quarta-feira, 26 de junho de 2013

Balanço nas doações de sangue confirma necessidade de mais voluntários



Um balanço da Campanha Junina de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) aponta para a necessidade da ampliação nas doações de sangue. De acordo com dados da Hemorrede Estadual, no final de semana do feriado de São João, relativo ao período de 21 a 24 de junho, foram coletadas 177 bolsas e dispensadas 226 para a rede hospitalar.
 
Somente no sábado e na segunda, foram dispensadas 137 bolsas, sendo que 103 foram para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Na unidade hospitalar de alta complexidade, as bolsas foram utilizadas em procedimentos cirúrgicos, pacientes em tratamento oncológico e queimados. As demais bolsas atenderam cirurgias cardíacas programadas, no hospital Cirurgia e parturientes e recém-nascidos, nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel.

O superintendente do Hemose, Renato Dantas, lembrou que historicamente junho é um mês de redução nas doações de sangue, entretanto, as campanhas com os parceiros fizeram o diferencial.  “Conseguimos atender a demanda nesse final de semana. Abrimos o serviço no feriado de São João na segunda-feira, mas, o número de doadores foi muito baixo, somente quatorze bolsas coletadas”, informou.

Conforme ainda avaliação do superintendente, a preocupação do serviço é com este último final de semana de festa. “Em função do pós-feriado, das manifestações e a copa das confederações o comparecimento dos doadores para contribuir com a doação de sangue está abaixo do regular”, alertou, ao explicar que, com a proximidade de julho, as doações poderão manter-se irregulares.

Para reverter a situação e garantir o estoque estratégico de sangue, o Hemocentro de Sergipe junto com os parceiros está programando ações de coleta externa de sangue. A primeira acontece nesta quinta-feira, 27, no Senac, localizado no Centro de Aracaju.

Campanhas
Os parceiros interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Captação, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174. A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Nenhum comentário:

Postar um comentário