sexta-feira, 3 de maio de 2013

Secretaria diz que municípios devem intensificar campanha de vacinação contra a gripe

Faltando menos de 10 dias para o final da Campanha Nacional de Vacinação em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta os municípios para que eles intensifiquem a campanha e a população a procurar um dos 350 postos de vacinação. Dados parciais da campanha mostram que até o momento, no estado, foram aplicadas 184.852 doses da vacina. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 280 mil pessoas, o que equivale a 80% da população alvo. 


“A cobertura vacinal em Sergipe está em 60,03% da população. No Brasil, somando os 26 Estados e o distrito federal, a cobertura vacinal é de 63,37%”, alerta Sândala Oliveira, gerente do programa Estadual de Imunização.

Entre os 75 municípios sergipanos, até o momento, 38 alcançaram a meta de vacinar 80% das crianças. Apenas 22 alcançaram a meta de vacinar o mínimo de trabalhadores da saúde e 12 vacinaram o mínimo de gestantes. Apenas 17 municípios conseguiram vacinar 80% dos idosos. Quanto às puérperas, 43 municípios vacinaram o quantitativo mínimo de mulheres. Já os indígenas, que vivem apenas em Porto da Folha e tem uma população de 339 pessoas, a cobertura vacinal foi de 99, 71%.

Apenas os municípios de Telha, Salgado e General Maynard conseguiram vacinar no mínimo 80% de todos os grupos prioritários da campanha.

“Mesmo os municípios que já alcançaram a meta de vacinação devem intensificar suas campanhas para vacinar o maior número de pessoas. Para quem não pode se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde, um familiar deve solicitar a vacinação para um dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família”, orientou Sândala Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário