quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Deputado Arnaldo Bispo destaca ações do governo do Estado em Itabaiana

O deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) fez discurso durante a sessão de ontem, da Assembleia Legislativa, para registrar algumas ações do governo do Estado no município de Itabaiana. Ele destacou a visita feita à cidade do agreste sergipano na última sexta-feira pelo governador em exercício, Jackson Barreto. Segundo ele, na oportunidade, o governante visitou as obras do Hospital Regional, visitou a área onde será construída a Central de Abastecimento (Ceasa) e assinou um termo para a reforma do Colégio Estadual Murilo Braga.

 
De acordo com o parlamentar, primeiramente a comitiva visitou a área onde funcionará a Ceasa, segundo ele, um grande desejo de todos os comerciantes de produtos hortigranjeiros do município. Arnaldo Bispo disse que é de conhecimento de todos a dificuldade que ocorre, principalmente de terça a sexta-feira, nas ruas do centro da cidade, por conta do tráfego intenso de caminhões que fazem o transporte desses produtos. Por isso a necessidade de um local com fácil acesso para concentrar a comercialização desses produtos.

O deputado Arnaldo Bispo disse que durante a ida do governador em exercício foi visitada a área, doada pela família do ex-vereador João Patola, para que seja construída a Ceasa, uma área em torno de 36 mil a 40 mil metros quadrados, a poucos metros da BR-235. Ele acrescentou que o ponto facilita muito a logística, com o melhor acesso para chegada e saída da cidade através da movimentação de caminhões. “Temos que pensar no futuro e este local fica próximo à BR, onde os caminhões podem entrar sem grandes problemas e a cidade passa a ter três saídas”, disse. Ele acrescentou que a construção da Ceasa de Itabaiana será um dos empreendimentos integrantes do Proinveste.

Hospital
Segundo o deputado democrata, a segunda visita no município pelo governador em exercício foi ao hospital Regional de Itabaiana. Arnaldo Bispo disse que algumas vezes já havia criticado na tribuna da Assembleia a demora na obra desse hospital, que já dura mais de seis anos. Ele disse que cobrou novamente e o governador em exercício fez questão de ir até o local para saber o porquê da demora na reforma do local. “Ele viu de perto, porque assim vai cobrar agilidade para que seja entregue o mais breve possível, pois estamos enfrentando problemas na saúde no Brasil inteiro e em Itabaiana não é diferente.


O deputado disse que embora o hospital não esteja funcionando a pleno vapor, mas está servindo à comunidade. “Precisamos cobrar a colocação de mais médicos e enfermeiros, porque é um Hospital Regional e precisa funcionar melhor”, observou o deputado Arnaldo Bispo.

Segundo o parlamentar, após a visita ao hospital a comitiva visitou o Colégio Murilo Braga, para ele, um orgulho para os itabaianenses e para Sergipe. O colégio, que já chegou a ter 3 mil alunos, hoje tem um corpo discente de 1.500 alunos. “É um colégio que orgulha a todo itabaianense e hoje lá funciona também uma unidade da Filarmônica de Itabaiana e lá temos uma fábrica de violino em um anexo do colégio, funcionando para fabricação e conserto desse instrumento. Vinte jovens aprenderam a construir e consertar. Isso é muito importante para a cultura”, afirmou.

Arnaldo Bispo disse que lá no colégio foi assinada a ordem de serviço para a reforma, que vai custar pouco mais de R$ 5 milhões. Também será reformado o estádio José Milton Machado, o Miltão, e, numa segunda etapa, passará também a abrigar cursos profissionalizantes que a Secretaria de Estado da Educação irá definir quais serão ofertados.

Aparte
O deputado Gilson Andrade (PTC) aparteou o pronunciamento do colega e disse que agora o governo do Estado mudou a estratégia. Se antes aguardava o término das obras para inaugurar por inteiro, porém elas não funcionavam, agora inaugura por partes. “O líder do governo [deputado Gustinho Ribeiro] disse que o governo inaugurou parte do Hospital de Tobias Barreto. Se inaugurando inteiro não funciona, imagine por parte? O de Estância foi inaugurado no final de 2011 e até hoje o hospital funciona precariamente o serviço de urgência e emergência, porque quase que diariamente faltam médicos na escala e o setor de internamento começou a funcionar agora precariamente. O centro cirúrgico até hoje não funciona, assim como a UTI”, afirmou, acrescentando que os hospitais do interior funcionam a baixo vapor, o que justifica a superlotação no Hospital João Alves Filho.


A deputada Maria Mendonça também aparteou o pronunciamento para lamentar que precise ir um aparato de pessoas para a assinatura de uma ordem de serviço para reforma, reforma ela, disse ela, que o dinheiro já está na conta há algum tempo e o governo não viabilizou a reforma. “E agora diz que vai reformar e faz um grande ato. Isso é desnecessário. Seria interessante que o governo desse continuidade às obras. O Hospital de Itabaiana está há mais de seis anos sendo reformado, causando um transtorno muito grande”, disse.

O líder da bancada de governo, Gustinho Ribeiro (PSD) também aparteou o pronunciamento para parabenizar o colega e disse que o deputado Gilson Andrade quando era vice-prefeito de Estância não parecia tão preocupado com o problema do hospital regional de lá. “É preciso ter coragem e reconhecer que o governo tem investido bastante na saúde. Esses hospitais construídos e inaugurados são justamente para reduzir a demanda e diminuir a superlotação no Huse. Eu acho que a gente tem que reconhecer o esforço e empenho do governo do Estado. Não é justo não reconhecer o que tem sido feito nos últimos sete anos. Em governos passados o problema era bem maior, porque não tinha hospitais pelo interior”, declarou.

O deputado Arnaldo Bispo disse que o governador Jackson Barreto foi in loco justamente para saber porque a demora do hospital está demorando, retardando a inauguração. “Ele [o hospital] realmente tem alguns problemas dentro da reforma que têm que ser corrigidos. Acredito que não vai mais um ano ou dois, pelo que pudemos ver e foi dito lá”, disse.

O deputado acrescentou que a última etapa da visita foi a assinatura dos títulos do galpão para o Distrito Industrial de Itabaiana, uma promessa do governador Marcelo Déda. Foram assinados títulos para 15 indústrias de micro e pequenos empresários. Com isso, serão gerados mais de 200 empregos. Numa segunda etapa, disse Arnaldo Bispo, serão assinados mais títulos, para que os empresários possam contribuir e fazer a indústria funcionar em Itabaiana. “Com o título, os empresários podem conseguir financiamento e aí Itabaiana entra na fase da indústria e vamos crescer muito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário