terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cidadãos com sangue A, B, Ab e O negativo são convocados para doação

Para atender a demanda transfusional da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) necessita realizar uma coleta diária de 120 bolsas de sangue. De acordo com um balanço nas doações, referente ao mês de julho e a primeira quinzena de agosto, foram coletadas uma média de 70 a 80 bolsas por dia.


Na manhã desta terça-feira, 20, o estoque dos sangues A, B, Ab e O negativo contava com apenas dez bolsas de sangue. Para captar doadores desses tipos sanguíneos, o serviço social está convocando os doadores para restaurar o estoque. "É importante que as pessoas com esses tipos sanguíneos compareçam ao Hemose para contribuir com a doação", solicita a gerente da Coleta do Hemose, enfermeira Florita Aquino.

Ela lembra ainda que o sangue doado atende os pacientes que passaram por transplantes, possuem doença sanguínea, sofreram algum acidente ou estão em tratamento contra o câncer.

"O sangue não pode ser fabricado, ele é produzido no corpo humano. Por isso, sempre estamos explicando aos voluntários que a doação deles é a única forma de atender os pedidos dos hospitais por bolsas de sangue e dessa forma manter o tratamento de dezenas de pacientes que precisam de transfusão sanguínea", ressaltou Florita.

Para colaborar com o serviço de doação, é necessário gozar de boa saúde, estar alimentado, não estar fazendo uso de medicamentos, ter entre 16 a 67 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, não ter feito tatuagem, colocação de piercing ou maquiagem definitiva, há menos de um ano.

Serviço

O Hemose espera você na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. As pessoas interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o
Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário