terça-feira, 30 de abril de 2013

João Daniel reivindica mais ajuda aos sertanejos

O deputado estadual João Daniel (PT) apresentou na Assembleia Legislativa uma moção de apelo à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para que seja viabilizado o perdão das dívidas dos agricultores familiares em troca da adoção de medidas de proteção ambiental. Segundo ele, a propositura tem como objetivo fazer com que eles possam recuperar sua capacidade produtiva, além de priorizar iniciativas voltadas para a conservação de áreas protegidas, o manejo de recursos naturais e o desenvolvimento de atividades sustentáveis.
 
Alimento para o gado
Em seu na Assembleia Legislativa, o deputado João Daniel informou que, na última sexta-feira, participou de reunião realizada no escritório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a participação da superintendente regional para os Estados da Bahia e Sergipe, Rose Pondé, juntamente com alguns prefeitos da região do Alto Sertão sergipano. Segundo ele, o objetivo do encontro foi discutir a situação de emergência e o papel do governo federal na questão da alimentação para os animais.

O parlamentar disse que tem acompanhado os grandes problemas que têm vivido os pequenos agricultores para alimentar seu rebanho de poucos animais, assim como também a decisão do governo federal de vender milho a preço mínimo. No entanto, ele ressaltou que há dificuldade disso chegar aos agricultores que têm poucos animais, principalmente nos locais mais distantes.

Segundo João Daniel, felizmente, na sexta-feira iniciou a distribuição, com a autorização da Conab, em dois pontos, nas regiões mais distantes. Um deles é no município de Poço Redondo. O outro será em Nossa Senhora da Glória, que iniciará nos próximos oito dias. 

“Nesses locais terá milho disponível em quantidade para todos os pequenos agricultores que lá se inscreverem e mostrarem o seu laudo com a quantidade de animais”, disse.

O deputado explicou que isso é para pequenos agricultores assentados, posseiros que têm um pouco de animais. “Nós ficamos felizes com essa reunião proveitosa, com a superintendente regional da Conab e alguns prefeitos, como Heleno Silva, de Canindé, Roberto Araújo, de Poço Redondo, e Chico dos Correios, de Nossa Senhora da Glória, entre outros”, disse.

Armazéns -João Daniel lembrou que há algum tempo apresentou uma indicação na Assembleia, que foi encaminhada ao governador Marcelo Déda, para sanar um dos grandes problemas que aflige o Estado que é a falta de armazéns para o armazenamento dos grãos produzidos. Ele disse que espera que o mais breve possível o governo do Estado possa atendê-la.

De acordo com o deputado, o único que existe é o da Conab no município de Itabaiana, que funciona para guardar alimentação e milho. “Isso é inadequado. Nós precisamos que o governo do Estado e o governo federal reorganize uma política de armazenamento. Armazém hoje é barato, fácil de fazer e precisamos de mais deles em várias regiões, principalmente nas produtoras de grãos”, declarou João Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário