quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Valadares comemora descoberta de campo de petróleo em Sergipe

No Plenário do Senado Federal, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) comemorou a descoberta de Petróleo em Sergipe. Valadares destacou as palavras da presidente da Petrobrás, Graça Foster, ao classificar a descoberta como “excepcional”. “A Petrobras ainda não confirmou a informação que a bacia terá capacidade de produção superior a 1 bilhão de barris de petróleo, mas a declaração da presidente empresa estatal já confirma o que vem sendo divulgado”, disse Valadares.

O senador lembrou que a informação já foi divulgada pelo governador em exercício Jackson Barreto de Sergipe, que deve receber ainda este mês, em Aracaju, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para o anúncio oficial. “A descoberta, apelidada de Sergipe Águas Profundas, já consta na curva de produção da Petrobras e uma das áreas da bacia deverá entrar em operação em 2018. Isso colocará o nosso Estado entre os maiores produtores de petróleo do Brasil”, afirmou.

Valadares recordou que o Estado de Sergipe tem uma história com a estatal, que em 1963 anunciou oficialmente a descoberta de petróleo no município de Carmópolis. “Um município pequenininho, que se tornou nacionalmente conhecido, que até hoje produz em terra um grande volume de petróleo”, disse. 


O senador informou que Sergipe também foi o Estado pioneiro na produção de petróleo via marítima, por meio do poço de Guaricema, o primeiro poço de petróleo do Brasil, que se antecipou às descobertas que depois foram feitas no Estado do Rio de Janeiro, na bacia de Campos. “Em matéria de exploração do petróleo no mar, o Brasil tem uma história com a Petrobras, que reforça a participação do nosso pequenino Estado de Sergipe na riqueza do nosso País”, ressaltou.

O senador parabenizou a presidente Graça Foster pela condução das pesquisas que estão permitindo a descoberta de novos campos de petróleo. Valadares disse ainda que está só esperando o anúncio oficial da descoberta do campo de Sergipe para apresentar uma moção de apoio e estímulo ao trabalho da Petrobras, que acaba de completar 60 anos de fundação e "é uma  empresa que orgulha o país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário