sexta-feira, 19 de julho de 2013

Emsurb prepara grande mutirão de limpeza em toda a cidade

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) prepara um grande mutirão que vai limpar numa só ação ruas, avenidas e logradouros públicos de toda a capital sergipana. Nesta semana foram definidos em reunião entre todas as coordenadorias e gerências da Diretoria de Controle Operacional do órgão (Dirop) o itinerário e a operacionalização da atividade, que começa no dia 23 de julho, com previsão de conclusão em 60 dias.

A ação será iniciada no bairro Cidade Nova e segue para a Zona de Expansão, para depois retornar à Zona Norte. "A intenção da Emsurb é realizar uma limpeza profunda em todos os bairros de Aracaju. O trabalho será revezado nas duas grandes regiões da cidade para que toda a população seja contemplada. Mesmo com a realização diária dos serviços de limpeza e de cuidados com as áreas verdes por toda a cidade, esse mutirão é como aquela faxina que fazemos nos nossos lares para limpar todos os cômodos de uma vez e deixar a casa arrumada. Queremos que a população sinta-se bem ao percorrer as ruas e perceber o carinho e o trabalho da Prefeitura", ressalta o presidente da Emsurb, Julio Flores.

Mais de 320 agentes de limpeza irão realizar os serviços de varrição, roçagem, pintura de meio-fio, recolhimento de lixo e entulho, poda e paisagismo. Para a completude da ação, trabalham juntas a Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu) e a Gerência de Áreas Verdes (Gerav). "Muitas atividades podem ser desenvolvidas separadamente por cada uma dessas gerências, como no caso das praças, mas decidimos unificar os serviços para realizar essa limpeza geral na cidade", esclarece o gestor da Dirop, Robert Willyam.

Vinte equipes da Gerlu trabalham na limpeza de ruas e avenidas, enquanto outras seis da Gerav realizam trabalho nas áreas verdes dos bairros, como poda e paisagismo. A finalização acontece com a lavagem nos locais onde é necessário. O itinerário será revezado entre Zona Norte e Zona Sul, com a inserção de uma localidade por vez, desde as extremidades da cidade até chegar à região central.

"Mesmo com a dificuldade de cobrir 100% da roçagem de canteiros por estarmos num período propício ao crescimento das plantas, com chuva e calor ao longo dos dias, procuraremos deixar o mais próximo possível da satisfação da população", advertiu o presidente da Emsurb sobre as características do inverno sergipano.

O gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, explica que além dos veículos de apoio utilizados para recolhimento dos resíduos e de entulho, outros maquinários e ferramentas auxiliam o trabalho dos agentes de limpeza: "Usamos diversos tipos de utensílio para melhorar o serviço. Na varrição, por exemplo, além dos carrinhos para deslocamento do resíduo até o caminhão, os agentes utilizam bags (sacos) para acondicionar resíduos orgânicos jogados na via".

E para auxiliar na conscientização da população, equipes de agentes ambientais também irão percorrer as ruas dos bairros levando aos moradores informações sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "Nosso trabalho visa a preservação e limpeza da cidade e consequentemente o bem-estar da população. E para isso é preciso que os próprios cidadãos contribuam com gestos simples, como não jogar lixo na rua ou em canais, dispor os resíduos na frente de casa no dia da coleta domiciliar, contratar o serviço de recolhimento de entulho no caso de reforma e construção civil", explica a assessora de comunicação da Emsurb, Gabriela Barbosa.

Durante o período de desenvolvimento do mutirão, a limpeza padrão da cidade permanece. "Nesta ação iremos envolver toda a empresa para que de forma rápida possamos concluir o serviço em cada região, no entanto, os serviços básicos de limpeza nas principais vias, coleta de lixo e limpeza de canais serão executados normalmente", afirmou Robert Willyam.



Leia também:












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário