sábado, 22 de junho de 2013

Sala exclusiva reforçará atendimento a queimados no PS do HUSE



O Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) está com uma sala exclusiva para atendimento aos pacientes vitimas de queimaduras, durante o período junino. O objetivo da nova área destinada a essa demanda específica, ainda na primeira porta de acesso ao hospital, é garantir maior agilidade na assistência e conforto a pacientes e funcionários.
 
Serão mais 4 leitos de apoio, criados para que o paciente queimado fique isolado, aguardando ser encaminhado para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e livre dos riscos de infecções. A equipe também foi reestruturada nesse período e contará, diariamente, com dois médicos cirurgiões plásticos de plantão para qualquer ocorrência.

De acordo com a coordenadora do Pronto Socorro, Lycia Diniz, além desses 4 leitos no PS, a retaguarda da UTQ terá mais oito para internamento. “Preparamos uma estrutura para atender os casos de queimaduras que aumentam nessa época do ano. Os pacientes farão o fluxo normal entrando pela sutura e depois seguindo para essa sala criada para os queimados. Contaremos com centro cirúrgico e UTQ, para casos mais graves. Estamos pensando no bem estar do paciente e dos nossos funcionários”, informou a coordenadora.

O esquema especial de atendimento na nova sala do PS segue até o próximo dia 30, quando se encerra o ciclo junino. Segundo Lycia Diniz, o reforço no atendimento prepara o hospital não apenas para o aumento da quantidade de pessoas lesionadas por fogos de artifício, mas também das vítimas de acidentes de trânsito. 

“Como se trata de uma festa descentralizada, que acontece em muitos municípios, há também um aumento dos acidentes nas estradas em virtude do grande deslocamento de pessoas pelas rodovias”, explica, ao informar que entre os dias 20 e 24, e 28 e 29 de junho os plantões serão ainda mais reforçados.
UTQ.

Única unidade especializada na assistência às vítimas de queimaduras no Estado e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o País credenciadas junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a UTQ do Hospital de Urgência de Sergipe chega a registrar um crescimento de mais de 200% no número de ocorrências durante o período junino.

O espaço funciona com uma avançada aparelhagem de suporte clínico e 14 leitos. Desses, quatro são exclusivos para crianças e dois são utilizados como semi-intensivos. Em junho do ano passado, foram registrados 86 atendimentos às vítimas de queimaduras durante os festejos. Os fogos de artifício foram os grandes responsáveis pela estatística, registrando 61 casos somente no mês das festividades.

Atendendo a um convite do vereador Rivan Francisco, de Poço Verde, o comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran –, Capitão Fábio Machado, ministrou uma palestra sobre o tema “Educação para o Trânsito”, na última segunda-feira, 17, durante sessão ordinária realizada no plenário da Câmara de Vereadores.

Para o vereador Rivan Francisco abordar questões relacionadas ao trânsito é de fundamental importância para reduzir as estatísticas de violência nas vias. "O Capitão Fábio Machado é um especialista em trânsito e participou recentemente do curso de Especialização em Trânsito Urbano, ministrado pela Polícia Militar de São Paulo. Fizemos questão de sua presença na Câmara de Poço Verde para adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário