quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Márcio Macêdo viaja em 1º voo comercial abastecido com bioquerosene

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem do primeiro voo comercial abastecido com bioquerosene. A iniciativa fez parte do projeto “Decolando com sustentabilidade” e serviu para comemorar o Dia do Aviador. O avião, da empresa Gol, partiu de São Paulo com destino a Brasília. Antes do embarque foi realizada uma cerimônia de lançamento do novo combustível. Márcio participou do ato em missão oficial pela Câmara. Ele é presidente da subcomissão dos biocombustíveis.


“A realização deste primeiro voo com biocombustível é um marco na história da Aviação Brasileira, que está sendo escrita a várias mãos. É uma iniciativa que tem a participação de companhias áreas, de fabricantes de avião, do Governo Federal e o Governo do Distrito Federal”, afirmou o parlamentar durante a cerimônia.

Ele destacou ainda a importância econômica do fato. “Posiciona o país em primeiro lugar no mercado  mundial de biocombustíveis, além de fortalecer um setor em ascensão da economia”, frisou, além de lembrar que é uma iniciativa que possui caráter ambiental muito relevante. “Auxilia o Brasil a cumprir a sua meta de redução de 50% da emissão de gases de efeito estufa na aviação até 2015”, lembrou.

Márcio Macêdo fez referência também ao criador do avião, Santos Dumont, a quem denominou “gênio brasileiro”. “Se vivo estivesse, o inventor do avião ficaria muito satisfeito com o uso de um combustível que respeita a saúde pública e preserva os recursos naturais”, disse. Após a solenidade, viajaram no primeiro voo comercial abastecido com bioquerosene, além do deputado federal Márcio Macêdo, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o presidente da companhia aérea Gol, Paulo Sérgio, e a presidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak. O bioquerosene é um combustível à base de óleos vegetais e gordura animal que é a aposta do setor aéreo para reduzir a poluição causada pelos aviões.



Leia também:













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário