segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mendonça Prado pede reforma tributária no Brasil

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) disse que a carga tributária brasileira é uma das mais pesadas do planeta. Para ele, manter três entes federados é um sacrifício descomunal para empresas e cidadãos cumpridores das leis. “É desalentador entender que tanto sacrifício não tem retorno. Os serviços de saúde, segurança e educação, por exemplo, são de péssima qualidade, apesar da elevada conta que pagamos. É uma injustiça absurda”, ressaltou Mendonça.
 
Segundo o parlamentar sergipano, a quantidade de tributos ultrapassa os limites da capacidade contributiva e chega a prejudicar o desenvolvimento socioeconômico. “União, Estados e Municípios sugam até a última moeda da população, a fim de saldar dívidas excessivas realizadas sem planejamento e, muitas vezes, de forma desatinada. O Estado brasileiro é perdulário e inconseqüente. Aliás, não há que se falar em autonomia em uma federação hierarquizada, de entes dependentes, que para investirem o mínimo precisam mendigar em outras esferas”, afirmou Prado.

Por fim, Mendonça disse que as deformidades ainda são verificadas na ação arrecadatória que desvirtua a importância dos próprios entes federados.
“A União recolhe mais de 60 % do bolo tributário e Estados e Municípios dividem o restante.  Essa regra parcial, censurável, que enseja a concentração do Poder e fere de morte o virtual pacto federativo. As chamadas autonomias política e administrativa não passam de ficção”, afirmou.

Um comentário:

  1. Concordo! Sugiro que veja o projeto de reforma tributária que está parado no congresso a anos, é o projeto do imposto único do ex-deputado Marcos Cintra. Ele possui um site, é só buscar no google.

    ResponderExcluir