domingo, 23 de junho de 2013

Copa: Investimentos em infraestrutura estão atrasados, diz deputado



Por MAX AUGUSTO 

Na entrevista concedida ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o deputado federal Valadares Filho (PSB) considerou os altos investimentos nos estádios da Copa do Mundo como um dos principais fatores que desencadearam as manifestações populares por todo o Brasil. Como vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Valadares destacou outro problema: os atrasos nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana e transporte coletivo.
 
“A comissão de Turismo está sintonizada com as críticas à Copa. Após todas as visitas que fazemos aos estádios realizamos um relatório e tudo isso está lá: os gastos absurdos e aditivos no Maracanã, por exemplo, e as obras de mobilidade urbana que não andam. Juntamente com o transporte coletivo, esse seria outro legado que poderia ser deixado pela Copa. Tudo isso está nos nossos relatórios, nas visitas que fazemos aos estados sedes”, disse ele.

Dentro do cronograma de obras para receber a Copa do Mundo estão previstos investimentos em mobilidade urbana, como novas vias, e a modernização e melhoria do transporte público, além do aperfeiçoamento da infraestrutura aeroportuária e rodoviária.

Hoteis
Ainda segundo o deputado federal, há a questão do turismo. Na copa o país receberá visitantes de todo o mundo, que podem voltar ou divulgar uma imagem boa do país. Mas por enquanto vem acontecendo o contrário, devido a diversos problemas, como o alto preço das diárias dos hotéis. “O hotel cobra até sete vezes mais do que a tarifa normal. A diária no Brasil já é cara e quadruplica, o que gera insatisfação no turista”, explicou.

A Comissão de Turismo, de acordo com o deputado, fez um traalho efetivo de fiscalização, em parceria como governo federal e obrigaram vários hotéis a baixarem suas tarifas. O mesmo foi realizado há pouco tempo em Brasília, mas a redução nos preços não atingiu os pacotes que já haviam sido vendidos. 



Políticos precisam escutar o povo, diz Valadares Filho

Ainda na conversa com o JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX, o deputado federal Valadares Filho (PSB) disse que a mobilização popular realizada na última quinta-feira em Aracaju foi forte, bonita e tranquila, e que os políticos devem escutar as reivindicações do povo. “Acho necessário que os homens públicos ouçam a voz do povo e da sociedade. Por isso atos como aquele são cada vez mais pertinentes, desde que sejam pacíficos. Eles fazem com que os governantes reflitam sobre o que precisa ser melhorado – e muita coisa precisa ser melhorada”, disse Valadares Filho.

O deputado avaliou que as demandas do dia-a-dia estão levando as pessoas às ruas, concorda que as demandas apresentadas são diversas, mas não critica o que muitos estão chamando de falta de foco. “São diversas as demandas: Saúde, Educação, Segurança, Carga Tributária, Corrupção. Até mesmo os salários, que melhoraram nos últimos anos, são alvo dos protestos, assim como  os gastos com a copa –um dos motivos preponderantes para que a massa fosse pra rua, segundo ele

Valadares contou que o clima em Brasília, onde estão sendo realizadas grandes passeatas, é de que o momento é de ouvir a sociedade. “É um momento de estar em sintonia com o povo. Estamos representando o nosso estado, traalhando pelo país, e é nossa obrigação ouvir o povo, tirar lições e colocar tudo em práticas concretas.

Sobre a participação de partidos na mobilização, Valadares Filho também concorda que eles não devem participar das mobilizações. “Não se deve querer tirar proveito, é uma manifestação inteiramente da sociedade. Não cabem partidos, neste momento os próprios manifestantes disseram que é uma manifestação inteiramente do povo”, ressaltou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário