segunda-feira, 1 de abril de 2013

WALKER CARVALHO: “Prefeitura está concluindo projeto de duas áreas de estacionamento no centro”

Por MAX AUGUSTO

A Prefeitura de Aracaju está concluindo o projeto de duas novas grandes áreas de estacionamento: uma delas sobre a margem do Rio Sergipe e outra ao lado do mercado Albano Franco, onde existe hoje um campo de futebol. A informação é do secretário de
Indústria, Comércio e Turismo do município, Walker Carvalho. Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE ele contou que a prefeitura está mantendo contato com empresários de Recife que pretendem investir em Aracaju e ainda sobre o Centro da cidade, explica que a Prefeitura planeja retirar os ambulantes das ruas e criar uma área específica para eles. Walker também garantiu que no setor do Turismo, pretende trabalhar em conjunto com o governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Emsetur. Leia a seguir a conversa.


JORNAL DA CIDADE – Novas indústrias tem sido instaladas mais no interior do estado do que na capital sergipana, fenômeno que é visto em vários estados. Ainda há espaço em Aracaju para a instalação de novas indústrias?
Walker Carvalho – Sim, há espaço na zona do bairro Santa Maria e na Zona de Expansão de Aracaju. Porém, por se tratar de áreas nobres, dificilmente serão instaladas novas indústrias por lá. Por isso existe a procura pelo interior do Estado, onde existem áreas mais baratas.

JC – A prefeitura vai tentar atrair indústrias para Aracaju? Existem conversas com algum grupo empresarial, quais são as novidades nesta área?
WC – Claro. Nossa secretaria foi criada recentemente, mais precisamente no dia 8 de fevereiro. Desde então estamos empenhados para a instalação de novos empreendimentos. Neste curto espaço de tempo que estou trabalhando, já estamos mantendo contato com dois empresários de Recife, que iriam instalar suas indústrias em naquela cidade, mas estamos convencendo-os a vir para Aracaju. 

JC – A prefeitura anunciou que vai atender às queixas dos comerciantes do centro da cidade e retirar alguns ambulantes. Quando isso deve começar? Os ambulantes serão retirados de que lugares?
WC – Recebemos as reinvindicações da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e as providências serão tomadas junto a Emsurb, através da Diretoria de Espaços Públicos, junto ao Ministério Público Estadual e também à SMTT, pois nós temos a visão de que o centro comercial é prioridade das empresas instaladas. São elas que geram emprego e renda pagando os devidos impostos. Já encaminhamos uma série de discursões com empresários para criação de uma zona específica para ambulantes onde os mesmos ficariam instalados.

JC – Durante a campanha o prefeito João Alves Filho (DEM) anunciou medidas de revitalização do Centro da cidade, incluindo a construção de estacionamentos. Quando esses estacionamentos serão construídos?
WC – É verdade, isso é uma das promessas de campanha do prefeito João Alves Filho. E já estamos concluindo a execução dos seguintes projetos: um estacionamento sobre a margem do Rio Sergipe e um estacionamento garagem ao lado do mercado Albano Franco, onde hoje é um campo de futebol.

JC – A cobrança do estacionamento nos shoppings da cidade diminuiu o lucro dos comerciantes? Como os donos de lojas estão avaliando essa cobrança?
WC – Não diminuiu. Principalmente agora, depois que entrou em vigor a Lei 7.595 de 21 de janeiro de 2013, publicada no diário oficial nº 26.677 de 4 de março de 2013, que determina que os cupons fiscais de produtos e serviços adquiridos nos Shoppings sejam revertidos em pagamento dos estacionamentos.

JC – E em relação ao Turismo, quais serão as medidas e novidades que a secretaria pretende apresentar? O prefeito João Alves já tem algum projeto para essa área?
WC – Tem sim. A reforma da Orlinha da ‘’Coroa do Meio’’, próximo ao farol com uma execução de uma arena multiuso no mesmo local e a reforma do Parque da Sementeira,  com um grande projeto arquitetônico, são duas entre as ações mais importantes.

JC – A Prefeitura está comandada pelo ‘’DEM e o governo é do ‘’PT’’. Haverá um trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual do Turismo? Já foram iniciados contatos?
WC – Sim. Trabalharemos em parceria com a Emsetur e a Sectur. Inclusive, discutiremos as novas demandas do turismo em relação aos eventos esportivos mundiais, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas. Vamos estudar também como Aracaju pode desenvolver políticas públicas que também sejam voltadas em conjunto, para esses eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário