia mais:
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário