sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Hospital de Glória realiza mais 40 mil atendimentos em 2013


O Hospital Regional de Nossa Glória, unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), vem se fortalecendo a cada dia como uma das principais unidades hospitalares de Sergipe. O hospital é referência para dez municípios que compõem a região do Alto Sertão sergipano. O Hospital faz parte do investimento de mais de R$9 milhões que o Governo do Estado fez somente na melhoria da estrutura do município de Nossa Senhora da Glória.

Entre janeiro e agosto de 2013, somente o Hospital realizou 44.168 atendimentos. Além do atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro e partos, a unidade oferta exames de raio-X, eletrocardiograma (ECG), laboratoriais.  "Nesse período, a unidade realizou 967 exames de eletrocardiograma, 3.102 Raio-X e 18.691 exames laboratoriais, até julho deste ano. O hospital também realizou 658 partos de baixo risco no período", contabilizou Gilvânia Freitas, superintendente da unidade. 

O Hospital de Nossa Senhora da Glória é um dos equipamentos que compõem a rede hospitalar Estadual, dando suporte ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).  "Esse hospital é muito importante para a conformação da rede hospitalar, pois ele dialoga com os demais hospitais para que os pacientes de menor complexidade daquela região sejam atendidos na unidade. Dessa forma evita que pacientes com problemas de menor complexidade sejam levados para a capital e, assim, o Huse fica mais focado nos casos de alta de complexidade, que é o papel dele na rede. Nessa mesma lógica, funciona a maternidade do Hospital de Glória. Quando realiza partos de baixo de risco na região, evita que a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) atenda casos de baixa complexidade", disse Joélia Silva Santos, secretaria de Estado da Saúde.

Rede de Atenção à Saúde

Na região de Glória, foram construídas Clínicas de Saúde da Família, inclusive 24 Horas com leito de estabilização, e ainda foram implantadas Unidades de Pronto de Atendimento (UPA 24 horas), Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192 Sergipe) e Farmácia Popular. Ainda há um Centro de Especialidades Odontológicas em construção para ofertar tratamento odontológico especializado para a população.

Só com investimentos na parte estrutural, na região de Glória, o Governo do Estado investiu R$27.232.463,08, na construção de Clínicas de Saúde da Família, implantação de bases do Samu, reforma e ampliação de Hospital de Pequeno Porte para CSF 24 Horas e reforma e ampliação do Hospital Regional. Esse investimento representa 18 Clínicas de Saúde da Família, das quais 15 já foram inauguradas. Dessas, 1 é 24 Horas, resultado da reforma de antigo HPP, e que já foi inaugurada(Monte Alegre) A região conta também com duas Unidades de Pronto Atendimento já inauguradas.

A regional de Glória integra: Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Poço Redondo, São Miguel do Aleixo e Porto da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário