segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mais de 97 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Sergipe

Segundo dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS), Sergipe é o terceiro estado do Nordeste em cobertura vacinal, com 31,52%.A campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, com o tema “Quem lembra  da vacina se protege da gripe”, prossegue até sexta-feira, 26. Na primeira semana da campanha foram aplicadas 97.657doses da vacina em Sergipe.


Dentre o público prioritário, formado por crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas com até 45 dias após o parto, idosos, população indígena e carcerária, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas, até o momento, as crianças e idosos foram os mais vacinados.

“Até o momento foram aplicadas 57.907 doses da vacina em idosos e 19.648 em crianças. Nas gestantes, foram aplicadas 9.372 e nas puérperas 1.884 doses da vacina contra a gripe Influenza”, contabilizou Sândala Teles, gerente do programa Estadual de Imunização. 

De acordo com a gerente do programa Estadual de Imunização, ainda é preciso que os municípios continuem alertando a população e as pessoas procurando das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tomar a vacina. “A meta da Sergipe é vacinar 280 mil pessoas, o que representa 80% da população prioritária. Até o momento temos pouco mais de 30% de cobertura vacinal e queremos ultrapassar os 80%, preconizados pelo Ministério da Saúde, até o dia 26”, disse Sândala Oliveira.

Dados nacionais
Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) informam que o Brasil aplicou 10.384.608 doses da vacina contra a Influenza, o que representa 32,63% de cobertura vacinal. Os dados nacionais mostram que, até o momento, os idosos e as crianças foram os que mais receberam a vacina, com 7.111.747 e 1.506.663 doses aplicadas, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário