quarta-feira, 27 de março de 2013

Semana Santa em Sergipe tem programação em todo o Estado

Diversas manifestações religiosas estão programadas para a Semana Santa deste ano no estado de Sergipe. Na capital, Aracaju, acontecerá durante os dias 29 e 30, a 16ª edição do Sermão do Monte, o evento é uma realização da Igreja do Evangelho Quadrangular, presidida pelo Pr. Luiz Antônio. Davi Sacer e Paulo César Baruk são as grandes atrações do Sermão do Monte que neste ano traz como grande novidade a mudança do local onde acontece o evento. O Parque da Sementeira será substituído pela Orla de Atalaia.

Na cidade de Laranjeiras, desde o dia 24 de março, a programação da Semana Santa enfatiza o circuito turístico e religioso da cidade histórica denominado "Laranjeiras Católica". Este período é também uma boa oportunidade para os visitantes conhecerem os pontos turísticos da cidade como igrejas e museus, a exemplo da igreja do Bom Jesus, localizada no alto, a Matriz Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Comandaroba, entre outras. O visitante que estiver em Laranjeiras durante o período do circuito realizado na cidade não deve perder as apresentações dos diversos grupos folclóricos que participam dos atos religiosos.

Em São Cristóvão a programação começou na segunda-feira santa, 25.03, com a caminhada penitencial saindo da Igreja Matriz, com a imagem do Senhor dos Passos, no alto da favela, onde foi realizada a Santa Missa. Hoje, quarta-feira, às 16h, terá a missa dos Enfermos e Idosos, que receberão unção. Ainda na quarta, às 19h, haverá o Ofício das Trevas, na Igreja do Carmo. 

A quinta-feira santa ficará marcada pela Missa de Lava-pés, às 19h na Igreja da Matriz e logo em seguida a transladação do santíssimo sacramento que irá para a Igreja de Santa Isabel, onde ficará exposto até as 15h da sexta-feira santa, local onde também acontecerá o encontro para celebração da cruz. No sábado, acontecerá uma vigília pascal às 20h30 na Igreja da Matriz, onde 10 adultos serão batizados. Logo após a vigília, a procissão do Cristo Ressuscitado acontecerá pelas ruas da cidade. No domingo de páscoa, a programação se inicia às 6h, com uma caminhada de mulheres saindo da Igreja de Santa Isabel (Igreja do Orfanato), e às 7h, logo em seguida, outro grupo de mulheres sairá pelas ruas.

De acordo com o Padre Williams, responsável pela Semana Santa em São Cristóvão, essa caminhada das mulheres é importante. "Maria Madalena foi a primeira testemunha de Jesus ressuscitado, então é importante que aconteça essa caminhada de mulheres que representem isso", disse. Após a caminhada haverá uma missa com café da manhã para todos os fiéis.

Já a opção para quem quer curtir a Semana Santa com festas, as areias da Praia do Saco, em Estância (68Km de Aracaju), é o cenário para o' Luau do Largadinho', com a cantora Claudia Leitte. O evento será no dia 30, a partir das 16h e ainda terá a participação da dupla Simone e Simaria, Rojão Diferente e DJ Cello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário