terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sistema 3D da Radioterapia do Huse está em fase final de implantação


Com o objetivo de proporcionar um tratamento mais moderno aos pacientes do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), está em fase final de implantação o sistema 3D no equipamento de radioterapia. Trata-se de um software utilizado para planejamento dos pacientes que utilizam o Acelerador Linear, possibilitando a precisão do tratamento no local específico do tumor.

Segundo a física médica do Huse, Katiúcia Bomfim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), já instalou o sistema 3D no aparelho. "Já iniciamos a fase de coleta de dados do feixe de radiação do acelerador linear para ser implantado. Os profissionais da radioterapia passarão por um treinamento no início de setembro e outro na segunda quinzena do mesmo mês. A nossa previsão é que o tratamento em 3 dimensões comece a funcionar no final de setembro", disse.  

De acordo com Adolfo Scherr, coordenador médico da Oncologia do Huse, "o sistema 3D é uma tecnologia que é possível identificar melhor o local do corpo a ser tratado, poupando órgãos e tecidos vizinhos, diminuindo os efeitos colaterais. Todos os tipos de tumores poderão ser tratados com esse sistema tecnologia".

Ainda segundo o coordenador, a demanda em Sergipe, "atualmente, a máquina funciona de domingo a domingo, durante todo o dia. Alguns dias à noite, ele também é utilizado. Muitos dos pacientes ambulatoriais são oriundos do interior e também são tratados durante a semana. Já os internados, também fazem uso do equipamento à noite e aos finais de semana?, disse o médico.

Em Sergipe, há duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e os que são de outros Estados: uma que está no Huse e a outra, no Hospital de Cirurgia. "Mais dois aparelhos chegarão a Sergipe. Serão quatro equipamentos no total. Um está previsto para chegar no próximo ano para o Huse  e o outro vai para o Hospital de Cirurgia, estando em fase de licitação", disse Wagner Andrade, diretor operacional da FHS.

O equipamento que chegará no Huse faz parte do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. Sergipe foi um dos Estados contemplados com 1 dos 80 equipamentos que serão distribuídos em todo o país. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde já fez a tarefa de casa: enviou os projetos e disponibilizou a área para o equipamento. Quanto à licitação, compra, contratação de empresa para realização da obra, estas são etapas a serem realizadas pelo Ministério da Saúde.




Leia também:












Sistema 3D da Radioterapia do Huse está em fase final de implantação

Nenhum comentário:

Postar um comentário