sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Secretaria Municipal da Saúde terá ponto biométrico



Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju irão bater ponto. Até o final deste mês ou no mais tardar em outubro, será implantado o relógio de ponto biométrico, que será o registro de entrada e saída do funcionário, no local de trabalho, através da impressão digital.  A princípio, a biometria será instalada na sede da secretaria, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), assim com no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no Conjunto Augusto Franco e no bairro Siqueira Campos.

O diretor administrativo da Secretaria Municipal, Jorgival Ramos de Oliveira, explicou que o processo burocrático para a instalação dos relógios biométricos vai atingir 1.191 servidores, de um total de 4.200. "O processo já está em análise no setor financeiro para liberação de dotação", afirmou Jorgival.

Ele destaca que o ponto biométrico poderá acabar com problemas de falta de médicos nas UPAs, porque se o profissional não for ao trabalho e não tiver uma justificativa, o  dia será descontado. "O registro do ponto biométrico vai direto para a folha de pagamento", explicou o gerente administrativo.

A biometria é o método utilizado para identificar uma pessoa por alguma característica física, como a impressão digital, íris, voz, entre outras. Pelo fato de cada pessoa possuir características únicas e intransferíveis, a biometria tornou-se um método eficaz e seguro, passando a ser utilizado no mundo inteiro. Ela é aplicada em dispositivos que possuem sensores que fazem a leitura, a verificação e a identificação destas características físicas. Essas informações são armazenadas como um registro único de cada indivíduo. A identificação biométrica por impressão digital é a mais conhecida e utilizada atualmente.

Além do ponto biométrico, para facilitar o acesso às informações dos usuários, estarão disponíveis nas recepções das UPAs as escalas médicas. "Já se encontra na recepção da Unidades de Pronto Atendimento, Nestor Piva, as escalas com a relação completa com os profissionais plantonistas por turno. A da UPA Fernando Franco está sendo providenciada. A informação dos plantões também está diariamente no site da Secretaria Municipal de Saúde", explica Goretti Reis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário