quinta-feira, 4 de julho de 2013

Prefeito anuncia obras estruturantes

Na manhã de hoj,e no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o prefeito João Alves Filho anunciou a realização de obras de recapeamento de 35 ruas e avenidas da capital e assinou o termo de cooperação técnica com o Sebrae para a capacitação de mil feirantes, através da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat).


Essas obras de recapeamento são consideradas prioritárias pelo prefeito, já que há cerca de dez anos vinham sendo feitas apenas as conhecidas operações "tapa-buraco", que não resolvem por completo o problema. De acordo com João Alves, as 35 ruas e avenidas anunciadas que serão recapeadas são apenas o começo de uma operação permanente e que extinguirá os buracos de Aracaju.

"Esse é o início. Não se trata de uma operação tapa-buraco, que é algo precário, e que em pouco tempo a abertura volta, por causa da estrutura do asfalto que está degradada. Vamos recapear toda a extensão. Serão 56 mil metros de ruas e avenidas recapeadas até março, isso vai eliminar os buracos da capital. Evidentemente essa será uma medida constante. Um esforço de quase R$ 10 milhões num prazo de 90 dias. Depois de completada, a obra ficará em operação permanente na medida em que forem surgindo novas demandas", explicou o prefeito.

Sobre as questões técnicas da obra, o secretário Municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, disse que num prazo de aproximadamente 15 anos de uso existe a falência do asfalto, o que provoca uma demanda maior da prefeitura nessas operações. 

"O critério adotado para a escolha das ruas e avenidas foi a incidência de recomposição da capa asfáltica. Temos, estatisticamente, as ruas que têm a necessidade de uma demanda maior de ações da prefeitura. Estamos atuando em praticamente todos os bairros de Aracaju", explicou o secretário, dizendo que outro aspecto favorável é que a prefeitura economizará com a obra, já que será de administração direta. "Não contrataremos nenhum empreiteiro, já que a Emurb possui usina de asfalto, o que possibilita a redução de custos. Iniciaremos as obras na terça, dia 9, a partir das 9h, para que as obras afetem o trânsito da menor forma possível", detalha Luiz Durval.

Dentro do contexto de divulgar todas as ações da prefeitura, o secretário da Comunicação Social, Carlos Batalha, disse que o segundo semestre está repleto de ações. "Começamos hoje com o anúncio para realização do maior serviço de recapeamento que já foi feito em Aracaju. A partir de agora, teremos quase que diariamente novas ações da Prefeitura para a anunciar", garantiu.

 Parceria com o Sebrae
João Alves aproveitou a oportunidade e anunciou também na manhã de hoje uma importante parceria firmada com o Sebrae e a Fundat para a capacitação de mil feirantes, visando deixá-los de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e posteriormente transformá-los em empreendedores.

"O Sebrae é um orgulho brasileiro no mundo. Ele prepara o empreendedor, desenvolvendo cursos na área e capacitando-os. Enquanto governador, fomos o primeiro Estado que implementou em seu currículo a matéria empreendedorismo, onde treinamos, na época, 20 mil jovens. Hoje estamos firmando essa nova parceria que tenho certeza que será um grande sucesso", conclui o prefeito, que lembrou da questão que a capacitação dos feirantes é uma questão de saúde pública.

Segundo Gláucia Guerra, presidente da Fundat, a grande preocupação do Município de Aracaju é capacitar as pessoas preparando-as para um futuro mais promissor. "Na primeira fase fazemos uma série de capacitação 643 ambulante. Nesse segundo momento, estamos começando as inscrições para capacitação de feirantes, com parceria do Sebrae. Isso é importante porque quando trabalhamos com trabalho social, presume-se uma série de valores entre os quais está a melhoria do próprio trabalhador. Será ofertado um curso de onze horas pelo Sebrae que começará em agosto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário