segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Setur anuncia restauração dos Painéis de Janner Augusto

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) anunciaram a assinatura do contrato com a Empresa Arabela Rollemberg Arquitetura e Engenharia Ltda para a execução dos serviços relativos  à restauração dos painéis do artista sergipano  Jenner Augusto, localizados no prédio do antigo Restaurante Cacique Chá.

O secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou que a reforma e a restauração do Cacique Chá é atualmente administrada pela Emsetur e o local foi um marco da cidade de Aracaju, um ponto de encontro da intelectualidade sergipana. “A reforma do Cacique Chá era um pedido que o setor turístico vinha almejando há bastante tempo e é um compromisso que assumimos que ele será integrado ao roteiro de visita ao centro da nossa capital. O prédio já encontra-se totalmente reformado, faltando apenas a restauração dos painéis de Jenner Augusto, um grande representante das artes visuais cujo valor é inestimável para o estado é irá fortalecer o setor turístico”, destaca.

Segundo o secretário, será assegurado à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop/SE), a fiscalização na execução dos trabalhos contratados.  “É bom frisar que pretendemos entregar a obra totalmente pronta o mais rápido possível e a empresa contratada assume exclusiva responsabilidade pelo cumprimento de todas as obrigações decorrentes da execução deste contrato, cedendo a Setur os direitos patrimoniais relativos ao objeto contratado”, observa.

 Cacique Chá

O Cacique Chá foi inaugurado no início dos anos 50 e já abrigou o reduto boêmio da década de 80, quando obteve seu apogeu por reunir pensadores e artistas em torno de conversas e criações artísticas. Um dos destaques do Cacique Chá são os painéis de Jenner Augusto, que emolduram o espaço retratando índios sergipanos. As obras ganharão uma recuperação digna desse artista, que foi pioneiro em Sergipe ao levar para as ruas obras de artes grandiosas, tornando a ideia de transformar espaços públicos em verdadeiras galerias.

Ao finalizar toda a obra de reforma e restauração, a Setur/Emsetur vão entregar aos sergipanos um novo prédio que estará em sintonia com as obras de reforma e restauração das proximidades, como é o caso do Palácio Olímpio -Campos, Procuradoria Geral do Estado, Centro de Turismo e Rua do Turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário