quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Saúde alerta: escorpião é o animal que mais causa acidentes em Sergipe


De acordo com os dados do Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Sergipe, o escorpião é o animal peçonhento que mais causa acidentes no Estado. Somente entre os meses de janeiro a junho de 2013, a unidade registrou 464 casos, sendo 364 por escorpiões, 105 por serpentes, 27 por aranha e 118 por outros animais.

De acordo com o coordenador do Ciatox, José Antônio Medeiros Venâncio, devido às temperaturas mais elevadas, a região Nordeste possui um ambiente favorável para o desenvolvimento do escorpião, o que justifica o alto índice de acidentes provocado pelo animal.

Os escorpiões costumam se alojar em terrenos baldios e locais em que há estoque de materiais de construção. Como método de prevenção, a população deve manter os terrenos limpos e evitar o acúmulo de madeira e tijolos. Além disso, é preciso checar os sapatos antes de calcá-los, o vestuário e a roupa de cama", comenta.

Ao sofrer um acidente com algum escorpião ou outros animais venenosos, o cidadão deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local onde foi intoxicado, para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) ou algum dos Hospitais Regionais (HR).

"Nessas unidades, existem soros necessários para esse tipo de acidente. Uma picada de escorpião, por exemplo, pode causar reações adversas, deixando sequelas ou até mesmo levando o cidadão a óbito. Por isso, é fundamental que, durante o transporte até a unidade, a pessoa fique com o local acidentado elevado e evite realizar movimentos bruscos. Além disso, é importante que o animal também seja levado para facilitar o diagnóstico", reforçou.

Ciatox

O Centro de Informações e Assistência Toxicológica é disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o objetivo de prestar atendimento e informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas vítimas de intoxicação e envenenamento.

Ele funciona 24 horas em uma unidade anexa ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) com uma equipe multidisciplinar formada por médico, biólogo, médico veterinário, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. O telefone de contato é o 0800 772 6001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário