terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria Nacional de Defesa Civil faz treinamento de prevenção a desastres naturais em Sergipe

Amparados pelo poder público e preparados para salvar as vidas em caso de emergência. Assim estão se sentindo os moradores da comunidade Alto do Bonfim, no município de Laranjeiras (SE), após terem participado na tarde deste sábado (20), do Simulado de Preparação para Desastres Naturais, realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Aproximadamente 100 pessoas das ruas Alto do Xavier e Oscar Ribeiro, que constam da lista de áreas de risco do município, aprenderam como agir diante da possibilidade iminente de um deslizamento de terra.
 
O Alto do Bonfim é um local com risco real de deslizamento de encosta porque o morro foi tomado por construções irregulares, erguidas em pontos indevidos. Para tanto, a área foi escavada e a proteção vegetal natural, destruída. "Nunca teve isso aqui em Laranjeiras, um treinamento onde as pessoas viessem explicar pra gente como agir na hora do desespero. Sempre vi esse tipo de coisa acontecendo no Rio ou em São Paulo, mas só pela televisão. Que bom que vieram porque essa foi uma ação muito importante", declarou a dona de Casa Maria Domingas, 37 anos, há 16 morando na área de risco cujos moradores foram capacitados.

Segundo ela, apesar de nunca ter sofrido a perda de bens materiais por causas de fortes chuvas ou deslizamentos de terra, já foi testemunha do sofrimento de vizinhos e conhecidos. "Já vi coisas terríveis desde quando passei a morar neste local. Teve vez de ver móveis, geladeira e outras coisas de casa sendo levadas pela água, e algumas pessoas de canoa tentando ajudar. É coisa triste. Até agora a gente só ficava olhando, querendo ajudar, mas sem poder, porque não sabia como agir. Que bom que recebemos orientações e a história será outra a partir de agora", salientou.

Durante a ação simulada, os moradores dos locais afetados foram evacuados das casas e levados para a Escola Municipal Zizinha Guimarães, onde foi montado o centro de comando da crise e um abrigo para os afetados pelo desastre. A principal orientação dada: sair de casa com os familiares e o mínimo de pertences possível, já que a prioridade é salvar as vidas.

Na escola, representantes dos órgãos públicos envolvidos e também da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Regional de Psicologia, traçavam as próximas ações e orientavam as pessoas sobre como proceder. Salas para cadastro dos desabrigados; para orientações psicológica e social; e com colchonetes para acolher os desassistidos foram montadas no Zizinha Guimarães, além de um espaço com atividades lúdicas para atrair e prender a atenção das crianças, conforme orientações passadas pela Defesa Civil Nacional.

"O resultado da simulação foi muito bom. Eles montaram o posto de comando, que é uma orientação da Defesa Civil Nacional; conseguiram mobilizar diversos órgãos, e é importante destacar que vários secretários de Laranjeiras participaram da atividade, a exemplo do de Segurança e de Saúde, e isso deu mais peso a atividade. Também mobilizaram bem a comunidade e tivemos ampla participação. Além disso, todos os organismos acionados pelo comando responderam ao chamado imediatamente. Vimos em Laranjeiras o que realmente esperamos que aconteça durante uma situação adversa", declarou Luana Gonçalves, técnica da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec).

Para Ricardo Galvão, Coordenador da Defesa Civil em Laranjeiras, a cidade ter sido escolhida para um evento dessa importância é motivo de satisfação. Ele garantiu que os ensinamentos serão muito bem aproveitados, afinal de contas, o município tem quatro grandes áreas de risco com características para desastre iminente: Alto do Bonfim, Pastora, Quitalé e Alto do Zé Artur. Porém, um novo e mais detalhado mapeamento desses pontos frágeis será realizado pela coordenação municipal. "A gente vai verificar as falhas que ocorreram neste simulado para, no dia que não for mais só um treinamento, estarmos bem preparados para salvar vidas", garantiu o coordenador.

Com este treinamento em Laranjeiras, o Ministério da Integração Nacional finalizou o ciclo de simulados no Nordeste. Nos próximos meses, a Defesa Civil Nacional vai levar a capacitação à população das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A atividade, realizada em parceria com a Coordenação de Defesa Civil do Estado de Sergipe e a Prefeitura de Laranjeiras, também marcou o encerramento da oficina de capacitação de gestores em defesa civil, realizada de 16 a 19 de abril, na capital Aracaju. A oficina abordou diversos temas, como o plano de contingência e tramitação de recursos do Governo Federal e o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário