sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sábado é último dia da Campanha de Vacinação Contra Raiva



Quem ainda não levou o cão ou gato de estimação para tomar vacina contra raiva tem a até as 17h  da tarde desse sábado, 20, para levar o animal a qualquer um dos 85 postos fixos de vacinação disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju em diversos bairros da cidade. O postos estão instalados em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas como praças, terminais e locais públicos a exemplo de calçadas de Unidades de Saúde e escolas.  Confira no link (http://www.aracaju.se.gov.br/userfiles/___VACIN-POSTOS-FIXOS.pdf) o posto mais próximo da sua casa.

O veterinário do CCZ, Gilberto França orienta que manter o animal vacinado contra a raiva é fundamental para segurança e saúde de todos. ?A vacina é uma garantia da saúde do bicho em relação à doença. O beneficio de vacina atualizada se estende também as pessoas pois em casos de acidentes com animal contaminado, uma mordida ou um simples arranhão com contato da saliva do bicho poderia levar a transmissão da doença também  para o ser humano?, explica .

No Bairro Siqueira Campos, o movimento é intenso no posto situada na praça central. A dona de casa Adevânia Alcântara não perdeu tempo e levou a gata Luna de três anos para imunizar na manhã desta sexta-feira 24 horas antes do termino da campanha. Cuidadosa Adevânia seguiu as orientações passadas pelo CCZ como transportar o gato de casa até o posto em uma caixa própria para transporte do bicho que costuma ser arisco e tentar fugas no momento de vacinar. ?Na praça, os agentes de saúde e profissionais do CCZ estão fazendo um excelente trabalho. Acredito que vacinar é fundamental por isso não perco nenhuma campanha?, afirmou.

Metas
Conforme a veterinária e coordenadora do CCZ de Aracaju, Roseane Nunes, a meta da campanha em Aracaju é  vacinar  43 mil cães e 13 mil gatos.  ?Destes, mais de 2 mil animais já foram vacinados na campanha volante que aconteceu na Zona de Expansão, bairros 17 de Março, Santa Maria e Mosqueiro. Agora, pedimos que moradores dos demais bairros de Aracaju sejam parceiros do CCZ e tragam os animais aos postos fixos para que possamos atingir a nossa meta?, afirma.

Cuidados preventivos e orientações
Roseane Nunes explica que devem receber a vacina todos os cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os doentes (animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).
 

"Os donos dos animais devem estar atentos a cuidados como apresentar o cartão de vacinação do bicho. Para prevenir acidentes também orientamos que os cães devem estar com coleira e guia e o uso da focinheira é obrigatória em animais bravos. Além disso, aconselhamos que gatos são mais ariscos e por isso devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes", afirma Roseane Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário