segunda-feira, 27 de maio de 2013

Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil começa em junho

No dia 8 de junho, sábado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério e as 75 Secretarias Municipais de Saúde, dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, no Estado.

O público alvo da campanha são crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade. “Em Sergipe, há 157.865 crianças para serem vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 150 mil crianças, o que corresponde a 95% da população alvo”, disse Sândala Oliveira, gerente do programa de Imunização da SES.

A vacina é administrada através de gotas. Nos anos 2009, 2010, 2011 e 2012 Sergipe superou a meta do Ministério da Saúde para a vacinação contra a Paralisia Infantil, com 99,5%, 96,6%, 100% e 99,7% de cobertura vacinal, respectivamente.

Quanto à estrutura da campanha de vacinação, será envolvido um quantitativo de dois mil profissionais de saúde. “A vacina será aplicada nos 400 postos de saúde fixos e volantes nos 75 municípios. Serão utilizados 250 veículos e distribuídas 190 mil doses da vacina”, contabilizou Sândala Oliveira.

Esse é o 34º ano de campanha de vacinação contra a Poliomelite e o 24º ano sem a doença no país. A estratégia da vacinação, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas, vai manter a doença erradicada no país. “Enquanto existir a poliomelite no mundo, é preciso que haja vacinação para que a doença não seja reintroduzida no Brasil”, finalizou a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário