segunda-feira, 22 de julho de 2013

Valadares: VLT é um transporte seguro, econômico e prático

Diante dos problemas de transporte coletivo e do consequente comprometimento da mobilidade urbana enfrentados pela população nos últimos dias, o senador da República, Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), voltou a destacar a eficiência do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos -, como uma das possíveis soluções para Aracaju.  "Os VLTs convivem nas ruas e avenidas com ônibus e automóveis sem qualquer problema. Esse tipo de transporte prático, seguro e econômico, existe em toda a Alemanha desde 1920".

A afirmação foi feita por Valadares em seu perfil em uma rede social, lembrando experiência recente, durante a passagem pela cidade de  Leipzig - Alemanha, onde esteve acompanhando brasileiros que disputaram o WorldSkills 2013. "Notei que o VLT é o transporte preferido pela população".
O parlamentar entende que o VLT também seria uma importante ferramenta para garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo consideravelmente o congestionamento e o tempo de deslocamento dos veículos. "Em Berlim, proprietários de carrōes de luxo estão vendendo, ou deixando-os na garagem, substituindo-os pelo VLT", testemunhou.

Valadares destaca a boa aceitação da população ao meio de transporte. "Lá (em Leipzig) a mobilidade urbana é coisa que merece respeito. Por isso, é enaltecida e utilizada com frequência por nacionais e estrangeiros, em virtude da segurança, rapidez e praticidade que oferece aos usuários. Confesso que, como brasileiro, senti uma inveja danada!", admitiu.

Proposta - A implantação do VLT em Aracaju foi uma das propostas apresentadas pelo PSB, durante a disputa eleitoral de 2012, pelo então candidato à Prefeitura Municipal, o deputado federal Valadares Filho.

Atualmente, este meio de transporte já é uma realidade e serve com eficiência à população de Maceió, capital do vizinho estado de Alagoas.


Leia mais:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário