segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pelo menos sete vereadores de Aracaju podem ser candidatos em 2014


Por MAX AUGUSTO

Pelo menos sete vereadores de Aracaju planejam disputar outros cargos nas eleições do próximo ano. Ainda é cedo para bater o martelo, mas quem almeja uma posição de maior destaque já está se preparando. Dois deles devem tentar um mandato de deputado federal: Jony Marcos (PRB) e Iran Barbosa (PT). Pelo menos quatro podem se arriscar na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa: Robson Viana (PT), Vinícius Porto (DEM), Emmanuel Nascimento (PT), Nitinho Vitale (DEM) – que está secretário municipal da Juventude e Esportes e Elber Batalha Filho (PSB) – que comanda a Secretaria Estadual do Turismo.
 
Um dos nomes que possui maior probabilidade de ter seu rosto estampado novamente em santinhos, no próximo ano, é o do vereador Iran Barbosa (PT). Pela segunda vez na Câmara Municipal, ele já exerceu mandato de deputado federal e na última eleição foi o primeiro suplente do seu partido. Iran confirma que a sua tendência dentro do PT, a Articulação de Esquerda, já indicou seu nome para disputar uma cadeira na Câmara Federal – ao lado de Ana Lúcia para estadual.

Ele também explica que seu nome não foi apresentado ao partido porque essa discussão não foi iniciada, e só deve ganhar corpo ano que vem – até porque no momento o foco da sigla é seu processo de eleição interno. “Tenho um trabalho de permanente discussão dos problemas do nosso estado e mantenho contatos frequentes no interior, mas não de forma mais efetiva, porque no momento estou sendo absorvido pelo mandato de vereador”, explicou.

PRB
Outro que pode entrar na corrida eleitoral (com grandes chances de ser eleito, diga-se de passagem) é o vereador Jony Marcos (PRB). Em seu terceiro mandato na Câmara de Aracaju, Jony deve ser o nome apoiado pelo seu correligionário Heleno Silva, que está prefeito do município de Canindé do São Francisco. Ele disse com exclusividade ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX que o partido já definiu: terá candidato a deputado federal e o nome será anunciado até o final deste mês.

“O PRB precisa eleger um deputado federal, para representar o partido e Brasília e manter a nossa bancada. Posso ser candidato, mas se o partido conseguir outro nome eu posso abrir mão”, explicou o vereador, se referindo ao ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, que tem discutido sua ida para o PRB. “Se Ivan Leite estiver com a firme disposição para se eleger, pronto para se entregar à campanha, nossa base na capital e no sertão vai acompanhá-lo. Mas se não vier, o partido indicará alguém”, concluiu Jony.

Estaduais
O vereador Robson Viana (PMDB) também garante que vai estar na disputa de uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Sergipe. "Eu saí do último pleito municipal com quase 12 mil votos em Aracaju, ajudei a eleger alguns vereadores no interior e estou ampliando as minhas bases de apoio nos municípios vizinhos da capital. Estou trabalhando para conquistar um mandato na Assembleia e acredito que vai dar certo. Vamos intensificar os contatos", declarou.

O presidente da Câmara, Vinícius Porto, está sendo cogitado para disputar uma vaga de deputado estadual e diz que sua possível candidatura vai depender principalmente da decisão do seu partido em lançar candidato ao governo do estado, em 2014. “Posso ser candidato ou não, mas sou homem de grupo e a decisão passa pelo partido. É claro que quem esta na política deseja ser deputado estadual, federal, senador e até governador, para representar seu estado, mas é cedo para me manifestar”, disse ele, que está em seu segundo mandato na casa.

Ainda assim o presidente não nega que esteja visitando regularmente não apenas os bairros de Aracaju, mas alguns municípios da grande Aracaju e do interior do estado. “Faço política diariamente, visito amigos, acompanho procissão, compareço a eventos. Não estou em campanha, mas essas ações fazem a gente ser visto e lembrado”, explicou. Se continuar no cargo até 2014, Vinícius, que tem como um dos seus líderes políticos o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), poderá ser um nome forte – contando inclusive com o apoio  de Machado.

Ex-presidente da casa por duas vezes, Emmanuel Nascimento (PT) é o vereador com mais mandatos em Aracaju e fez uma boa gestão a Câmara, o que projetou sua imagem. Apesar de nunca ter sido candidatado a outro posto que não fosse a vereança, também está sendo cotado para entrar na corrida pelo mandato de deputado estadual, mas ratifica Iran e diz que esta discussão ainda não foi iniciada dentro do seu partido. Emmauel afirma apenas que uma possível candidatura só seria lançada se conseguisse construí-la com o apoio do PT e da sua base eleitoral na grande Aracaju, e não descartou disputar também um mandato de deputado federal.

Descartaram
Dos nomes que estão sendo cotados para entrar na disputa em 2014, apenas dois descartaram completamente a hipótese. Um deles foi Lucimara Passos (PC do B). Muita gente avaliava que ela poderia disputar um mandato de deputada estadual,  fazendo uma dobradinha com Edvaldo Nogueira (PC do B), que deve tentar a Câmara Federal. Ela deixa claro que essa possibilidade não existe e diz que o partido deve apoiar um nome do interior para a Assembleia – o padre Inaldo, que disputou a prefeitura de Socorro e o padre Raimundo, que comandou a prefeitura de Cristinápolis, são dois possíveis nomes.

Quem também diz estar fora dessa é a vereadora de primeiro mandato, Emília Correia (DEM). Muito ligada à senadora Maria do Carmo, especulava-se que ela poderia ser convocada para ajudar uma possível candidatura do partido em 2014, mas ela explica que iniciou agora o seu mandato e que pretende priorizá-lo, por  isso não consta nos seus planos entrar em nova eleição. Ela diz ainda que não tem participado das discussões do Democratas sobre o tema.

Circulam informações de que os vereadores Renilson Félix (DEM) e Nitinho (DEM) também podem participar do processo eleitoral do próximo ano. Entre amigos Renilson fala em disputar uma vaga de deputado federal, enquanto Nitinho tentará a Assembleia Legislativa. Outro que está sendo estimulado pelo partido a entrar na disputa é o secretário Estadual de Turismo, Elber Batalha Filho, que deve ser candidato. O JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX não conseguiu entrar em contato com os três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário