sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aracaju registra queda de 90% de casos confirmados de dengue


Dados oficiais da Vigilância Epidemiológica do Município demonstram que a capital sergipana apresentou uma queda de 90% de casos confirmados de dengue entre os meses de janeiro e outubro de 2013 - com a redução de 3.886 casos em relação ao mesmo período no ano de 2012 e sem óbitos.


A diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, explica que "o bom desempenho se deve às ações estratégicas e constantes como os mutirões de combate à dengue promovidas pela prefeitura em diversos bairros da capital. Somente em outubro foram realizados em três sábados ações de intensificação das visitas domiciliares, nos bairros 18 do Forte, Santa Maria e bairro Industrial".

A secretária Goretti Reis enfatiza que "o trabalho de prevenção da dengue precisa da colaboração da comunidade e por isso priorizamos também as atividades de educação em saúde nas comunidades. A cada visita o agente de endemias orienta os moradores sobre a prevenção da doença. Com a colaboração de cada cidadão e o empenho de nossos profissionais vamos conseguir diminuir ainda mais os números da doença que, infelizmente, ainda aflige alguns estados brasileiros".

Conforme a coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Taise Cavalcante, é esperado pelo Ministério da Saúde que a cada ano 2% da população de cada município tenha dengue, o que equivale para Aracaju em 2013 um total de 11.754 casos. "Felizmente até o momento Aracaju registrou 828 casos e apenas 250 foram confirmados. Resultado de um trabalho intensificado das ações de controle da dengue, através da Secretaria Municipal de Saúde, das ações conjuntas com outras Secretarias de Aracaju , bem como a colaboração fundamental e indispensável da sociedade", explica.

A diretora Tereza acrescenta que das informações repassadas pelo Ministério da Saúde, o Brasil vem apresentando um aumento de 175% de casos de dengue em 2013 comparado com 2012, dados oficiais do último Boletim Epidemiológico da Dengue do Ministério da Saúde com data do dia 27 de setembro de 2013, e com 530 óbitos confirmados de dengue em todo o país.

6º Lira

A Saúde de Aracaju comunica que entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro o Programa Municipal de Controle da Dengue está realizando o 6º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti- LIRAa pelos bairros de Aracaju , com o objetivo de fazer o levantamento do índice de infestação de larvas da dengue para a programação das ações dos próximos dois meses.

Dos dados epidemiológicos até 30 de outubro Aracaju também registrou dois casos classificados como grave. "Por isso todos os aracajuanos devem continuar em alerta e adotar cuidados necessários para evitar que em suas casas o mosquito se prolifere. Ficar atentos aos locais que acumulam água limpa e parada que são  condições ideais para que o mosquito transmissor se reproduza e  surjam novos focos de dengue", destaca Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário