segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pré-caju poderá ter um dia a menos e ser realizado na Coroa do Meio


Durante a sessão especial realizada agora a tarde na Câmara Municipal de Aracaju, foram apresentadas diversas propostas com o objetivo de reduzir os impactos negativos do evento na rotina da cidade. Entre as mudanças sugeridas está a redução do período do evento de quatro para três dias. Outra proposta é que a prévia saia da Avenida Beira Mar, no Bairro Treze de Julho e passe para Avenida Delmiro Gouveia, via que dá acesso ao Bairro Coroa do Meio. As mudanças seriam válidas apenas para 2015, já que para 2014 a Prefeitura de Aracaju já autorizou a realização da festa na avenida Beira-mar.


As novas propostas foram avaliadas e discutidas em Sessão Especial de autoria do vereador Jailton Santana (PSC). O coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Dias Firmo dos Santos, o trânsito é um dos principais prejudicados com a realização do evento. “Em dias de Pré-Caju o cenário é ainda mais caótico”, ressalta José Dias ao ressaltar que a área sofre interdição durante os quatro dias de folia impedindo o livre acesso das pessoas na área, especialmente para quem mora na localidade.



Outro ponto destacado é o impacto negativo à acessibilidade. “As ciclovias e as calçadas ficam obstruídas. As pessoas têm o acesso limitado e, mais ainda, são obrigadas a dividir o mesmo espaço com carros, colocando em risco à própria vida”, disse ele.



Coroa do Meio

O superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/Aracaju), Nelson Felipe reforçou que são muitos os transtornos causados no trânsito da capital em função dos quatro dias de folia. “É preciso repensar a situação e colocar em prática as alterações. Uma das medidas mais viáveis do ponto de vista da mobilidade urbana é transferir o Pré-Caju para a Avenida Delmiro Gouveia. Trata-se de uma via extensa e estruturada. Neste local, a festa vai causar menos impacto para o trânsito, principalmente para o sistema de transporte público que tem toda a rota alterada em função do evento”, disse ele.



Outra sugestão apresentada pela SMTT é a redução do número de dias da festa. “Defendemos que a prévia ocorra em três dias: sexta, sábado e domingo. Teríamos melhor condição de monitorar o trânsito nesses dias”, defende ele. A proposta também é vista com entusiasmo pela Polícia Militar.



O presidente da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Lourival Mendes Oliveira ouviu atentamente as propostas apresentadas e disse que a ASBT está aberta para as mudanças necessárias. “A festa vai completar 23 anos em 2014 e queremos que seja um evento que traga alegria e não transtornos. Se há alternativas de locais vamos avaliar e que o local tenha viabilidade para a realização de um evento deste porte”, disse Lourival. 

Leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário