sexta-feira, 26 de julho de 2013

Secretário apresenta na CDL números e perspectivas da economia sergipana

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, atendeu ao convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) para participar do programa ‘Conversando com o Lojista’. Durante a reunião-almoço, que aconteceu ontem, 25, na sede da entidade, ele expôs o crescimento empresarial de Sergipe, suas perspectivas e desafios, para um público formado, em sua maioria, por empresários do comércio, lojistas, líderes de entidades empresariais e associados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O evento também contou com a presença de toda a diretoria da Codise.

Para o presidente da CDL, Samuel Schuster, o tema além de ter sido bastante atrativo, abordou questões relativas ao comércio sergipano e destacou o nome de grandes grupos empresarias que estão chegando por aqui.

“A atração de novas empresas para Sergipe gera perspectivas de novos empregos e a vinda de mais pessoas para o estado, criando um público consumidor do comércio e movimentando ainda mais a nossa economia”, disse ao destacar que segundo informações recebidas, por mês, 400 famílias entram em Sergipe.  

Saumíneo Nascimento iniciou sua palestra traçando um panorama geral sobre a economia mundial, no Brasil, para depois chegar aos dados de Sergipe. De acordo com o secretário, o Brasil é o 13º país em transparência nas suas contas públicas.
“Temos um PIB crescente, o maior PIB per capita do Nordeste e dois terços da nossa economia é formado por empresas de comércio e serviços”, disse ao destacar que, embora as estatísticas demonstrem que esse ano os comerciantes desses setores estejam  com um “pé no freio” para as compras em todo o país, outro setor da economia sergipana, o industrial, não para de crescer.

“Até junho, deste ano, 253 empresas chegaram a Sergipe incentivadas pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), promovendo a geração de 15.255 empregos e representando um investimento privado na ordem de R$ 2,2 bilhões”, divulgou o secretário, destacando que entre as grandes marcas que estão chegando em Sergipe estão as empresas Engevix, Amsia Motors, Bull Motocicletas, Yazaki e Saint-Gobain.

Ainda durante sua palestra o secretário destacou a perspectiva de instalação de novos shoppings no interior do estado, em Itabaiana e Lagarto e dois outros na capital, sendo um na zona de expansão e outro nas proximidades da nova ponte que liga os conjuntos Inácio Barbosa e Augusto Franco.
“Nosso propósito durante essa apresentação foi trazer os números da economia para o empresariado sergipano e dizer que há todo um esforço do Governo a fim de captar novas empresas, no sentido de promover uma maior interação dos empresários locais com os grupos que venham se instalar aqui no estado”, disse para depois anunciar que a Codise fará uma mudança estatutária para melhor atender também ao setor de serviços no estado.

Participaram da mesa dos trabalhos Samuel Schuster (CDL), Gilson Figueiredo (FCDL), Alexandre Porto (Ass.Comercial), Roberto Bispo (Codise), Lauro Vasconcelos (Sebrae), representantes do Banese e Telfonia Oi, patrocinadores do Conversando com o Lojista, representante do Fórum Empresarial e convidados, que lotaram o auditório da CDL.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário